in ,

Como fazer sopa de legumes cremosa saudável para crianças

Como fazer sopa de legumes cremosa saudável para crianças

A introdução dos legumes na alimentação das crianças é importante e, com as melhores texturas, conseguir que o seu filho aceite estes ingredientes pode tornar-se mais simples. Saiba como fazer sopa de legumes cremosa saudável para crianças.

A sopa é um dos pratos mais importantes para as crianças, já que oferece uma grande diversidade de vitaminas e minerais fundamentais para o seu organismo e que ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo e físico.

Facilitadora da diversificação alimentar do bebé, a sopa tem ainda o benefício de integrar opções tão diversas como o creme de brócolos, a canja de peixe ou a sopa de ervilhas com fiambre, o que permite que se apresentem diferentes sabores e texturas às crianças.

Hoje, apresentamos uma sopa de legumes que se destaca pela sua textura cremosa e que pode adaptar aos seus gostos e ao gosto dos seus filhos. Conheça a nossa receita de sopa de legumes cremosa saudável para crianças.

Diversidade: a chave da alimentação saudável

O organismo humano, para funcionar corretamente, deve receber todos os nutrientes fundamentais. Esta é a razão pela qual, ao longo da vida e particularmente na infância, se torna tão importante garantir uma maior diversidade alimentar no momento de planear as refeições.

O creme de legumes é uma excelente forma de introduzir inúmeros ingredientes saudáveis na rotina alimentar e, para que esta sopa possa ser tão saudável quanto possível, utilizar vários ingredientes distintos pode ser a chave.

Na receita que seguidamente lhe propomos incluímos legumes como a cenoura, a couve, o chuchu, a courgette, o alho-francês, os espinafres e a batata-doce. Ainda assim, na sua versão poderá introduzir outros de que o seu filho goste mais ou remover algum que não lhe agrade tanto.

Como fazer sopa de legumes cremosa saudável para crianças

Receita de sopa de legumes cremoso saudável para crianças

A nossa receita de sopa de legumes destaca-se fortemente pela textura cremosa, garantida pela riqueza dos ingredientes e pelo leite que acrescentamos à receita, ajudando a fornecer a sua componente aveludada.

Ingredientes

– 1 cenoura pequena 
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– 1 chávena (xícara) de espinafres
– ½ talo de alho-francês
– 1 batata-doce
– ½ courgette
– 1 chuchu
– 1 litro de leite meio-gordo (ou bebida vegetal)
– sal q.b.
– azeite q.b.
– salsa (opcional, para decorar)

Preparação

Descasque e corte todos os legumes e reserve.

Ao lume, coloque um tacho com um fio de azeite e faça um refogado utilizando o alho, a cebola e o alho-francês. Quando alourarem, junte o leite e o sal, mexendo.
Adicione os restantes legumes e deixe cozer, com o cuidado de baixar o lume para que a mistura não verta com a fervura do leite.

Assim que todos os ingredientes estejam cozidos, passe a varinha mágica ou coloque num liquidificador a mistura, triturando os ingredientes até obter um creme liso. Se a mistura estiver demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite ou de água.

Mexa a mistura e coloque um fio de azeite. Quando levantar fervura, prove e verifique os temperos. Polvilhe com salsa antes de servir.

Gostou da nossa receita de sopa de legumes cremosa? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo qual é a sopa favorita do seu filho.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Nomes

Nomes

10 mousses saudáveis que as crianças adoram

10 mousses saudáveis que as crianças adoram