in

Biberão em vidro ou plástico: prós e contras

Biberão em vidro ou plástico

Muitas mamãs ficam com dúvidas entre comprarem o biberão do bebé em vidro ou em plástico. Venha com o Bebé a Bordo perceber as vantagens e desvantagens de cada um deles.

As dúvidas sobre a hora de mamar são muito frequentes, principalmente nos pais de primeira viagem. Da amamentação ao biberão, passando pela forma de reservar o leite materno ou de o aquecer, a questões somam-se.

De facto, quando o bebé deixa o peito da mãe ou quando o leite materno lhe é dado na sua ausência, o biberão surge como um elemento fundamental. Aqui, pode também encontrar 7 dicas para escolher um biberão para o bebé.

No mercado, como perceberá, existem biberões de materiais, capacidades e com formatos distintos. Usualmente de vidro ou plástico, estes variam entre os 50 ml e os 340 ml, podendo ser cilíndricos, triangulares ou ergonómicos, entre outros.

Hoje, focamos em particular a questão dos materiais usados na produção deste tipo de biberão, para que saiba se deve comprar o biberão em vidro ou em plástico. Venha conhecer os prós e contras de cada tipo com o Bebé a Bordo.

Biberões em vidro

Adequados a recém-nascidos, este tipo de biberão destaca-se pela sua facilidade de esterilização, mas apresentam vantagens e desvantagens inerentes. São elas:

As vantagens dos biberões em vidro

– Material resistente e durável,
– Higiénico (fácil de esterilizar e desinfetar),
– Podem ser lavados na máquina,
– Amigos do meio-ambiente.

As desvantagens dos biberões em vidro

– Frágil (risco de partir ou rachar),
– Mais pesado,
– Menos ergonómico.

Biberões em plástico

O biberão de plástico costuma destinar-se a bebés que conseguem, já, segurá-lo durante a mamada. Estes são mais leves e resistentes, não partindo com tanta facilidade. Ainda assim, como seria expectável, tem também prós e contras. São eles:

As vantagens dos biberões em plástico 

– Material leve e mais resistente,
– Maior facilidade de uso pelo bebé,
– Promoção da autonomia da criança,
– Formas variadas e opções com pega.

As desvantagens dos biberões em plástico 

– Tendência a ficar baço e riscado,
– Maior possibilidade de acumulação de bactérias,
– Possibilidade de absorção de odores na lavagem
– Alguns contêm Bisfenol A (BPA), uma substância prejudicial que é utilizada em muitos plásticos rígidos.

Já conhecia os benefícios e desvantagens destes dois tipos de biberão? Que biberão usa para amamentar o seu filho: vidro ou plástico? Partilhe as razões da sua escolha com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

massagem perineal na gravidez

Quando devo fazer massagem perineal, é eficaz?