7 frutas que a grávida deve comer no verão, come alguma?

Frutas que a grávida deve comer no verão, come alguma das sete frutas?

O verão é uma fase do ano particularmente fértil para a terra e, depois das maravilhosas flores primaveris, começam a surgir, nas árvores, os mais deliciosos frutos.

São muitas as delícias frutadas recomendadas à gestante ao longo de toda a gravidez mas, nesta altura, quando o calor começa a apertar, a nutrição e a hidratação da mamã tornam-se ainda mais importantes e existem, de facto, frutas que a grávida deve comer no verão para garantir os melhores benefícios da nutrição.

Hoje, propomos, por isso mesmo, uma visita ao mundo dos sabores docinhos das frutas veraneantes, para que saiba quais são as melhores opções para consumir durante a sua gestação.

Acompanhe-nos para saber quais as 7 melhores frutas que a grávida deve comer no verão.

Frutas que a grávida deve comer no verão

1. Frutas que a grávida deve comer no verão – Melancia

A melancia é a rainha das frutas de verão e costuma apelar aos sentidos de quem gosta dos sabores mais frescos e sumarentos.

A sua constituição é maioritariamente água (90% da composição), tornando-se uma opção fantástica para garantir a hidratação do corpo da gestante.

Esta percentagem de água faz também com que, apesar de doce e saborosa, esta fruta seja pouco calórica e, como tal, ideal para saciar a mamã sem fazer com que esta engorde mais do que o recomendado.

A hidratação, no entanto, não é único motivo pelo qual a melancia se apresenta como uma das frutas que a grávida deve comer no verão.

Esta é ainda uma fruta rica em vitaminas e minerais, que age sobre o organismo com uma função anti-oxidante e diurética, ajudando, por isso, a eliminar as toxinas do organismo.

2. Frutas que a grávida deve comer no verão – Ameixa

Outra das frutas que a grávida deve comer no verão é a ameixa. Esta fruta irá ajudar a mamã a controlar a sensação de calor e de sede, sendo também sumarenta a rica em água.

O seu sumo pode ser consumido sozinho ou a par com outras frutas e terá, ainda vantagens ao nível da regulação intestinal, tratando-se de uma fruta muito rica em fibras.

cacho de uvas

3. Frutas que a grávida deve comer no verão – Uvas

A tradição vinícola em Portugal faz com que as uvas sejam uma fruta muito cultivada.

Se, por um lado, é verdade que o vinho está fora de limites durante a gestação… a fruta que lhe dá origem não está e tem inúmeras vantagens para a futura mamã.

As uvas são ricas em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas C e do complexo B. Desta forma, além de ser suculento e hidratante, este fruto ajudará a regular a pressão arterial e a evitar a anemia gestacional.

cerejas fruta

4. Frutas que a grávida deve comer no verão – Cerejas

Um dos frutos mais amados da grande maioria das pessoas é a cereja… e esta é uma das frutas que a grávida deve comer no verão.

Sendo ricas em ferro, estas ajudarão a minorar o risco de anemia. Além disto, contam com várias vitaminas (C, B1, B2), com ácido cítrico e com cálcio.

Entre as vantagens do seu consumo está a melhoria das funções digestivas e da pressão sanguínea. No bebé, esta ajuda a garantir um desenvolvimento sadio.

melão em fundo branco

5. Frutas que a grávida deve comer no verão – Melão

É outro dos frutos veraneantes que não passam indiferentes. Tal como a melancia, o melão é 90% constituído por água, tendo funções hidratantes, refrescantes e diuréticas.

Este contém ácido fólico, contribuindo para o desenvolvimento do bebé e ajuda no reforço do sistema imunológico da mamã e do feto, devido à presença do aminoácido citrulina.

As fibras do melão, fazem deste uma das frutas que a grávida deve comer no verão, já que ajudam a regular todo o sistema gastrointestinal.

Morango

6. Frutas que a grávida deve comer no verão – Morango

Este fruto destaca-se pela sua versatilidade de utilizações: seja simples, numa salada, em fruta, batido ou semifrio, o morango sabe sempre a verão e convida as gestantes a gozar de diversos benefícios.

Esta fruta é rica em vitamina C e ácidos orgânicos, que ajudam na regulação do sistema digestivo e estimulam o apetite.

Uma vez que, no seu crescimento, existe um contacto direto com o solo, a gestante deve sempre lavar este fruto cautelosamente antes de o ingerir.

7. Frutas que a grávida deve comer no verão – Papaia

Outra das frutas que a grávida deve comer no verão é a papaia. Esta fruta é rica nas vitaminas C e A e é muito rica em água.

Entre as suas vantagens estão a promoção de um trânsito intestinal mais regular, o combate à obstipação e hemorroidas e também a hidratação da gestante.

Consumiu alguma destas frutas no verão? Qual era a sua favorita e porquê?

Não deixe de nos contar qual era o seu top 7 pessoal.

Poderá ser interessante ler também em:

10 alimentos ricos em ferro importantes durante a gravidez

Algumas fontes:
guiainfantil
vix
telegraph.co.uk
mom.girlstalkinsmack
saudemelhor
momjunction

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo