A gestação: 2ª semana

A gestação: 2ª semana

Gravidez 2 semanas

A gestação: Segunda semana

Como vimos em “A gestação: 1ªsemana”, o começo da gravidez é marcado pelo facto de que, na realidade, a gravidez ainda não se concretizou.

Para explicarmos tudo o que acontece na 2ª semana de gestação, iremos seguir a anterior lógica, partiremos do pressuposto de que a primeira semana de gravidez teve o seu começo na data do começo da última menstruação da mulher, que ocorrera a 29 de Janeiro.

Sendo a 1ª semana de gestação a que vai entre os dias 29 de Janeiro e 4 de Fevereiro.

1. Gestação: 2ª semana – as datas

A 2ª semana de gestação tem o seu início, para esta mulher, portanto, no dia 5 de Fevereiro, indo até ao dia 11 do mesmo mês.

Também neste período a mulher não se encontra efetivamente grávida.

O facto de não existir, até então, uma gravidez efetiva, tratando-se esta semana de um período convencionado, faz com que não exista, também, qualquer sintomática associada à gestação.

2. Gestação 2ª semana: explanando

Assumindo que a mulher que nos serve de exemplo conta com um ciclo menstrual regular, de 28 dias, a sua ovulação irá ocorrer por volta do 14º dia após o começo do mesmo.

Assim, no caso apresentado, a mulher iria ovular pelo dia 11 de Fevereiro, o que corresponde ao final desta 2ª semana de gestação.

Nesta fase, portanto, a mulher ainda não estará efetivamente grávida… mas é o momento chave para que o fique, uma vez que se aproxima o momento em que é mais provável que uma relação sexual desprotegida possa gerar uma gravidez.

Claro que, num caso em que a mulher tenha um ciclo mais breve, a ovulação poderá ser mais cedo e a fecundação ocorrer previamente.

Mesmo nesta situação, no entanto, é muito improvável que a mulher saiba dessa gravidez, uma vez que a fecundação não tem qualquer sintomática perceptível.

Aproximamo-nos, assim, do momento em que a história começa a largar os contornos do seu prefácio para se tornar mais concreta.

Avançamos para a gestação na 3ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo