in ,

A grávida pode comer sushi?

grávida pode comer sushi

O consumo de sushi é uma das questões mais frequentes das grávidas sobre a alimentação. Venha com o Bebé a Bordo descobrir se pode comer sushi na gravidez.

As dúvidas sobre a alimentação na gravidez são muito comuns e, entre estas, não faltam questões sobre a segurança no consumo dos cogumelos, do peixe e do marisco.

Principalmente considerando que o peixe e o marisco são questões comuns e que o medo de alimentos mal cozinhados – em parte devido à toxoplasmose  gera questionamento, é natural que a gestante questione também se pode ou não comer sushi.

Esta forma de alimentação japonesa virou tendência no mundo ocidental e existem muitas pessoas que apreciam esta iguaria.

A informação sobre a segurança do sushi na gravidez, no entanto, é vasta e algo contraditória, o que faz com que a maioria das gestantes tenha medo de comer este tipo de alimento.

Venha compreender se pode ou não comer sushi na gravidez.

grávida pode comer sushi

A problemática em torno do sushi na gravidez

O peixe cru e o marisco são, como sabemos, uma das caraterísticas mais conhecidas na criação do sushi.

Esta situação faz com que, ao comer este tipo de alimento, estejamos na presença de alimentos de origem animal que não foram cozinhados e que, como tal, podem carregar consigo vírus e bactérias indesejadas e nocivas para o organismo humano.

A temperatura utilizada quando se cozinha os alimentos é de máxima importância para que os parasitas sejam eliminados e os alimentos se tornem seguros para a gestante.

Assim, à partida, para garantirem a sua segurança e a do feto, as gestantes deverão evitar o consumo de sushi que contenha peixe ou marisco cru, atendo-se, dentro dos possíveis, às variantes vegetarianas. (1)

Evitar o sushi com peixe e marisco, no entanto, não significa que não possa, esporadicamente, consumir o alimento. Alguns estudos, incluindo uma pesquisa levada a cabo pela College of Family Physicians of Canada, concluiu que existem formas de minorar os riscos do sushi, congelando o peixe antes de o utilizar para que, neste processo, eventuais parasitas sejam eliminados. (2)

Cuidados a ter se quiser comer sushi na gravidez

Tal como referimos anteriormente, a política mais segura será evitar o sushi. Ainda assim, se optar por consumir este alimento, é importante que tenha alguns aspetos em atenção. Assim, recomendamos que:

– Escolha peixe fresco;
– Congele o peixe antes da preparação do sushi;
– Evite comer sushi em locais nos quais não possa estar segura da frescura do alimento;
– Evite os peixes que possam conter maiores índices de mercúrio;
– Consuma o sushi com moderação;
– Prefira as peças vegetarianas para evitar o peixe cru. (3)

Qual é a sua opinião sobre o consumo de sushi na gravidez? Arriscaria consumir este alimento japonês durante a gestação? Partilhe os seus pensamentos com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Comer cogumelos na gravidez: será seguro?

Libido na gravidez: o que esperar?

Libido na gravidez: o que esperar?