10 frutas essenciais na gravidez, quais são?

Dez frutas essenciais na gravidez, dicas para uma gestação doce e frutada

Hoje, vamos apresentá-la a um dos alimentos mais importantes durante a gestação.

Repleto de sabor, este alimento constituirá um momento de agrado palatal e irá dar-lhe uma sensação de bem-estar.

Além disto, será uma fonte de água, de nutrientes, de fibras e de vitaminas essenciais à sua gestação.

Falamos, é claro, das frutas!

Embora existam diversas frutas à disposição, é importante conhecê-las e saber fazer uma escolha sábia do que levamos até ao nosso prato.

Sempre rico e nutritivo, este grupo alimentar permitirá que tenha uma dieta mais variada e que inclua, na sua alimentação, sabores distintos e com diferentes benefícios.

Saber quais são as frutas essenciais na gravidez ajudará a que mantenha uma dieta saudável e deliciosa, para que se sinta saudável e saciada.

Neste artigo apresentaremos, por isso, o nosso top 10 das frutas indicadas na gravidez, para que avance sem medos para a ingestão daquelas que são melhores para si e para o seu bebé.

1. Fruta que nunca mais acaba

Uma das maravilhas do nosso mundo é a diversidade. Ela existe nas pessoas, nos territórios, nos animais e também nas plantas. Não é de espantar, por isso, que existam tantas frutas disponíveis.

Onde há diversidade, no entanto, existe a escolha. E, com esta última, surge a dúvida: quais serão os melhores? Quais os mais saudáveis? Iremos, por isso, apresentar as 10 frutas essenciais na gravidez.

10 melhores frutas na gravides

1.1. A melancia na gravidez

A melancia é uma fruta muito peculiar. Constituída maioritariamente por água (cerca de 90%), este alimento apresenta ainda uma riqueza única no que respeita a vitaminas e sais minerais.

Além de hidratar o corpo, esta atua como um antioxidante natural e tem uma ação diurética. Tudo isto faz com que o corpo da gestante fique limpo de toxinas e se mantenha hidratado.

O facto de ser maioritariamente feita de água torna, ainda, este alimento muito pouco calórico. Tudo isto faz com que esta seja uma das frutas essenciais na gravidez.

A laranja é um fruto rico em vitamina C

1.2. A laranja na gravidez

Se o seu pensamento ao ler “laranja” foi “os benefícios da vitamina C”, tem toda a razão!

A laranja é um fruto riquíssimo nesta vitamina e as gestantes irão beneficiar disto, em particular, devido à capacidade que a vitamina tem para facilitar a absorção do ferro, nutriente essencial e que, muitas vezes, não existe em quantidade suficiente no nosso corpo.

Além da vitamina C, no entanto, esta fruta é indicada na gravidez devido à presença de minerais e fibras.

mirtilo

1.3. O mirtilo na gravidez

O mirtilo é um fruto que só há alguns anos começou a entrar de forma mais visível na nossa alimentação. Ainda assim, esta é uma das melhores frutas na gravidez!

O Mirtilo possui um valor nutritivo indiscutível; é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro.

Conhecido como o rei dos antioxidantes, está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como espinafres e brócolos.

Uma vez que durante a gestação aparecem muitas vezes infeções urinárias torna-se um bom aliado pois alivia sintomas deste tipo de  infeções.

fruta kiwi

1.4. O kiwi na gravidez

Na lista das frutas essenciais na gravidez não podia faltar o kiwi. Além de ser rico em vitamina C, este tem um teor de fibras elevadíssimo. Será um dos seus maiores aliados no momento de prevenir e tratar a prisão de ventre, evitando que sofra consequências como as hemorróidas gestacionais.

Morango

1.5. O morango na gravidez

Igualmente rico em fibras e vitamina C, o morango tem, ainda, a capacidade de estimular o sistema imunitário da gestante. Além disto, na sua composição, está presente o ácido fólico, essencial para as mulheres grávidas, principalmente durante os primeiros meses de gestação.

É um alimento saudável, pouco calórico e delicioso que, por tudo isto, merece um lugar no top 10 das frutas essenciais na gravidez.

cerejas fruta

Ver próximas 5 frutas essenciais na gravidez >>>

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo