in

À mesa com a grávida

Mulher grávida e marido a preparar uma refeição na cozinha

Os segredos da dieta saudável

Está na hora de nos sentarmos à mesa com a futura mamã.

Conhecemos bem os seus anseios e estamos cientes da dualidade que povoa o seu centro.

Por um lado, feito cliché, continua a ouvir, principalmente das pessoas mais velhas “come filha, agora estás a comer por dois!”; por outro, a voz da atualidade, sempre voltada para o universo saudável da alimentação moderada e do exercício, a insistir “come bem e não muito!”.

Não queremos tomar partidos… mas esta é uma daquelas situações em que temos de o fazer. O segredo de uma alimentação saudável na gravidez não é, de todo, comer por dois… mas antes comer bem, de forma moderada e várias vezes ao dia.

Deve estar consciente de que o seu corpo está a gerar uma nova vida… e, para tal, ele necessita de energia.

A principal forma como essa energia é gerada acontece através da alimentação.

E nunca antes foi tão importante garantir uma dieta saudável.

Convidamo-la, por isso mesmo, a passar connosco este dia. Um dia voltado para os segredos de uma alimentação polifraccionada, regrada e saudável, que garantirá o seu bem-estar e a saúde do seu bebé.

banner dieta saudável na gravidez

1. O pequeno-almoço da gestante

Bom dia! O sol já nasceu e o dia começa. Esperamos que tenha tido uma excelente noite de descanso.

Enquanto descansava, no entanto, lembre que o seu corpo esteve ativamente a desempenhar um conjunto alargado de atividades (respiração, funcionamento dos órgãos internos, promoção do desenvolvimento do feto).

Gastou energia e precisa de a repor para garantir que continua a funcionar na perfeição.

Não coma à pressa! Isso irá, provavelmente, intensificar a sensação de enjoo. Tome o seu tempo a preparar a refeição e a desfrutar dela.

Nesta refeição, é importante a ingestão de proteínas, hidratos de carbono, fibras e vitaminas.

Os seus maiores aliados para uma dieta saudável serão, por isso, os cereais e sementes, as frutas, o pão e os ovos.

Pode optar por fazer, por exemplo, uma torrada de pão integral com manteiga de amendoim, com um sumo natural de laranja e uma pequena taça de avelãs ou amêndoas.

Em alternativa, um ovo mexido (usando pouco azeite ou manteiga na frigideira) com pão integral e uma taça de morangos, seria também uma opção deliciosamente saudável.

Ambas as sugestões são calóricas o suficiente para restaurar a energia do seu organismo e saudáveis, para que comece o seu dia alimentar da melhor forma.

Mulher grávida e marido a preparar uma refeição saudável na cozinha

2. O almoço da gestante

A vida não é monocromática e o seu prato também não deve sê-lo! Principalmente se a nutrição não for a área na qual se sente mais confortável, o mais importante será simplificar e seguir a regra do prato colorido (não vale fazer batota e almoçar M&M’s!).

Garantir que a sua alimentação é diversificada facilita, em muito, a tarefa de garantir que o seu bebé receberá todos os nutrientes fundamentais. Um prato colorido será o melhor indicador dessa diversidade.

Para um almoço equilibrado e rico, o seu prato deve ter hidratos de carbono, proteínas vegetais, proteínas animais (se for vegetariana haverá formas de substituir esta fração), fibras e vitaminas.

Poderá fazer as mais diversas combinações.

Propomos, para o menu de hoje, massa cozida com ervilhas, legumes e carne picada de aves, acompanhado com um sumo de multifrutas natural.

Para a sobremesa, poderá optar por uma peça de fruta ou por uma taça de gelatina.

Em alternativa, poderá escolher arroz integral com salmão cozido (fonte importantíssima de ómega-3), com cenoura e brócolos cozidos.

Acompanhe com água e termine com uma laranja ou toranja à sobremesa. Duas opções deliciosas e saudáveis.

A laranja é um fruto rico em vitamina C

3. O jantar da gestante

Boa noite! Chegou a hora do jantar. Vamos continuar a nossa dieta saudável, mamãs? Lembre-se de que a gestação é um período particularmente exigente para o seu corpo e que necessita de o alimentar bem!

Nesta refeição, sugerimos que procure hidratos de carbono (como o arroz integral ou a mandioca cozida), acompanhando com proteínas vegetais (feijão ou grão), vegetais cozidos ou saladas, proteínas do peixe ou da carne e as vitaminas presentes nas frutas.

As combinações de sabor são infinitas.

A nossa sugestão? Um bacalhau com grão, batata e couve cozida, acompanhado por água (vamos evitar a laranja à noite, uma vez que a vitamina C pode provocar-lhe insónias) e terminando com uma maçã assada no forno.

Uma opção deliciosa e que integrará uma dieta saudável.

4. Os lanches essenciais

Como referimos, uma alimentação polifraccionada é de máxima importância para a futura mamã e, por isso mesmo, não nos sentaremos consigo à mesa apenas para três refeições.

A estas, acrescem três outras: o lanche da manhã, o lanche da tarde e a ceia.

O lanche da manhã, embora muito importante, não pedirá nada de muito calórico! Opte por uma peça de fruta, uma barra de cereais, um iogurte ou uma pequena taça de frutos secos.

Da parte da tarde, como estará mais tempo sem se alimentar, poderá beber um sumo de fruta ou um batido, acompanhando com uma sandes integral de queijo ou com (pouco) doce.

Por fim, à noite, deve optar por alimentos leves e de fácil digestão: um copo de leite magro ou um iogurte com uma torrada de pão integral será uma excelente opção!

5. Dicas adicionais para uma dieta saudável

Lembre-se de que existem alimentos que deve evitar!

Da sua dieta saudável não poderão fazer parte – pelo menos de forma frequente – alimentos demasiadamente processados, encruados, ricos em cafeína ou teína ou com demasiados açúcares e gorduras.

O segredo de uma dieta saudável está na moderação e no equilíbrio. Faça várias refeições por dia e procure colorir o prato.

Isto irá promover uma melhor saúde para si e para o feto, reforçando o sistema imunológico de ambos e aumentando a vossa qualidade de vida.

Como foi a sua alimentação na gravidez? Não deixe de partilhar os truques e receitas que a levaram a comer de forma saudável e deliciosa durante a gestação!

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

10 melhores frutas na gravides

10 frutas essenciais na gravidez, quais são?

Mulher grávida com uma panela na mão a preparar uma refeição

A mamã chef