in ,

Como fazer esparguete à bolonhesa saudável para as crianças

Como fazer esparguete à bolonhesa saudável para as crianças

A cozinha italiana é uma das favoritas dos seus filhos? Então, venha com o Bebé a Bordo saber como preparar um esparguete à bolonhesa saudável para crianças.

As crianças tendem a demonstrar preferência pelas comidas menos saudáveis e uma luta constante dos pais é pela garantia de uma alimentação saudável, que promova o seu correto desenvolvimento.

Entre as iguarias que podem ser preparadas de forma mais saudável encontram-se alguns doces, como o Petit Gateau ou o pudim flan, mas também excelentes panquecas ou mesmo uma canja de galinha. Neste leque, alguns dos pratos italianos também poderão ser integrados.

A cozinha italiana é reconhecida por integrar a dieta mediterrânica e, por isso, ainda que alguns pratos sejam considerados menos saudáveis, como a piza ou a lasanha, existem formas muito interessantes de a transformar numa refeição perfeitamente equilibrada e que os seus filhos vão adorar.

Venha descobrir como fazer um esparguete à bolonhesa saudável para as crianças (capaz, até, de as pôr a comer legumes… e a repetir).

Como fazer esparguete à bolonhesa saudável para as crianças

Ingredientes mágicos para tornar o esparguete à bolonhesa saudável

Se os seus filhos adoram esparguete à bolonhesa e tem uma luta constante por fazê-los comer de forma mais saudável, nós temos algumas sugestões que podem garantir que o prato favorito da sua criança se torna nutricionalmente mais rico.

O esparguete, por exemplo, pode ser substituído por uma variante integral, mais rica em fibras e que permita melhorar o funcionamento do organismo.

Melhor ainda, será que substitua este elemento (ou o misture) com outros ingredientes, que as crianças tendem a recusar. Uma boa ideia será recorrer a um espiralizador para fazer “esparguete” com courgette ou com cenoura.

Também a carne pode tornar-se mais saudável, se preferir variantes mistas (vaca/aves) ou carnes brancas (frango, peru).

Trocar os elementos de lata usualmente utilizados – como a polpa de tomate – por ingredientes frescos será também uma boa alternativa.

Receita de esparguete à bolonhesa saudável

Ingredientes

– 300 gramas de carne picada de vaca
– 300 gramas de carne picada de aves
– 1 Cebola grande (picada)
– 2 dentes de alho (picados)
– 5 colheres de sopa de azeite virgem extra
– 2 tomates maduros
– 3 courgettes
– 1 dl de vinho branco
– 1 cenoura
– louro (1 a 2 folhas)
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Salsa q.b.
– parmesão q.b.

Preparação

Comece por preparar um refogado com cebola, alho, azeite e louro. Entretanto, descasque e corte o tomate em cubos. Adicione o tomate e regue com o vinho branco, acrescentando ainda uma pitada de sal, a pimenta e a salsa. Deixe cozinhar durante alguns minutos e remova o louro, triturando a restante mistura com uma varinha mágica.

Acrescente os preparados de carne picada e mexa. Quando levantar fervura, pode retificar os temperos e deixar cozinhar, em lume médio, por 20 minutos.

Enquanto a carne fica pronta, utilize um espiralizador para transformar a cenoura e as courgettes em “falso esparguete” e coloque ao lume um tacho com água e um pouco de sal. Quando a carne estiver pronta, coloque estes legumes na água a ferver por dois minutos, encalando-os.

Escorra os vegetais e disponha no prato como se fosse esparguete, criando uma cama para a carne. Polvilhe com parmesão e sirva.

Alguma vez preparou uma bolonhesa desta forma? Experimente e conte aos restantes papás do Bebé a Bordo qual foi a reação dos seus filhos!

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como fazer Petit Gateau saudáveis para as crianças

Como fazer Petit Gateau saudáveis para as crianças

Como fazer Hambúrguer de grão de bico delicioso e saudável para as crianças

Como fazer Hambúrguer de grão de bico delicioso e saudável para as crianças