Gravidez trimestre a trimestre

Gravidez trimestre a trimestre, do teste positivo até ao parto

Está grávida! Acabou de descobrir pelo resultado do teste.

Há um sorriso a aflorar-lhe o rosto.

Ainda mal o sabe e, de alguma forma, é como se nunca tivesse sabido outra coisa. O momento chegou.

Você é mãe! Parabéns!

Quando fazer o teste de gravidez

Já vives-te este momento❓bem-vinda a bordo ⚓️Ler artigo goo.gl/bj2Gyr ✅

Posted by bebé a bordo on Tuesday, 20 December 2016

São muitas as dúvidas e as questões que surgem do nada e prevalecem.

São muitas as vozes e os conselhos que aparecem em seu redor.


Numa era de informação, notará que nem sempre é fácil distinguir os mitos e as verdades.

Muitas pesquisas irão acender mais medos do que acautelar-lhe os receios. Mas não tema!

Está a entrar agora na maior aventura da sua vida e, durante 40 semanas, a aventura será o local onde poderá conhecer as maiores maravilhas do mundo.

Neste artigo, procuraremos ajudar a responder às suas questões, apresentando muito do que pode esperar durante os próximos nove meses.

Acompanhe-nos nesta jornada pela gestação trimestre a trimestre.

Estados da gravidez, semana a semana, mês a mês, trimestre a trimestre

1. Gravidez trimestre a trimestre – O primeiro trimestre

Bem-vinda ao início da aventura. O período faltou. Fez o teste. Ele deu positivo. Parabéns! Estamos no ponto de partida desta viagem pela gravidez trimestre a trimestre.

Talvez já sinta os primeiros sintomas: um sangramento leve, um ligeiro inchaço abdominal, cansaço ou variações de humor poderão agora entrar na sua rotina.

E estamos apenas nas primeiras semanas depois da fecundação.

A seguir a estes, sintomas como o aumento do peito e do mamilo irão anunciar-se, aliados a uma sensibilidade mais premente e constate.


Entre a semana 6 e a semana 12 da sua gestação, é também comum que sinta os famosos “enjoos matinais”… e é natural que não os sinta apenas de manhã!

Irá habituar-se, também, nesta fase, às corridas sistemáticas até à casa-de-banho, sendo comum que a futura mamã sinta uma frequente vontade de urinar.

Além disto, os primeiros desejos alimentares poderão surgir, sendo comum que a grávida mostre uma intensa vontade de ingerir determinados alimentos e uma profunda repulsa por outros.

Esta repulsa vem, muitas vezes, associada à intolerância a alguns aromas.

Esta primeira fase de gravidez é a altura da descoberta. A par com a sintomática, virá o desejo de começar a fazer o quartinho e o enxoval do seu filho.

Ainda assim, provavelmente não o fará. O receio de perder o bebé será maior durante este trimestre do que em qualquer um dos que se seguem.

A maioria dos abortos espontâneos acontece, pois, até à 12ª semana de gravidez.

Não se assuste! Há-de correr tudo bem! Para o garantir, deve iniciar, é claro, o seu aconselhamento pré-natal tão cedo quanto possível.

Ninguém irá explicar-lhe melhor a gestação trimestre a trimestre do que o seu médico! Procure o seu aconselhamento e deixe que este avalie as suas necessidades.

Suplementos de ferro, ácido fólico, cálcio ou vitaminas poderão passar, neste momento, a fazer parte da sua rotina alimentar.

Siga cada conselho com rigor. Isto irá garantir a sua saúde e a saúde do seu bebé.

2. Gravidez trimestre a trimestre – O segundo trimestre

Menino ou menina? Até agora ainda não sabia.

É nesta segunda etapa da gestação trimestre a trimestre que encontrará a resposta. O sexo do bebé será desvendado através das ecografias, por volta da 18ª semana de gestação.

A par com a novidade, virá a mudança. O seu corpo começará a ter alterações mais visíveis. Notará já o crescimento da barriga e o aumento de peso.

Nesta fase, algumas mulheres notam o aparecimento de estrias, bem como de manchas na pele. Todos estes efeitos serão menos permanentes se mantiver um cuidado diário de hidratação e proteção solar.

Ao acompanhar a gestação trimestre a trimestre, notará que é nesta segunda fase que o feto se formará até tomar a forma de bebé. Os órgãos serão desenvolvidos, dando-se a sua maturação.

Durante este período, o bebé começa a ouvir e a mover-se. Pela semana 20, sentirá os primeiros movimentos, como se fosse um bater de asas de libélula dentro da sua barriga.

Não estando tão cansada e não sofrendo, já, os males dos enjoos, esta será a fase ideal para aproveitar o que a gravidez tem de melhor.

É o momento perfeito para preparar o quarto do menino ou da menina com todo o seu amor materno.

3. Gravidez trimestre a trimestre – O terceiro trimestre

Chegamos à terceira fase desta história onde se acompanha a gravidez trimestre a trimestre.

A alegria irá intensificar-se com a aproximação da data do parto.

Mas, além da alegria, também os anseios e o desconforto se acentuam.

Por esta altura, a gestante aumentou bastante o seu volume corporal e o seu peso, aumento que se dá devido ao crescimento do feto.

Isto irá interferir com o seu sono, dificultando o conforto na hora de encontrar as melhores posições para dormir.

Poderá sentir, pela mesma razão dores nas costas e dificuldade em andar direita, sendo ainda comum que sinta uma ligeira falta de ar devido à pressão abdominal.

Pensar no parto poderá deixá-la, também, mais nervosa.

Quererá planear um parto normal ou cesariana, definir os analgésicos que irá receber e decidir, em casal, se o pai estará presente na sala de partos.

Apesar de todas as questões e ansiedades, é importante que tente manter-se calma, uma vez que, nesta fase, o seu nervosismo passa já para o bebé podendo gerar situações indesejadas como a rutura da bolsa ou o parto prematuro.

Por esta altura poderá sentir algumas contrações, antes mesmo de se iniciar o trabalho de parto.

O seu médico fará, durante este trimestre, um acompanhamento mais regular, para garantir que o seu filho nasce forte e saudável.

Gestação trimestre a trimestre

Termina, por fim, a jornada pela gravidez trimestre a trimestre.

Termina com uma palavra: parto!

Uma horinha curta, é o que se pode desejar a estas mamãs!

Em breve terá o seu filho nos braços. É o fim de uma etapa da doce aventura que é ser mãe. A aventura continua… e durará, agora, até ao final da sua vida.

Como viveu os trimestres da sua gravidez?

Não deixe de nos contar tudo sobre a forma como experienciou a sua gestação trimestre a trimestre.

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo