Gravidez e obstipação

Gravidez e obstipação

Prevenir a prisão de ventre na gravidez

Saiba como prevenir a prisão de ventre na gestação

A prisão de ventre é uma problemática bastante comum. São muitas as futuras mamãs – cerca de duas em cada três mulheres – que, durante a gestação, sentem o desconforto da obstipação.

Esta situação desagradável pode ser explicada devido às hormonas que correm livremente pelo corpo da mulher durante a gestação e também à pressão exercida pelo útero sobre o reto da gestante.

Embora o desconforto causado por esta situação possa prejudicar (e muito!) o bem-estar da mulher, este trata-se de uma situação normal e que não deve ser confundida com um problema clínico.

Se persistir e estiver a impedir o curso do dia da grávida, esta poderá e deverá, evidentemente, procurar o aconselhamento de um profissional de saúde.

Ainda assim, existem bastantes formas de prevenir a prisão de ventre na gestação.

Neste artigo iremos olhar para as melhores formas de evitar a prisão de ventre na gravidez, para que saiba o que deve (ou não) fazer para prevenir a incómoda sensação provocada pela obstipação.

1. Prisão de ventre durante a gravidez

As mulheres que sofrem de prisão de ventre na gravidez queixam-se, por norma, de variadas formas de desconforto. Desde as cólicas e das dores de barriga, passando pela sensação de enfartamento e até mesmo de hemorróidas.

A prisão de ventre manifesta-se, pois, de diversas formas: dificuldade em evacuar, sensação de bloqueio, necessidade de recorrer a medicação para conseguir ir à casa-de-banho, fezes rígidas ou em pequena quantidade ou total incapacidade de evacuar durante vários dias consecutivos.

Embora seja natural o aparecimento desta situação durante a gestação, a verdade é que o incómodo causado pela prisão de ventre na gravidez passa muitas vezes do simples estorvo à dolorida e penosa sensação de mau estar físico.

O intestino preso deve-se, pois, às alterações físicas e hormonais da mulher, podendo começar logo no início da gestação e atingindo um pico de agravamento por volta do segundo trimestre, no momento em que o peso do bebé começa a provocar uma maior pressão sobre o intestino.

Ao sentir esta pressão, é natural que os intestinos comecem a funcionar de forma mais lenta e que as idas à casa-de-banho se tornem mais penosas e menos frequentes.

Em alguns casos, é apenas após o nascimento do bebé que esta situação melhora.

2. Prevenir a prisão de ventre na gravidez

Embora seja inevitável a alteração física e hormonal que provocam a obstipação, pode integrar no seu quotidiano hábitos diversos que ajudam a prevenir a prisão de ventre na gravidez.

Estes hábitos serão a chave para garantir que o seu organismo funciona de forma correta, permitindo que viva a sua gestação sem complicações desnecessárias e sem sentir um constante desconforto.

A primeira ajuda que poderá ter no sentido de prevenir a prisão de ventre na gestação é a adoção de hábitos de vida e alimentação mais saudáveis.

Alimentos ricos em fibras, como as frutas e os legumes, poderão ser uma grande ajuda no momento de evitar a obstipação.

A par com uma alimentação enriquecida em fibra, será de suma importância que hidrate o seu corpo de forma persistente e contínua.

Beber, no mínimo, um litro e meio de água por dia poderá ajudar o seu intestino a funcionar melhor.

Grávida deve beber 12 copos de água por dia

Em alternativa, poderá seguir ambas as sugestões em simultâneo, criando o hábito de fazer sumos verdes e naturais.

O exercício físico irá também ajudá-lo a evitar prisão de ventre na gravidez.

natação na gravidez

hidroginástica para gestantes

Práticas como o ioga, a caminhada ou a hidroginástica serão fortes aliados contra o intestino preso.

O investimento num estilo de vida mais calma poderá ser outra ajuda fulcral para prevenir a prisão de ventre na gravidez, uma vez que o stress é outro dos fatores a contribuir para a obstipação.

A melhor forma de lidar com este desconforto será evitar prisão de ventre na gravidez antes mesmo de esta começar.

A criação de hábitos de vida mais calmos e saudáveis será ideal para garantir que o seu organismo se adapta à gestação mantendo um funcionamento tão bom quanto possível.

Sofreu de obstipação durante a sua gestação? Que truques encontrou para evitar prisão de ventre na gravidez?

Não deixe de partilhar connosco a sua experiência pessoal.

Ela poderá ser uma mais-valia para as restantes futuras mamãs.

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo