Hypnobirthing o que é e quais os seus benefícios

O parto é um momento que, usualmente, gera muitas questões na gestante e na própria ciência, que continua a explorar novas formas de trazer os bebés ao mundo, minorando as complicações potenciais e a dor da parturiente. Venha com o Bebé a Bordo conhecer o hypnobirthing e os seus benefícios.

Desde o momento dos primeiros sintomas de gravidez e até ao nascimento do bebé, existe um longo percurso que, trimestre a trimestre acarreta questões e problemáticas distintas.

A ansiedade da gestante, no entanto, costuma adensar à medida que passa o tempo, já que a hora H é um dos instantes mais aguardados mas também mais assustadores para as futuras mamãs. Questionar a presença do pai na sala de partos, o que levar na mala de maternidade ou a melhor forma de se preparar para o parto são, nesta fase, algumas das questões comuns.

Hoje em dia, além disto, existem vários tipos de parto. Além do parto normal ou cesariana, opções como o parto dentro de água ou o hypnobirthing começam a tornar-se mais comuns.

Se o conceito de hypnobirthing é novo para si, cruzou-se com o artigo ideal! Venha saber o que é e quais os seus benefícios.

Hypnobirthing

O que é hypnobirthing?

O hypnobirthing é uma filosofia de parto que aplica técnicas de meditação na sua concretização, tentando transformar este momento numa experiência tão positiva, pacífica e responsável quanto possível. (1)

Focados no bem-estar psicológico da parturiente, do seu companheiro e do recém-nascido, este método pode ser aplicado em qualquer local, independentemente de o parto acontecer num hospital ou em casa.

As técnicas do hypnobirthing baseiam-se na hipnoterapia e ajudam o corpo feminino a libertar endorfinas durante a hora H, contribuindo para criar uma sensação de relaxamento, bem-estar e calma que motiva um parto menos doloroso e com menor probabilidade de gerar complicações. (2)

O hypnobirthing resulta de um estudo e aprendizagem prévia ao parto, estando incluídos no processo os conhecimentos sobre técnicas respiratórias, práticas meditativas, e formas de relaxamento.

Os benefícios do hypnobirthing

Os estudos sobre o hypnobirthing têm apontado alguns benefícios na introdução das técnicas da hipnoterapia nos nascimentos. (3)
Entre os principais benefícios, destacamos os seguintes:

– Redução da probabilidade de complicações durante o parto;
– Maior suavidade na hora do parto;
– Sensação de maior calma e tranquilidade durante a hora H;
– Relatos de melhor experiência por parte da mãe e pai durante o parto;
– Redução da sensação de dor durante o parto.

Alguma vez tinha ouvido falar do hypnobirthing? Qual é a sua opinião sobre esta técnica? Partilhe a sua opinião com as futuras mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo