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7 frutas que a grávida deve comer no Inverno, reforço imunitário?

7 frutas que a grávida deve comer no Inverno, reforço imunitário?

As preocupações relacionadas com o sistema imunitário e o seu reforço são comuns em todas as fases da vida, mas tornam-se particularmente relevantes durante a gravidez.

Conheça, como o Bebé a Bordo, 7 frutas que a grávida deve comer no Inverno para reforçar a imunidade.

O questionamento sobre a alimentação é muito comum na gravidez e, claro, os frutos não deixam de estar entre as principais perguntas das gestantes sobre a melhor forma de se alimentar nesta fase da vida. 

Seja para saberem se podem comer frutos secos ou para conhecer os 5 frutos vermelhos nutritivos e antioxidantes na gravidez, as gestantes costumam partir à procura dos melhores conhecimentos e soluções, para garantirem que, da fecundação e até à hora H, tudo corre como esperam.

Com a chegada do Inverno e do tempo frio, protegerem-se contra as doenças invernais – incluindo constipações (resfriados) e gripes – torna-se fundamental.

No processo de proteção contra as agressões externas, torna-se fundamental uma escolha pelos melhores aliados nutricionais, apostando nos que ajudam a reforçar a imunidade natural do organismo.

Os frutos são conhecidos como aliados no processo, sendo efetivamente muito importantes para que reforce o seu sistema imunológico. Saiba quais são os 7 frutos que deve realmente integrar na sua alimentação nesta fase do ano, principalmente se está grávida.

7 frutas que a grávida deve comer no Inverno, reforço imunitário?

1. Laranja

A laranja é a rainha dos frutos no que respeita à imunidade, estando repleta de vitaminas (incluindo vitamina C) e contendo propriedades antioxidantes, que combatem a oxidação das células e reforçam o sistema imunitário. 

Na gravidez, consumida com moderação, esta fruta ajuda ainda a hidratar a gestante e promove a fixação do cálcio no seu organismo, ao mesmo tempo que facilita ainda a absorção do ferro, combatendo a temível anemia gestacional.

As fibras presentes no fruto ajudam ainda no combate da obstipação, outro problema comum na gravidez.

7 frutas que a grávida deve comer no Inverno, reforço imunitário?

2. Limão

Muitas gestantes temem que o limão possa ser demasiado ácido, acentuando os problemas de azia que sentem.

Ainda assim, este fruto pode ser um grande aliado na promoção da imunidade contra as agressões externas do Inverno, já que são uma fonte importante de vitamina C e contêm, tal como a laranja, propriedades antioxidantes.

3. Kiwi

Rico em vitamina C e em minerais, o kiwi é um forte aliado da saúde humana e pode, também, ser um importante contributo para reforçar o sistema imunológico das gestantes.
Sendo riquíssimo em fibras, o kiwi pode ainda potenciar os movimentos intestinais, regulando o ciclo digestivo da gestante e evitando a obstipação na gravidez. (1)

4. Amêndoas

Trata-se de um fruto seco, mas é, sem dúvida, um alimento a integrar na alimentação da gestante, ou de qualquer outra pessoa que queira reforçar o seu sistema imunitário.
Ricas em vitamina B3 – niacina – e em vitamina E, as amêndoas fortalecem a imunidade e potenciam a melhoria do humor e o combate à ansiedade. (2)

5. Maracujá

A riqueza vitamínica do maracujá, assim como as suas propriedades, fazem deste fruto um aliado imparável das gestantes.
Este fruto contribui para o combate da hipertensão gestacional e da pré-eclâmpsia, é antioxidante, promove o desenvolvimento fetal, melhora a digestão da gestante e, claro, ajuda no combate às agressões do Inverno, sendo rico em alfa-caroteno e vitamina C.

6. Abacaxi

Também o ananás e o abacaxi apresentam benefícios no reforço imunitário.
Este alimento é rico em fibras e vitaminas e, além de evitar que gripes e constipações afetem a gestante, pode ainda prevenir a anemia e contribuir positivamente para o desenvolvimento do feto, nomeadamente no que respeita ao seu sistema ósseo e coronário.

O abacaxi é ainda uma fonte ácido fólico, uma vitamina que, como sabe, é fundamental durante a gestação.

7. Acerola

Por fim, a acerola (preferencialmente madura) deve também ser integrada na rotina alimentar de Inverno da gestante, já que se trata de uma importante fonte de vitamina C.
Algumas pesquisas têm relacionado este fruto com outros, igualmente fonte da vitamina, concluído que este traz benefícios mais positivos do que outros igualmente ricos no nutriente. (3)

Sabia que estas 7 frutas podem reforçar a sua imunidade na gravidez? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo quais são as suas estratégias pessoais para se manter saudável na estação fria.

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Escrito por Bebé a Bordo

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