Afonso
Origem e Significado: De origem visigótica, combinando as palavras “adal” (nobre) e “funs” (apto). Significa guerreiro preparado para o combate. É amável e cordial, capaz de assumir as suas responsabilidades e levá-las a cabo.
António
Origem e Significado: Do latim “antonius” que significa florescente. É divertido e atento aos outros, com um carácter sonhador, amante da arte e da cultura.
Abílio
Origem e Significado: Da palavra latina águia, significa aquele que não guarda rancor, competente.
Adelino
Origem e Significado: De origem germânica, com raiz em “Athal-win”, e significa aquele que é de nobre estirpe. Procura os desafios mas não gosta de arriscar. É distante e observador.
Adolfo
Origem e Significado: Do germânico “adal”, estirpe nobre, e “ulf” lobo, referindo o animal sagrado da mitologia que simbolizava o guerreiro, daí o seu significado de nobre guerreiro, arrojado.
Adriano
Origem e Significado: De origem latina, na sua etimologia popular significa aquele que é escuro, moreno. Era usado para referir o habitante da Ádria, uma cidade e um porto do Mar Adriático. É activo e decidido, e não suporta ser enganado.
Albano
Origem e Significado: De origem latina, significa branco como a aurora, alvo. Busca constantemente a perfeição, sendo exigente consigo mesmo. É sensível e afável e, por isso, é também muito popular e querido pelos seus amigos.
Alberto
Origem e Significado: Do germânico “Athalberth”, significa aquele que brilha pela sua nobreza. Designa alguém que se destaca pela nobreza e sinceridade no seu relacionamento com os outros.
Alfredo
Origem e Significado: Da palavra germânica “Athal-frid”, que significa pacificador nobre. É uma pessoa de pensamento firme, um lutador perante qualquer adversidade.
Álvaro
Origem e Significado: Da palavra germânica “Adalvar”, que significa precavido, sábio, nobre guerreiro. Designa uma pessoa emotiva, com uma grande capacidade de expressão e capaz de se adaptar às circunstâncias com facilidade.
Alexandre
Origem e Significado: Do grego “alexein” (proteger) e “andros” (homem), significa protector ou defensor do Homem. É uma pessoa generosa, que possui uma grande capacidade de lutar, conseguindo tudo aquilo a que se propõe.
Amândio
Origem e Significado: De origem latina, significa amante e designa uma pessoa muito comunicativa, que adora estar rodeado de amigos.
Américo
Origem e Significado: Do germânico, significa poderoso no trabalho e indica uma pessoa que gosta de controlar tudo, guiar.
Amílcar
Origem e Significado: De origem fenícia, significa aquele que é amigo do deus Melkar, o que manda na cidade. Sociável e comunicativo, é um verdadeiro diplomata em qualquer situação. No dia-a-dia é capaz de desenvolver diversas actividades ao mesmo tempo.
André
Origem e Significado: Do grego “andréas”, que significa viril, valoroso. É constante nos seus objectivos e relaciona-se socialmente com facilidade.
Aníbal
Origem e Significado: Do fenício ou cartaginês “Hanan-Baal”, significa graça, favor de Baal, um deus púnico. É uma pessoa reservada, com dificuldade em expressar as suas emoções.
Armindo
Origem e Significado: Variante de Armando. Do alemío ‘Harimann’, significa homem audaz, herói do exército. Inquieto e voluntarioso, gosta de se sentir rodeado pelos seus. Detesta a mentira e é muito fiel nas suas relações.
Arnaldo
Origem e Significado: De origem germânica, significa águia que reina. Designa uma pessoa de carácter forte e respeitada, mas pouco sociável.
Artur
Origem e Significado: De origem celta, significa grande urso. É diplomático, complacente e minucioso, de trato amável.
Augusto
Origem e Significado: De origem latina, significa aquele que é venerado. Não deixa ninguém indiferente pela alegria e optimismo que é capaz de transmitir.
Armando
Origem e Significado: Do alemío ‘Harimann’, significa homem audaz, herói do exército. Gosta de ser acarinhado pelos seus. Detesta a mentira e é amável e sincero.
Aurélio
Origem e Significado: De origem etrusca, significa áureo, como o sol, dourado. Designa alguém sincero, intuitivo, curioso e que possui muita força de vontade.

