Muitas mamãs ficam com dúvidas entre comprarem o biberão do bebé em vidro ou em plástico. Venha com o Bebé a Bordo perceber as vantagens e desvantagens de cada um deles.
As dúvidas sobre a hora de mamar são muito frequentes, principalmente nos pais de primeira viagem. Da amamentação ao biberão, passando pela forma de reservar o leite materno ou de o aquecer, a questões somam-se.
De facto, quando o bebé deixa o peito da mãe ou quando o leite materno lhe é dado na sua ausência, o biberão surge como um elemento fundamental. Aqui, pode também encontrar 7 dicas para escolher um biberão para o bebé.
No mercado, como perceberá, existem biberões de materiais, capacidades e com formatos distintos. Usualmente de vidro ou plástico, estes variam entre os 50 ml e os 340 ml, podendo ser cilíndricos, triangulares ou ergonómicos, entre outros.
Hoje, focamos em particular a questão dos materiais usados na produção deste tipo de biberão, para que saiba se deve comprar o biberão em vidro ou em plástico. Venha conhecer os prós e contras de cada tipo com o Bebé a Bordo.
Biberões em vidro
Adequados a recém-nascidos, este tipo de biberão destaca-se pela sua facilidade de esterilização, mas apresentam vantagens e desvantagens inerentes. São elas:
As vantagens dos biberões em vidro
– Material resistente e durável,
– Higiénico (fácil de esterilizar e desinfetar),
– Podem ser lavados na máquina,
– Amigos do meio-ambiente.
As desvantagens dos biberões em vidro
– Frágil (risco de partir ou rachar),
– Mais pesado,
– Menos ergonómico.
Biberões em plástico
O biberão de plástico costuma destinar-se a bebés que conseguem, já, segurá-lo durante a mamada. Estes são mais leves e resistentes, não partindo com tanta facilidade. Ainda assim, como seria expectável, tem também prós e contras. São eles:
As vantagens dos biberões em plástico
– Material leve e mais resistente,
– Maior facilidade de uso pelo bebé,
– Promoção da autonomia da criança,
– Formas variadas e opções com pega.
As desvantagens dos biberões em plástico
– Tendência a ficar baço e riscado,
– Maior possibilidade de acumulação de bactérias,
– Possibilidade de absorção de odores na lavagem
– Alguns contêm Bisfenol A (BPA), uma substância prejudicial que é utilizada em muitos plásticos rígidos.
Já conhecia os benefícios e desvantagens destes dois tipos de biberão? Que biberão usa para amamentar o seu filho: vidro ou plástico? Partilhe as razões da sua escolha com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.
GIPHY App Key not set. Please check settings