in

Estarei a perder líquido amniótico? Como saber

perder líquido amniótico

Ao longo da gestação, várias preocupações e questões podem surgir e, entre as mais frequentes, encontram-se as relacionadas com a eventual perda de líquido amniótico. Venha descobrir com o Bebé a Bordo como pode perceber se está efetivamente a perder líquido amniótico.

Ao longo da gestação, as dúvidas de uma mulher podem ser diversas, sendo que as próprias alterações do corpo, incluindo ao nível hormonaldo ritmo cardíaco, do humor ou do sono motivam um questionamento distinto ao longo dos trimestres de gestação.

Quando a gestante chega ao terceiro trimestre de gravidez e a hora H se aproxima a passos largos, é comum que exista alguma perda de líquido amniótico, principalmente quando passa algum tempo deitada.

Ainda assim, em muitos casos, ainda que a gestante tenha esta perceção, a realidade é distinta. No final da gestação, a própria pressão que o bebé exerce sobre a bexiga da gestante gera perdas de urina involuntárias, que podem dar-lhe a sensação errónea de que esteja a perder líquido amniótico, sem que o esteja.

Uma vez que a efetiva perda de líquido amniótico pode indiciar uma rutura da bolsa de águas, é importante que saiba como avaliar de está, efetivamente, a perder este líquido.
Venha saber como perceber a diferença.

Perda de líquido amniótico: como identificar

A maioria das vezes que uma mulher desconfia que está a perder líquido amniótico, esta está, simplesmente, a perder urina. Identificar o problema efetivo que está a decorrer é algo que pode ser feito em casa, seguindo alguns passos.

Para saber se é urina ou líquido amniótico, recomendamos que esvazie completamente a sua bexiga e trate da sua higiene, colocando um penso absorvente e realizando, depois, alguma atividade física, como sentar-se, levantar-se e caminhar. Ao final de meia hora, deverá analisar o penso. Se a tonalidade do líquido for amarela e com aroma, trata-se de urina. Se, por outro lado, for inodora e transparente, poderá ser líquido amniótico.

Poderá também perceber se é líquido amniótico caso a perda seja contínua ou se a contração dos seus músculos pélvicos não impedir o fluxo. (1)

Independentemente de ser ou não perda de líquido amniótico, caso tenha esta suspeita é recomendável que contacte o seu médico.

Outros sinais de que está a perder líquido

Algumas mulheres que estão a perder líquido amniótico apresentam também sintomas como: (2)

– Ritmo cardíaco acelerado,
– Febre,
– Perdas vaginais de tonalidade acastanhada ou esverdeada,
– Sensação de ventre mais mole,
– Perda de peso.

Procedimentos clínicos para confirmar a perda de líquido amniótico

Para garantir que não se trata de uma rutura do saco das águas ou de uma membrana, o melhor é sempre recorrer a especialistas de ginecologia e obstetrícia.

Por norma, a identificação do problema é feita através de uma ecografia, sendo que, mediante a época da gestação em que ocorra a perda, serão determinadas soluções distintas sobre a forma de prolongar a gestação, garantindo a saúde do feto e da gestante.

A perda de líquido amniótico desde fases iniciais ou intermédias da gravidez pode ser um motivador de uma gravidez de risco, exigindo à gestante que tenha um maior cuidado, ingira muitos líquidos e se mantenha atenta aos movimentos do bebé, devendo contactar o médico caso note que os mesmos diminuem. (3)

A consulta de um especialista é fundamental, caso desconfie que está a perder líquido amniótico. Gostou deste artigo do Bebé a Bordo? Então, partilhe-o com uma amiga que pode ter as mesmas dúvidas!

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

5 lugares perfeitos para um piquenique com crianças. Um deles vai surpreendê-la

5 lugares perfeitos para um piquenique com crianças. Um deles vai surpreendê-la

Receita de piza vegetariana de tomate cherry e cogumelos saudável para crianças

Receita de piza vegetariana de tomate cherry e cogumelos saudável para crianças