B

Bernardo
Origem e Significado: De origem germânica, significa urso corajoso. Está sempre pronto a colocar-se ao serviço de quem necessita. Interessa-se pelos temas ecológicos.
Bruno
Origem e Significado: Neste nome coincidem várias etimologias: do germânico “brun”, que significa de pele escura, queimada e do latim “brunus” que significa moreno. É uma pessoa observadora e de ideias sólidas, que procura sempre ver o melhor dos outros.
Belmiro
Origem e Significado: De origem germânica, significa notável, famoso. É determinado e sabe o que quer da vida. Aprecia a rotina, que lhe dá a segurança necessária para se lançar em novos projectos.
Benjamim
Origem e Significado: Do hebraico “Benyamin”, significa o filho da mão direita ou da felicidade, isto é, o filho predilecto. Possui elevados valores éticos, é responsável e preocupado com aqueles que o rodeiam.

C

Caetano
Origem e Significado: Do latim ‘Caietanus’, designa os naturais de Caieta (Itália). É simpático e amável. Procura a harmonia em todas as coisas e a sua grande paixão é a arte.
Caio
Origem e Significado: Deriva do latim ‘Caius’, que significa feliz, alegre, contente. Muito criativo e dinâmico, não olha às dificuldades na hora de concretizar os seus sonhos. É um sedutor.
Carlos
Origem e Significado: Do germânico “Karl”, ou seja, homem forte, viril. Do latim “Carolus”, significa homem. Possui capacidade de liderança e iniciativa de grupo. Gosta da sua rotina e não se adapta à mudança com facilidade.
César
Origem e Significado: Deriva de “Caesar”, nome de uma importante família romana. “Caesaris”, na origem etimológica, significa cabeleira abundante. É imprevisível e com grande coragem, oferecendo sempre o melhor de si mesmo nas suas relações.
Cândido
Origem e Significado: De origem latina, significa imaculado, puro, alvo. É generoso por natureza e incansável no trabalho, capaz de decisões radicais.
Cláudio
Origem e Significado: Do latim “Claudius”, significa coxo, manco. É muito sociável, tem grandes dotes comunicativos e um gosto estético muito apurado, amiúde expressando os seus sentimentos através da arte.
Constantino
Origem e Significado: De origem latina, significa firme, perseverante, constante. Combativo e audaz, é generoso para os mais íntimos. Sonhador e extravagante, marca quem o conhece.
Cristiano
Origem e Significado: Do latim “Chritiânus/Christus”, significa cristão. Generoso, optimista e alegre, mantém uma relação muito estreita com aqueles a quem quer bem.
Cristóvão
Origem e Significado: Este nome tem duas origens, do latim “Christophanu” e do grego “Khristophoros”, indica uma pessoa desconcertante e por vezes distante, que tem um enorme desejo de aprender sempre, com novos conhecimentos, lugares e culturas.
Custódio
Origem e Significado: De origem latina, significa anjo da guarda, protector. Solidário e compreensivo com os demais, é fiel e sempre disponível no amor.

D

Duarte
Origem e Significado: Do germânico “Ead” (rico) e “Weard” (guardião) resultando dessa conjugação o português Eduarte. Após perder o “E” transformou-se também em nome de família. Significa guardião das riquezas.
Daniel
Origem e Significado: Do hebraico “Danyyel”. É uma pessoa reservada, que procura a paz interior através da arte, uma das suas grandes paixões.
David
Origem e Significado: Do hebraico “Dawid”, significa amigo, amado, querido. Com grande capacidade de observação, as suas opiniões são reconhecidas e valorizadas no seu círculo de amigos.
Dinis
Origem e Significado: Do grego “Dionysios”, significa filho de Deus. Gosta de se divertir e de ser o centro das atenções.
Diogo
Origem e Significado: Do latim “Didacus”, significa instruído. Muito cioso da sua liberdade, tem grande aptidão para os negócios e é capaz de ligações duradouras e amistosas.

E

Eduardo
Origem e Significado: Do latim “Eduardus” e do germânico “Ead” (rico) e “weard” (guardião) , convergindo no nome Eadweard. Significa guardião das riquezas.
Edgar
Origem e Significado: Variante inglesa de Eduardo, que significa guardião ou a lança que protege a riqueza.
Edmundo
Origem e Significado: Do anglo-saxónico ‘Ead-Mund’, significa guardião da vitória. É uma pessoa séria, responsável e cautelosa. Adora o ar livre, a natureza e o desporto.
Emanuel
Origem e Significado: De origem hebraica, significa Deus connosco. Tranquilo, simples e sem grandes aspirações na vida, deseja apenas ser feliz.
Ernesto
Origem e Significado: De origem céltica, significa grande no combate. Possui um carácter difícil e não aceita bem as críticas, pois acha que tem sempre razão.
Eugénio
Origem e Significado: Do grego “Eugénius”, significa bem-nascido. Culto e sincero, sofre grandes desilusões por causa do seu idealismo. Gosta de trabalhar, mas sente-se desconfortável com as grandes multidões.
Eusébio
Origem e Significado: De origem grega, significa bem-falante. É amável, atencioso e anseia por aventura. Os que o rodeiam não lhe regateiam apoios e oportunidades que ele sabe aproveitar.

F

Fábio
Origem e Significado: Do latim “fava”, significa aquele que cultiva favas. É curioso por natureza e não teme a mudança e a inovação. Dá muita importância à família e aos amigos, de quem procura a aprovação.
Fernando
Origem e Significado: Do germânico, significa inteligente e ousado. De personalidade amável e optimista, é um entusiasta da natureza.
Filipe
Origem e Significado: Do grego, significa o amigo dos cavalos. Excêntrico e meaningal, desperta a curiosidade onde quer que vá. Quem o conhece sabe que tem ali um amigo para toda a vida.
Francisco
Origem e Significado: Do latim, significa aquele que é oriundo de França. É tenaz e possui grande força de vontade que aplica a realizar todos os seus objectivos, por mais inverosímeis que sejam.
Frederico
Origem e Significado: De origem céltica, significa príncipe da paz. É simpático, sensível e generoso e os seus valores giram em torno da honestidade, da ética e do trabalho. Tem uma grande capacidade física.

G

Gabriel
Origem e Significado: Do hebraico, significa força de Deus. É criativo, inquieto e muito atento ao que se passa à sua volta. Procura estabilidade nos seus relacionamentos e adora aprender e saber coisas novas.
Gaspar
Origem e Significado: De origem persa, significa o guardião dos bens. Sincero e bom carácter, sabe escutar e falar com os outros, por isso é muito querido, tanto por amigos como por conhecidos que o procuram em busca de apoio e conselho.
Gil
Origem e Significado: Variante de Gilberto. É tímido e preza a sua intimidade acima de tudo, dedicando muito tempo à meditação e à reflexão sobre a sua vida e as decisões que tem de tomar.
Gilberto
Origem e Significado: De origem germânica, significa bom arqueiro. É tímido, mas por vezes mostra-se rebelde e brusco nas suas atitudes. Preza a sua intimidade, chegando a ser um solitário. Gosta de música e de ler.
Gonçalo
Origem e Significado: De origem germânica, significa preparado para a luta. É um líder nato, evidenciando uma grande amabilidade e simpatia. A sua lucidez mental e capacidade de raciocínio fazem-no brilhar.
Guilherme
Origem e Significado: De origem teutónica, significa protector. É uma pessoa generosa e extravagante, com um carácter muito positivo, que dá muita importância à família e aos amigos.
Gustavo
Origem e Significado: De origem sueca, significa bastío de combate. A sua vida gira em torno da família e dos amigos, que sío uma parte essencial da sua vida. É muito sensível às injustiças de que é testemunha, mostrando-se um aguerrido defensor dos direitos humanos.

H

Hélder
Origem e Significado: De origem eslava, significa radioso, claro, puro. Tem uma capacidade inata para enfrentar e vencer os seus desafios. Por vezes, pode parecer distante, mas na verdade é apenas um pouco inseguro.
Hélio
Origem e Significado: De origem grega, significa sol, rei da luz, brilhante. É um nome mitológico, que simboliza força e brilho social.
Henrique
Origem e Significado: De origem latina, significa jovial, festivo, alegre. Caracteriza-se pelo optimismo e alegria constantes.
Hugo
Origem e Significado: Do germânico, significa inteligência clara, espírito, razío. Activo, curioso e inovador, gosta de transformar continuamente a sua vida.
Humberto
Origem e Significado: De origem germânica, significa urso grande e brilhante. É uma pessoa muito popular pela sua extrema generosidade e facilidade de expressío. Possui um apurado sentido do dramático.

I

Igor
Origem e Significado: Do russo, significa exército avançado, defensor. Sincero e compreensivo para com os outros, tem uma mente privilegiada, organizada e criativa, que o ajuda a solucionar todo o tipo de imprevistos.
Inácio
Origem e Significado: De origem celtibera, significa portador do fogo, fogoso, ardente. Teme defraudar aqueles que confiam em si. Tem uma grande força de vontade que, aliada à sua capacidade intelectual, o ajudará a atingir o sucesso.
Isaías
Origem e Significado: Como a maioria dos nomes de origem hebraica, tem um significado exclusivamente religioso e significa Deus salva.
Ismael
Origem e Significado: De origem hebraica. É muito afectuoso, chegando a incomodar algumas pessoas que nío entendem a sua maneira de ser. É sonhador e indeciso, o que pode dificultar o seu dia-a-dia.
Ivan
Origem e Significado: Variação russa de João, que é de origem hebraica. Assume as suas responsabilidades para ajudar a família ao máximo. É prudente e imaginativo, e sente uma grande admiração por tudo que se relacione com a arte.
Ivo
Origem e Significado: Do anglo-saxónico, significa filho do arco, activo, vigilante. Designa uma pessoa enérgica e lutadora incansável pelos seus ideais.

J

Jacinto
Origem e Significado: Do grego ‘Hyakinthos’, significa flor. Atento, amável e carinhoso, caracteriza-se por uma grande beleza, não só física, mas sobretudo interior. É curioso e adora a natureza.
Jaime
Origem e Significado: Do hebraico, deriva de Jacob, e significa o segundo gémeo. Assume um compromisso com a justiça e a honra, despertando respeito naqueles que o conhecem. Esconde os seus sentimentos devido à insegurança e aos medos.
João
Origem e Significado: De origem hebraica, designa uma pessoa prudente e reservada, com grande engenho e inteligência. A sua opinião é importante para a família e os amigos, que o admiram e valorizam.
Joaquim
Origem e Significado: De origem hebraica, designa uma pessoa ágil e empreendedora, com facilidade para se adaptar à mudança. Tem uma intuiçío muito desenvolvida e uma tendência acentuada para o pessimismo.
Joel
Origem e Significado: De origem hebraica, possui uma natureza emotiva e protectora. Preza a amizade e a vida em família. Gosta de sentir admirado.
Jorge
Origem e Significado: Do grego, significa camponês. Dá muita atenção ao mundo e aos que o rodeiam. Tem uma grande capacidade para amar e desfrutar da vida. É prudente mas não deixa de aproveitar as oportunidades que surgem.
José
Origem e Significado: De origem hebraica, é uma pessoa independente nas suas relações com os demais, embora valorize muito o seu ambiente familiar e social. Procura a perfeição em tudo o que faz e pode sentir-se incompreendido no trabalho.
Júlio
Origem e Significado: De origem latina, significa jovem. É carinhoso e amável, deixando-se influenciar pelos outros. Analisa tudo o que lhe acontece de forma a conhecer-se a si próprio melhor. Destaca-se pelo seu espírito criativo e capacidade de trabalho.

L

Leandro
Origem e Significado: De origem grega, significa homem com a força e valentia do leão. Jovial e divertido, é considerado um bom amigo.
Leonardo
Origem e Significado: Do alemão, significa forte como um leão. É prudente, não deixando nada ao acaso, estudando as situações para não ter surpresas. Gosta de desporto e da competição já que possui um carácter ambicioso.
Leopoldo
Origem e Significado: De origem germânica, significa povo audaz. É uma pessoa sincera, na qual se pode confiar. Inquieto e com um grande desejo de conhecimento, pode ver-se envolvido em aventuras e situações desconhecidas.
Lino
Origem e Significado: Do grego, significa linho. É cordial e muito leal aos amigos, mostrando-se sempre disponível para os que o procuram. Sabe tomar as decisões mais acertadas para os problemas que surgem.
Lourenço
Origem e Significado: Do latim, variante de Laurêncio, significa coroado de louros. Possui um carácter forte e dotes comunicativos muito desenvolvidos. É muito perseverante pelo que normalmente consegue atingir os objectivos a que se propõe.
Lucas
Origem e Significado: Do grego, significa iluminado. É uma pessoa orgulhosa, prudente e com grande carisma. O seu magnetismo pessoal desperta a admiração de uns e a inveja de outros, sendo muito popular.
Lúcio
Origem e Significado: De origem latina, significa luz. É tranquilo e paciente, desfrutando da vida familiar com prazer. Tem muita confiança em si mesmo.
Luís
Origem e Significado: Do germânico, significa amado. É uma pessoa muito positiva, que enfrenta a vida com optimismo e uma alegria inata. É muito generoso e amável.
Luciano
Origem e Significado: Forma derivada de Lúcio. É tranquilo e paciente, dando muita importância aos afectos. Vale a pena tê-lo como amigo. Gosta que apreciem as suas ideias.

M

Manuel
Origem e Significado: Do hebraico, deriva de Emanuel. É muito unido à família e aos amigos. Sabe destacar-se sem se impor, estruturando o seu pensamento com facilidade. É metódico, ordenado e dono de um carácter forte.
Marcelo
Origem e Significado: Do latim, diminutivo de Marcos, significa o que procede de Marte. Marte era o deus da guerra na mitologia romana. Demonstra força de vontade e tenacidade perante as dificuldades, não deixando de ser amável e atento para com os outros.
Marco
Origem e Significado: De origem latina, significa o servidor de Marte. Marte era o deus da guerra na mitologia romana. Tem carácter nobre forte mas expressa-se com suavidade e simpatia.
Marcos
Origem e Significado: De origem latina, significa o servidor de Marte. Marte era o deus da guerra na mitologia romana. Tem carácter nobre forte mas expressa-se com suavidade e simpatia.
Mário
Origem e Significado: De origem germânica, significa grande homem. É sincero e apaixonado nas suas relações com os demais. É muito cioso da sua liberdade e idealista, mas não deixa de ser prudente em todos os aspectos da sua vida.
Martim
Origem e Significado: De origem latina, significa homem belicoso, guerreiro. É autodisciplinado, mas é capaz, ao mesmo tempo, de se deixar dominar pela impaciência, podendo chegar a perder as estribeiras se não consegue aquilo que quer.
Mateus
Origem e Significado: De origem hebraica, significa dom de Deus. É apreciado no seu círculo de amigos pela sua franqueza e generosidade. Rege-se por uma moral férrea em todos os aspectos da sua vida.
Maurício
Origem e Significado: Derivado da palavra latina ‘Maurus’ e significa que tem pele morena, que é mouro. A sua felicidade gira em torno da família e dos amigos mais chegados. Não é muito sociável mas é encantador para os mais próximos.
Mauro
Origem e Significado: Do latim ‘Maurus’ e significa aquele que tem pele morena, escura. É alegre, amável e confiante nas suas relações com os demais. Busca a perfeição no trabalho sentindo alguma frustração quando não é capaz de a atingir.
Miguel
Origem e Significado: Do hebraico, designa uma pessoa engenhosa, inovadora, mas também modesta. Gosta de ter alguns momentos de solidão, não sendo muito sociável. Possui um gosto refinado e tem um grande sentido da beleza e da elegância.
Márcio
Origem e Significado: De origem latina, significa consagrado a Marte, marcial, guerreiro. Tem carácter nobre e forte mas expressa-se com suavidade e simpatia.

N

Narciso
Origem e Significado: De origem grega, significa aquele que provoca o sono. Alegre, divertido e simpático. É um planeador nato, não deixando nada ao acaso.Tem o dom da comunicação e estofo de líder.
Nélson
Origem e Significado: De origem céltica, significa o filho de Neil, isto é, o filho de um campeão. Nome de um famoso general inglês, Lord Nelson, que venceu Napoleão em diversas batalhas.
Nicolau
Origem e Significado: Do grego, significa vitorioso no seu povo. É paciente, sabe escutar os outros e mostra-se sempre disponível para os que necessitam de acompanhamento. A prudência é a sua virtude mais forte, pois nunca dá um passo sem reflectir primeiro se é o mais certo.
Norberto
Origem e Significado: Do alemão ‘Norberaht’ significa famoso homem do Norte. É muito dependente das suas relações com os outros pois necessita de se sentir apoiado. A aprovação dos seus actos é muito importante já que ajuda a controlar a insegurança.
Nuno
Origem e Significado: Do latim ‘nonus’, que significa o nono filho. Também deriva do italiano ‘nonno’, que significa avô. Trabalhador e inteligente, não vira as costas aos problemas ou dificuldades da vida. Nunca recusa ajudar os que precisam.

O

Octávio
Origem e Significado: Do latim, significa o oitavo filho. Tem um sentido de humor especial e o seu optimismo e alegria natural contagiam todos os que o rodeiam. Muito emotivo, sente-se mal quando não está de boas relações com alguém.
Olavo
Origem e Significado: Do eslavo antigo ‘Oleifr’, que significa legado ancestral ou herança dos antepassados.
Orlando
Origem e Significado: De origem germânica, significa espada do país. É eclético nos seus relacionamentos. Apesar de frequentes mudanças de humor, sabe conquistar a confiança dos outros através da sua sensibilidade e cortesia.
Oscar
Origem e Significado: Do germânico, significa flecha dos deuses, guerreiro divino. Necessita de se sentir acompanhado e por isso é muito sociável. Possui uma capacidade inventiva deveras surpreendente.
Osvaldo
Origem e Significado: Do germânico ‘Ost-wald’, significa povo que brilha. Dinâmico, amável e compreensivo, é dono de um sentido de humor característico. O seu empenho em tudo o que faz contribui para que evolua com facilidade no trabalho.
Pascoal
Origem e Significado: Do latim, designa aquele que nasceu na Páscoa. Adora o contacto com a natureza. É honesto e prefere estar em família.
Patrício
Origem e Significado: Do latim, significa nobre. É capaz de estabelecer laços duradouros com os amigos e procura a admiração e o apoio da família. Possui grande capacidade intelectual, obtendo sucesso nos estudos e no trabalho.
Paulino
Origem e Significado: Derivaçío de Paulo. De origem latina, significa pequeno, débil. Voluntarioso e alegre, gosta de sentir útil aos outros e dedica-se inteiramente à família.
Paulo
Origem e Significado: Do latim, significa pequeno, humilde. É muito bem visto entre os seus já que está sempre disponível quando estes necessitam da sua ajuda. A sua vontade férrea e inteligência levam-no a obter tudo o que deseja.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 4