in ,

Como fazer lasanha saudável para crianças

Como fazer lasanha saudável para crianças

As crianças adoram comida italiana e, na sua casa, quase todas as gulosas receitas de Itália podem ganhar um pendor simultaneamente saudável e aliciante. Saiba, com o Bebé a Bordo, como fazer lasanha saudável para crianças.

Todos sabemos que as crianças adoram comidas mais gulosas e, muitas vezes, tentando respeitar as suas necessidades nutricionais e preservar a sua saúde, os pais tentam orientar as refeições para os alimentos que julgam mais sadios e que, muitas vezes, geram maior recusa alimentar.

A comida italiana tende a agradar aos mais pequenos e, apesar da sua má fama, a verdade é que Itália é um país cuja gastronomia integra vários princípios da dieta mediterrânica, o que faz com que os seus pratos possam ser preparados de uma forma bastante equilibrada e saudável.

Se quer mimar o seu filho, dando-lhe uma refeição da qual gosta, sem colocar em risco a sua saúde, pode fazer um esparguete à bolonhesa ou carbonara saudáveis ou apostar numa deliciosa lasanha.
Venha descobrir como fazer lasanha saudável para crianças.

Ingredientes fabulosos para lasanha

Quando cozinha lasanha para crianças tem uma oportunidade incrível de criar uma refeição rica em nutrientes e até de utilizar ingredientes que o seu filho por norma recusa.

Bons ingredientes para adicionar a uma lasanha serão os cogumelos, a cenoura, a courgette (abobrinha), o alho francês ou a beringela. Entre estes, a beringela e a courgette são fabulosos, até, para substituir a camada de massa. Em alternativa, o uso de massas integrais pode ser bom para garantir que o seu filho ingere alimentos ricos em fibras.

Para os molhos, pode preferir bebidas vegetais ou leite magro ao tradicional leite gordo ou meio gordo e às natas. 

Como fazer lasanha saudável para crianças

Receita de lasanha saudável para crianças

Hoje apresentaremos uma lasanha sem massa, embora possa, como atrás referimos, utilizar massa de lasanha integral. Para a nossa versão irá precisar de:

Ingredientes

– 400 gramas de carne picada de aves
– 200 gramas de cogumelos (laminados)
– 2 cebolas (picadas finamente)
– 3 dentes de alho (picados)
– 2 cenouras médias
– 3 beringelas
– 2 tomates (picados)
– 100 ml de vinho branco
– 300 ml de bebida vegetal
– 1 colher de sopa (c.s.) de amido de milho
– pimenta q.b.
– sal q.b.
– azeite q.b.
– queijo ralado magro

Preparação

Numa wok coloque um fio de azeite e coloque o alho, a cebola e o tomate, juntamente com sal e pimenta, deixando refogar. Acrescente a carne picada e o vinho. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo ocasionalmente.

Numa panela, encale a cenoura, em rodelas e, entretanto, lamine os cogumelos e a beringela (pode colocar umas gotas de limão sobre a beringela para que não oxide tanto). Reserve.

Verta a bebida vegetal para um tacho, acrescentando o amido, o sal e pimenta e mexa até obter a consistência de bechamel. 

Grelhe a beringela e, numa travessa de forno coloque, por camadas, as fatias de beringela, a cenoura e cogumelos e a carne picada. Termine com uma camada de beringela, cubra com o queijo e leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC) por 35 minutos ou até o queijo apresentar uma textura derretida e dourada.

Vai experimentar a receita de lasanha do Bebé a Bordo? Então, depois conte-nos como reagiu o seu filho a esta variante rica em vegetais.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como fazer Empadinhas de Frango saudáveis para as crianças

Como fazer Empadinhas de Frango saudáveis para as crianças

Como fazer Mousse de Morango saudável para as crianças,

Como fazer Mousse de Morango saudável para as crianças