Crianças podem consumir stevia, quais as vantagens?

A stevia é cada vez mais utilizada como substituto do açúcar. Mas será que as crianças podem consumir stevia? Quais as vantagens deste consumo? Venha saber com o Bebé a Bordo.

A alimentação dos mais pequenos é muito importante, principalmente se considerarmos o impacto que os nutrientes certos na infância podem ter na saúde imediata e futura de cada indivíduo.

Uma noção algo consensual é a de que as crianças não devem ter acesso a açúcar até aos dois anos de idade. Na verdade, existe até um estudo sugere que dar açúcar às crianças é tão nocivo como álcool, havendo ainda teorias que afirmam que o açúcar pode ser considerado uma droga.

Como sabemos, as crianças adoram doces e, principalmente numa época de consumismo como a nossa, nem sempre é simples negar estas delícias aos mais pequenos. Problemas de saúde, incluindo cáries nos dentes, entram nas preocupações dos pais devido ao consumo de produtos açucarados.

Hoje, no entanto, adoçar as iguarias caseiras torna-se possível também com recurso a stevia. 

Venha saber o que é a stevia, se as crianças podem consumi-la e quais as vantagens deste consumo.

Crianças podem consumir stevia

1. O que é a stevia?

A stevia é uma planta proveniente do Paraguai e que tem um sabor doce, podendo ser usado como adoçante natural, o que permite melhorar o sabor de medicamentos e também adoçar vários pratos. (1)

O uso desta planta torna-se cada vez mais comum na gastronomia, sendo ainda aclamado devido às suas propriedades e benefícios para a saúde. 

2. As crianças podem consumir stevia?

Sim. A stevia pode ser consumida por crianças. Sem calorias, de origem natural e aprovado para usos culinárias; esta planta apresenta uma grande segurança, sendo o seu uso cientificamente certificado. (2)

Nas formas em que hoje se comercializa, a stevia permite adoçar pratos, bebidas e até saladas de frutas; permitindo a redução das calorias dos pratos e evitando os constrangimentos trazidos pelo consumo de açúcar.

Quais as vantagens do consumo de stevia pelas crianças?

A substituição do açúcar é muito benéfica para as crianças. Ao utilizar a stevia em vez de açúcar, os pais não só estarão a evitar o consumo de calorias desnecessárias, como estarão a prevenir situações como as cáries dentárias, a obesidade infantil e a diabetes.

3. É totalmente seguro para uma criança consumir stevia?

Sim. O consumo de stevia é totalmente seguro. No entanto, como em todos os produtos alimentares, impera a moderação. (3)

Uma vez que as crianças têm menos peso que um adulto, as doses ingeridas devem ser inferiores, já que a absorção poderá ser mais célere do que numa pessoa mais velha.

Além disso, tenha cuidado quando adquirir este tipo de produto alimentar, já que, apesar de a stevia ser totalmente segura, alguns dos aditivos podem provocar efeitos secundários a nível gastrointestinal.

Costuma adoçar os alimentos que dá ao seu filho com stevia? Como é a sua experiência com este adoçante natural? Conte a sua experiência aos restantes leitores do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo