Muitas mamãs questionam-se sobre o uso de protetores solares em crianças durante os meses de Inverno. Venha descobrir se deve aplicar este tipo de filtro e quando deve fazê-lo, com o Bebé a Bordo.
Ainda que o Verão seja um período de maior exposição solar, sendo a altura na qual surge o maior questionamento sobre a melhor forma de fazer praia com crianças e os acessórios essenciais, o facto é que o Inverno não é um período em que a exposição solar deixe de se apresentar como uma temática importante.
De facto, da mesma forma que o protetor solar na gravidez é fundamental, a proteção solar infantil também o é. Ainda que muito se fale das potenciais substâncias perigosas destes produtos, a escolha de produtos adequados na sua farmácia online, assim como a aplicação correta dos mesmos, pode ser algo de muito benéfico para o seu filho, protegendo-o e garantindo que as agressões solares não causam dano na sua pele sensível.
Sabendo como a temática gera dúvidas, principalmente durante os meses mais frios, criámos este artigo, para lhe explicar quando deve aplicar um filtro solar ao seu filho.
Filtro solar e crianças: porque é importante
A partir dos 6 meses de idade, as entidades oficiais de saúde – incluindo, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – recomendam fortemente que seja aplicado um protetor solar às crianças, principalmente se estas forem estar diretamente expostas ao sol. (1)
O filtro solar recomendado pelos especialistas é o protetor físico, que cria uma camada de pomada sobre a pele, impedindo a ação direta dos raios solares sobre a mesma, ao agir como barreira. (2)
Os protetores físicos, contrariamente aos químicos, não constituem um risco para a criança, evitando as questões relacionadas com os agentes nocivos que estudos recentes reportaram.
Quando usar o filtro solar invernal na criança
A criança não deverá utilizar protetores solares entre o seu nascimento e os 6 meses de idade, mas a partir desta idade o uso de bloqueadores UV é importante para garantir a segurança da criança.
Mesmo no Inverno, a incidência dos raios solares pode ser danosa para a criança, sendo importante a colocação do protetor sempre que a criança vá estar na rua.
O creme solar deve ser aplicado sempre que a criança for estar exposta ao sol. Assim, se pretender fazer passeios ao ar-livre, deixar a criança brincar no jardim ou permitir que esta esteja na rua e em contacto com o sol, deve colocar o filtro, para que a emissão de raios UVA e UVB não impacte negativamente na pele das crianças que, como sabe, têm uma pele mais fina e sensível do que os adultos.
A escolha de um fator SPF igual ou superior a 30 é importante, sendo que, para as crianças, é usualmente recomendado que se utilize o fator SPF50 ou 50+. (3)
Costuma utilizar protetores solares no Inverno? E coloca estes protetores aos seus filhos durante a estação fria? Diga aos restantes leitores do Bebé a Bordo qual é a sua opinião sobre esta temática.
GIPHY App Key not set. Please check settings