in ,

Como fazer esparguete carbonara saudável para crianças

Como fazer esparguete carbonara saudável para crianças

A cozinha italiana apela fortemente aos sentidos das crianças e, por isso, encontrar alternativas saudáveis impera. Venha com o Bebé a Bordo descobrir como fazer esparguete carbonada saudável para as crianças.

Servir os alimentos mais saudáveis às crianças é objetivo de qualquer cuidador e, por isso mesmo, a procura por receitas deliciosas e que não coloquem em risco a boa alimentação dos mais pequenos impera.

Sabores como panquecascanja de galinhaalmôndegas ou esparguete à bolonhesa podem ser saudáveis com pequenas alterações que promoverão a adição de nutrientes ou a redução de açúcares e gorduras.

Se o seu filho for fã dos sabores de Itália, este artigo é mesmo para si! Venha saber como preparar um esparguete carbonara saudável para crianças!

Como fazer esparguete carbonara saudável para crianças

Ingredientes para “falso esparguete”

A ideia de fazer um prato de esparguete mais saudável não precisa de significar obrigatoriamente não usar massa. Algumas massas integrais são muito benéficas para a saúde das crianças, sendo ricas em nutrientes e ajudando a fornecer energia e a regular o organismo.

Ainda que assim seja, a verdade é que muitos pais gostam de aproveitar a oportunidade da cofeção de um prato que as crianças gostam para garantirem que promovem, também, a ingestão de alimentos que, por norma, os seus filhos recusam.

No caso do esparguete, isto pode ser bastante fácil de fazer, já que, com recurso a um espiralizador, se torna possível transformar vários legumes num “falso esparguete” delicioso, rico em vitaminas e minerais.

No nosso entender, os legumes que melhor se prestam a isto são a courgette, a cenoura e a batata doce. Por isso, são estes que usaremos na receita que lhe apresentamos de seguida embora, como dissemos, possa substituí-los por esparguete integral.

Receita de esparguete carbonara saudável para crianças

Ingredientes

– 1 cenoura média
– 1 batata doce laranja
– 1 courgette grande
– 200 ml de natas de soja
– 1 chávena de cubos de fiambre de peru
– ½ chávena de leite magro
– 1 colher de sobremesa de amido de milho
– 2 colheres de sopa (rasa) de margarina vegetal
– sal q.b.
– pimenta q.b.
– queijo ralado para polvilhar

Preparação

Numa frigideira, salteie os cubos de fiambre numa colher de margarina vegetal, até ficarem dourados. Remova o fiambre para uma taça e reserve.

Coloque uma panela de água ao lume. Enquanto esta aquece, comece a preparar o molho. Misture o leite frio com o amido de milho e coloque as natas na mesma frigideira que utilizou para o fiambre, acrescente a outra colher de margarina vegetal e as natas, vertendo depois a mistura do leite e adicionando sal e pimenta a gosto. Mexa sempre, até ter a consistência pretendida e adicione o fiambre.

Espiralize os legumes, devidamente descascados, para que tomem a forma de esparguete e cozinhe-os brevemente na água a ferver. Não deverá levar mais do que 4 minutos a obter a textura pretendida.

Escorra os vegetais e misture-os com o molho e o fiambre. Polvilhe com queijo e está pronto a servir.

Experimentou esta receita? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo como reagiu o seu filho a esta iguaria.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como fazer Muffins de Brócolos saudáveis para as crianças

Como fazer Muffins de Brócolos saudáveis para as crianças

Como fazer Bolo de Ananás fofo e saudável para as crianças?

Como fazer Bolo de Ananás fofo e saudável para as crianças?