A gestação é uma época feliz para a mulher, mas também é uma fase de questionamento e onde é necessário ter uma atenção particular ao corpo e à saúde. Saiba, como Bebé a Bordo, o que é a massagem perineal, quando deve fazê-la e qual a sua eficácia.
As sensações de plenitude e concretização fazem parte da gravidez, mas se formos honestos sabemos que não podemos, também, esquecer o lado menos positivo que vem com o período gestacional.
Alterações do corpo e hormonais são frequentes nesta fase da vida e, muitas vezes, são responsáveis pela criação de sensações relacionadas com desconforto físico, a vários níveis.
Entre as principais queixas das gestantes encontramos situações como a obstipação gestacional, a pele seca, a insónia, as dores nas costas, ou a má circulação e decorrente retenção de líquidos.
Além disso, a aproximação da hora h pode provocar alguma ansiedade, principalmente quando tantas mulheres temem não vir a ter um parto normal ou ter rompimentos neste momento.
Venha saber o que é a massagem perineal e como pode ajudar.
O que é a massagem perineal?
A massagem do períneo ou massagem perineal é, como o nome indica, uma massagem realizada na região íntima feminina, com particular atenção ao períneo: a zona que se localiza entre a vagina e o ânus.
A massagem perineal visa o fortalecimento destes músculos e serve para que a gestante consiga uma pele mais maleável e flexível, uma maior lubrificação da região íntima, uma maior elasticidade e força muscular. Este tipo de massagem pode ainda contribuir para o aumento do prazer durante as relações sexuais.
Recomendada por obstetras, esta massagem pode ser realizada em casa e será importante para facilitar o parto e evitar lacerações ou rompimentos durante o mesmo.
A massagem perineal é eficaz?
O estímulo da região do períneo, numa massagem suave e delicada, recorrendo a óleos específicos para o efeito, pode contribuir amplamente para a hidratação da pele na região, a melhor da circulação nesta área e o aumento da força e elasticidade dos músculos perineais.
Nesta medida, a massagem pode realmente contribuir para um parto mais harmonioso e reduzir de um modo significativo a probabilidade de que a futura mãe tenha complicações durante um parto normal ou tenha uma laceração no períneo durante o mesmo.
No pós-parto esta massagem também pode ser útil, principalmente em caso de episiotomia (incisão no períneo). Neste caso servirá para ajudar na dissolução dos pontos de fibrose e para a manutenção da elasticidade depois de ter levado pontos.
Já conhecia a massagem perineal? Realizou esta massagem durante a gravidez ou depois do parto? Partilhe a sua experiência com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.
GIPHY App Key not set. Please check settings