in ,

Receita de Piza carbonara sem lactose ideal para crianças

Receita de Piza carbonara sem lactose ideal para crianças

Se o seu filho sofre de intolerância à lactose, isto não significa que precise de o privar de receitas deliciosas. Conheça a receita de piza carbonara sem lactose que o Bebé a Bordo preparou para estas crianças.

Os pais nem sempre gostam de apresentar pizas aos seus filhos, uma vez que este produto alimentar tem a fama de ser pouco saudável. Ainda assim, a verdade é que tornar receitas como a da piza de mozarela e azeitonas ou a piza 4 delícias saudáveis para crianças é bastante simples.

No caso de receitas como a carbonara, que tradicionalmente leva na sua composição um produto lácteo – as natas – pode parecer mais complexo. Ainda assim, na verdade, seguindo a receita original do molho (cuja composição era, na verdade, proveniente da cremosidade do parmesão e do ovo), se torna possível conseguir a criação de um prato delicioso e sem lactose.

Descubra a importância da preparação de um prato sem lactose e saiba como criar uma receita de piza carbonara sem lactose, que os seus filhos vão adorar.

Porque pode ser importante criar uma piza sem lactose

Para que possa oferecer piza carbonara ao seu filho e garantir a completa segurança alimentar de uma criança intolerante à lactose, importa compreender afinal o que é a lactose.

A lactose é um composto presente no leite e seus derivados e que é digerida, no organismo humano, mediante o processamento com uma enzima chamada lactase.

Quando esta enzima é produzida de forma insuficiente pode originar-se um problema de intolerância. Ainda que o problema se torne mais comum em idades mais avançadas, decorrendo do envelhecimento, algumas pessoas apresentam uma condição crónica que pode existir desde a nascença, o que justifica que algumas crianças possam, efetivamente, manifestar intolerância à lactose.

Sendo que a piza carbonara é, tradicionalmente, uma receita realizada com natas, saber como pode contornar a questão da lactose sem impedir que o seu filho consuma este prato pode ser interessante.

Receita de piza carbonara sem lactose

A pensar nas crianças intolerantes a este composto, trazemos hoje uma receita de piza carbonara sem lactose. A massa que utilizamos na nossa receita é a da receita apresentada no artigo 10 pizas saudáveis para as crianças, garantindo assim que cria um produto saudável e sem recorrer qualquer derivado do leite. Garanta sempre, ainda assim, que cada um dos elementos está isento de lactose, consultando o rótulo de cada ingrediente.

Ingredientes
– 1 ovo inteiro + 2 gemas
– 40 + 20 gramas de queijo parmesão (sem lactose)
– 80 gramas de bacon em cubos
– 3 cogumelos brancos laminados (opcional)
– 1 fio de azeite
– sal q.b.
– pimenta q.b.
– orégãos (opcional)

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque um fio de azeite numa frigideira e adicione o bacon e os cogumelos. Deixe que salteie durante alguns minutos, até que o bacon fique cozinhado. Reserve sobre papel absorvente, para remover o excesso de gordura.
Numa taça, bata um ovo inteiro e uma gema, adicionando 40 gramas de parmesão sem lactose e voltando a bater com veemência. Adicione uma pitada de sal e pimenta.
Sobre a massa da piza, polvilhe os restantes 20 gramas de parmesão sem lactose, distribuindo depois o bacon e os cogumelos. Verta a mistura de ovo e queijo sobre estes ingredientes, distribuindo uniformemente.
Leve ao forno por 15 minutos e, ao final deste tempo, coloque no centro da piza a gema de ovo remanescente e deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos ou até obter a textura desejada.
Sirva quente.

Já provou alguma das receitas italianas que o Bebé a Bordo preparou a pensar na saúde dos mais pequenos? Diga-nos que receita gostaria de encontrar aqui, com uma versão saudável.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Crianças e adolescentes: devem ser vacinados para a Covid19?

Crianças e adolescentes: devem ser vacinados para a Covid19?

Restrições à oferta alimentar nas escolas: conheça as novas normas

Restrições à oferta alimentar nas escolas: conheça as novas normas