Como fazer Panacotta com frutos vermelhos sem açúcar para crianças

A panna cotta (ou panacota, em português) é uma sobremesa deliciosa e que pode ser transformada numa opção saudável para os mais pequenos. Venha saber como fazer panacota com frutos vermelhos sem açúcar para crianças.

As crianças são tendencialmente gulosas e todos os pais gostam de poder, de vez em quando, agradar aos gostos dos seus filhos, preparando algo doce.

Ainda que exista este desejo de agradar às crianças, no entanto, outra necessidade existe: a de garantir que os pratos confecionados são saudáveis e não colocam em risco o bem-estar e a saúde da criança. 

Sobremesas típicas, como o pudim flan ou a gelatina podem assumir variantes mais saudáveis e ainda deliciosas. A estas, juntam-se ainda outras das favoritas dos mais pequenos, como o petit gateau ou o bolo de bolacha.

Um dos sabores que pode apresentar ao seu filho, se quiser dar-lhe uma sobremesa deliciosa e saudável é a nossa receita de panacota com frutos vermelhos sem açúcar para crianças.

Alternativas ao açúcar

O açúcar é um dos ingredientes mais temidos pelos pais, já que pode ser causador de problemas complexos, como a obesidade, a diabetes ou motivar a ida da criança ao dentista com cáries dentárias.

Na maioria das sobremesas, ainda assim, este ingrediente pode ser substituído por outros, mais naturais e saudáveis.

Entre as boas alternativas ao açúcar branco convencional encontram-seoutros açúcares, como o açúcar mascavado (mascavo) ou o açúcar de coco.

Além destas opções, adoçantes como o mel, a stevia ou o agave podem também constituir boas opções.

Como fazer Panacotta com frutos vermelhos sem açúcar para crianças

Receita de panacota com frutos vermelhos sem açúcar para crianças

A nossa variante de receita de panacota de frutos vermelhos tem a grande vantagem de não ter açúcar e de poder, também, ser apresentada às crianças que sofrem de intolerância à lactose. 

Ingredientes

– 600 ml de leite de coco
– 50 gramas de stevia em pó
– raspa de baunilha (a gosto)
– 3 folhas de gelatina
– 150 gramas de frutos vermelhos (frescos ou congelados)
– 1+1/2 colher de mel

Preparação

Comece por preparar a gelatina para uso posterior, colocando-a em água fria para hidratar.

Num tacho, misture o leite de coco, o adoçante e a raspa de baunilha, levando ao lume até que levante fervura. Quando estiver a ferver, baixe a temperatura e adicione a gelatina, devidamente escorrida, até que esta se misture completamente e mexendo sempre.

Distribua esta mistura pelas formas que pretende usar e coloque-as no frigorífico durante, no mínimo, 4 horas.

Para a calda de frutos vermelhos, junte o mel e os frutos vermelhos num tacho e mexa sempre, até que comece a fruta desfazer-se. Se desejar uma textura mais lisa e sem pedaços, pode passar a varinha mágica e coá-la.

Outra alternativa será manter ao lume por menos tempo, servindo ainda com pedaços de fruta. 

Gostou da receita de Panna Cotta que o Bebé a Bordo preparou para si? Conte-nos como o seu filho reagiu a esta mistura.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo