Grávida pode tomar xarope para tosse?

Grávida pode tomar xarope para tosse❓

Muitas gestantes sentem-se incomodadas com a tosse. Este mal, relativamente comum, é ainda mais usual durante a gravidez e levanta muitas questões sobre as formas como pode ser atenuada, já que nem toda a medicação é segura durante este período. Sabe se a grávida pode tomar xarope para a tosse?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

A automedicação é perigosa durante a gestação.

Ainda que a grávida conheça um medicamento e tenha obtido bons resultados com este antes da gestação, não é, de forma alguma, recomendado às mulheres que avancem para a toma de fármacos sem, primeiramente, contactarem um especialista de saúde.

Um bom exemplo do que acabamos de dizer é o ibuprofeno, princípio ativo que quase todas tomamos com relativa regularidade e que, durante a gravidez, é altamente desaconselhado.

No caso da tosse, a mesma questão se põe.

Sabemos que, noutras fases da vida, é com relativa naturalidade que compramos um xarope para resolver o problema.

Mas a questão nasce com a gravidez: será que a grávida pode tomar xarope para a tosse com a mesma despreocupação?

Esta é uma pergunta comum, promovida pelo facto de que, durante a gravidez, se torna ainda mais comum que uma mulher tenha tosse.

Embora esta não seja, por norma, prejudicial para o feto (que pode sentir os movimentos causados pela tosse da mãe, mas se encontra protegido no seu ventre, não sendo ferido pelos mesmos), a verdade é que a tosse se pode tornar altamente incómoda para a gestante.

Se quer saber se a grávida pode tomar xarope para amenizar o desconforto causado pela tosse, este artigo é mesmo para si!

Grávida pode tomar xarope para tosse

1. A tosse na gravidez

A tosse na gravidez é bastante comum, sendo mais frequente do que a usualmente causada pelas pequenas constipações invernais.

Na gestação, os episódios de tosse podem ser causados pelas alterações hormonais (como o aumento dos índices de estrogénio no organismo) que levam à dilatação das mucosas; pela menor eficácia do próprio sistema imunitário da mulher (que poderá ter o mesmo debilitado e estar mais suscetível a constipar-se ou ficar engripada); e também pela tendência das gestantes sofrerem de refluxo.

A tosse na gestação pode, como noutras fases da vida, ser seca ou com expectoração, sendo mais comuns os episódios de tosse seca.

Esta tosse pode, ainda, estar relacionada com irritações, alergias, doenças como rinite ou asma ou ser causada por hábitos (ou anteriores hábitos) da gestante como, por exemplo, o tabagismo.

2. Grávida pode tomar xarope para a tosse?

Independentemente da causa da tosse, a verdade é que esta causa desconforto na mulher e pode, inclusivamente, promover outras situações (igualmente desconfortáveis) como insónias, falta de ar ou mesmo incontinência urinária.

Se, para algumas mulheres, esta tosse é passageira e acaba por desaparecer sem qualquer tratamento, para outras, a sua ação continuada é razão mais do que justificada para procurarem alternativas e medicamentos que as ajudem a superar o desconforto.

Por norma, a grávida pode tomar xarope para a tosse, não havendo estudos que indiquem que estes possam ter efeitos adversos para a gestação.

Ainda assim, sob nenhuma circunstância, a escolha deste fármaco deve ser feita sem a consulta prévia de um especialista.

A consulta médica é, aqui, recomendada por dois motivos distintos.

Em primeiro lugar, a tosse persistente pode ser sintoma de alguma condição física particular e que necessite de ser diagnosticada e tratada de uma forma particular.

Em segundo, apenas o médico conhecerá o seu histórico clínico e saberá dizer com exatidão quais os xaropes para a tosse que a grávida pode tomar e quais devem ser evitados.

Em suma: a gestante deve recordar que não existe nenhum medicamento completamente seguro e evitar, a todo o custo, a automedicação; deixando que seja o médico a dizer se a grávida pode tomar xarope e qual deve tomar.

3. Algumas dicas para combater a tosse

Embora a consulta do médico seja imprescindível no que respeita à toma de xaropes para a tosse, a verdade é que existem algumas medidas que a gestante pode implementar na sua rotina para minorar o desconforto causado pela tosse no seu quotidiano.

Assim, será importante que a grávida ingira muita água, mantendo-se hidratada e ajudando na dissolução das secreções; que evite o contacto com produtos que possam ter uma ação irritante nas vias respiratórias (como pós, detergentes e até alguns produtos de cosmética) e que tente manter a cabeça elevada (optando, por exemplo, por almofadas mais altas).

Desta forma, a futura mamã conseguirá amenizar o desconforto causado pela tosse na gravidez.

Teve tosse durante a sua gestação? Conseguiu resolvê-la sem fármacos? Qual foi a opinião do seu médico sobre esta questão? Não deixe de nos dizer se, na sua opinião, a grávida pode tomar xarope para a tosse.

Algumas fontes: babycenter  madeformums  livestrong  tuasaude  guiadagravida

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo