Comer cogumelos na gravidez: será seguro?

 A alimentação na gravidez gera muitas dúvidas e questões. Algumas gestantes questionaram-nos se poderiam comer cogumelos. Se também tem esta dúvida, saiba a resposta com o Bebé a Bordo.

Desde o momento dos primeiros sintomas de gravidez e principalmente depois de o teste de farmácia dar positivo, as mulheres entram numa nova fase das suas vidas, onde várias questões novas passam a fazer parte do quotidiano.

A gestação é uma fase na qual tudo se questiona, desde o exercício físico, passando pela sexualidade e, claro, a alimentação.

Na alimentação, as mulheres grávidas procuram descobrir, principalmente, quais as melhores opções para integrar nas suas refeições e quais os ingredientes perigosos, a evitar.

Nesta descoberta, alimentos como os brócolos, o marisco ou os chás são frequentemente questionados.

Entre os ingredientes que parecem gerar algumas dúvidas às nossas leitoras encontram-se os cogumelos. Descubra, com este artigo, se é seguro comer cogumelos na gravidez.

A mulher grávida pode comer cogumelos?

Sim, a gestante pode comer cogumelos, sendo que estes são, na verdade, fortes aliados nutricionais.

Ao comer cogumelos, a gestante estará a garantir que o seu organismo recebe vitaminas (incluindo B e D), fibras, proteína, ferro e vários antioxidantes. Assim, o consumo deste ingrediente pode ser muito positivo para completar uma rotina alimentar saudável.

Ainda que o consumo de cogumelos seja positivo para a gestante, existem alguns cuidados a ter em consideração. (1)

Que cuidados ter no consumo de cogumelos na gravidez?

Para começar, antes de confeccionar os cogumelos, a gestante deverá ter o cuidado de lavar bem este ingrediente, já que é muito comum que existam vestígios de terra sobre a sua pele.

É importante que a gestante evite consumir este alimento cru, sendo este carcinogénico. Assim, a gestante deverá sempre cozinhar os cogumelos ou utilizar cogumelos desidratados. (2)

Por fim, é preciso garantir que os cogumelos em questão são efetivamente comestíveis, já que, como sabemos, existem espécies de cogumelos que são tóxicas para o ser humano.

Benefícios de comer cogumelos na gravidez

Com os devidos cuidados e um consumo moderado, a gestante poderá retirar vários benefícios do consumo de cogumelos. Entre estes, destacamos: (3)

– Aporte de vitaminas, incluindo vitaminas do complexo B e vitamina D;
– Prevenção da anemia gestacional;
– Ação antioxidante;
– Reforço do sistema imunitário;
– Fornecimento de energia e aporte proteico;
– Regulação do sistema digestivo;
– Prevenção da obstipação gestacional.

Comeu cogumelos durante a sua gravidez? Como se sentiu perante este consumo? Conte os seus receios e experiências às restantes mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo