in

Acupuntura: ajuda o bebé a dar a volta?

Acupuntura: ajuda o bebé a dar a volta?

“Dar a volta” é o que se diz do bebé que adota a posição correta para o momento do parto. Embora tal aconteça, por norma, de forma natural, alguma ajuda no processo poderá ser recomendada. Venha com o Bebé a Bordo saber como a acupuntura pode ajudar o bebé a dar a volta.

Ao longo de toda a gestação, a preocupação da mulher grávida é garantir a completa segurança do seu bebé.

No aproximar da semana 30 de gestação, momento no qual, usualmente, o bebé dá a volta, esta passa a ser uma das preocupações da gestante, já que é muito importante que o feto adote a posição correta para o nascimento.

Quando dá a volta, o bebé fica com a cabeça encaixada na região do cérvix da gestante, voltado para baixo, sendo esta a posição ideal para que a hora H decorra de forma mais tranquila e sem problemas.

Ainda que o desejável seja que este processo faça isto de forma natural, a verdade é que isto nem sempre acontece. A gestante pode, ainda assim, mediante consulta do médico para garantir toda a segurança, iniciar um procedimento que promova a mudança de posição do bebé, ajudando-o a dar a volta.

Muitos estudos têm apontado o papel da acupuntura neste processo. Saiba mais sobre esta temática.

Acupuntura na gravidez: alivia os enjoos?

A acupuntura na gravidez

Várias terapias naturais e holísticas são adotadas pelas gestantes como forma de substituição de métodos clínicos ou farmacológicos desaconselhados nesta fase da vida.

Assim, não é incomum que ouçamos falar de Shiatsu na gravidez ou do papel incrível que a acupuntura pode ter para melhorar os enjoos ou melhorar a experiência do parto, no que respeita ao tempo e às dores.

Esta última prática, ancestral e de origem chinesa, tem, no entanto, ainda uma outra vantagem: a forma como pode ser utilizada para ajudar o bebé a dar a volta, preparando-o para o momento do parto.

Além da acupuntura, o exercício físico – como, por exemplo, a natação – pode também auxiliar o movimento do bebé para a posição correta. (1)

Como é feita a acupuntura na gravidez para o bebé dar a volta

Durante a gestação existem pontos proibidos. A barriga, por exemplo, é um local a evitar e no qual não se podem espetar agulhas. Neste sentido, os especialistas costumam fazer um diagnóstico inicial sobre os pontos a puncturar, já que estes variam consoante a paciente.

Os pontos de estimulação são distintos e a prática é realizada com cuidado, usualmente sob o aconselhamento de obstetras e após a gestante ter recebido destes o aval para avançar com o procedimento.

Algumas situações, como o tamanho do feto ou a insuficiência de líquido amniótico podem ser impeditivos para a realização deste procedimento. (2)

A técnica utilizada para ajudar o bebé a dar a volta é usualmente a “moxa”, na qual os meridianos de energia são trabalhados segundo os princípios da medicina tradicional chinesa. (3)

Já experimentou acupuntura? Recorreu a esta terapia natural durante a gravidez? Conte tudo aos restantes seguidores do Bebé a Bordo.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Filipa Perdigão

Nasceu em Torres Vedras (Portugal), Licenciada em Ciências Farmacêuticas pelo ISCSEM desde 2008, em 2021 é atribuída a cédula profissional de Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pela ACSS (Lisboa). Terapias Manuais como Shiatsu, Reflexologia e Drenagem Linfática Manual.
Blog -
Facebook -
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Acupuntura na gravidez: alivia os enjoos?

Acupuntura na gravidez: alivia os enjoos?

mercúrio em gestantes de Aveiro

Estudo deteta mercúrio em gestantes de Aveiro