Acupuntura na gravidez: alivia os enjoos?

A acupuntura na gravidez tem sido bastante associada ao alívio de enjoos que usualmente marcam a gestação. Venha com o Bebé a Bordo saber se esta técnica terapêutica efetivamente alivia os enjoos.

Quando se fala em gravidez, o pensamento facilmente cai sobre o que se pode ou não fazer durante este período da vida.

Muitas gestantes questionam-se, por exemplo, sobre a prática de pilates ou sobre a sexualidade na gravidez ou colocam em questão terapias holísticas, como o shiatsu na gravidez.

Uma das terapias que também é frequentemente questionada é a acupuntura, já que várias pesquisas têm associado esta prática com o alívio dos enjoos matinais que tanto incomodam a gestante durante este período da sua vida.

Ainda que a prática seja apontada como segura, desde que realizada por profissionais especializados e cientes das necessidades da gestante, a verdade é que ainda existem muitas questões sobre a realização da acupuntura na gestação e o seu papel no alívio dos enjoos. Saiba mais sobre esta temática.

Acupuntura na gravidez: alivia os enjoos?

Acupuntura e alívio dos enjoos: verdade ou mito?

Uma vez que, ao longo da gestação, muitos medicamentos são de uso proibido para as mulheres grávidas, as futuras mamãs encontram, por norma, fortes aliados nas terapias alternativas que possam ajudar na redução das dores e desconfortos comuns na gravidez. (1)

A acupuntura surge, aqui, como uma forte aliada, já que é uma alternativa segura para a mulher e para o feto que, nos estudos realizados, demonstra resultados bastante positivos no alívio de vários sintomas que afetam a mulher grávida.

Os enjoos e o vómito são dois dos sintomas que frequentemente reduzem com a prática da acupuntura, estando a terapia associada a uma maior sensação de bem-estar, que beneficia a mãe e o bebé.

Para melhorar os enjoos, esta prática é recomendada na fase de maior incidência dos mesmos, durante os primeiros meses de gestação.
Além de aliviar estes sintomas, a acupuntura será ainda eficaz no alívio da azia na gravidez. (2)

Acupuntura ajuda a encurtar o tempo de trabalho de parto

Como funciona a acupuntura para a gestante?

A acupuntura é uma técnica terapêutica baseada na inserção de agulhas finas em determinadas regiões corporais, com vista a estimular as terminações nervosas e promover o reequilíbrio energético.
O seu uso no tratamento de enjoos e outras etiologias tem sido comprovado por vários estudos. (3)

Pertinente para as gestantes, no entanto, quando realizada durante a gestação, a forma de gestão da terapia poderá ser algo diferente, já que algumas regiões do corpo grávido não deverão receber as agulhas. Entre as regiões do corpo a evitar encontram-se o abdómen e a pélvis. Pontos que possam promover contrações do útero serão, também, evitadas.

Vale a pena salientar que é de máxima importância que esta terapia seja realizada por um profissional especializado e que conheça as dinâmicas da prática durante a gravidez.

Sabia que a acupuntura na gravidez podia aliviar os enjoos? Qual é a sua opinião sobre esta forma de terapia? Partilhe-a com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo