Como fazer Bolo de Ananás fofo e saudável para as crianças?

 “Bolo” e “ananás” são, certamente, palavras que despertam a atenção do seu filho. E se conseguisse usá-las em simultâneo com a palavra “saudável”? Venha saber como fazer bolo de ananás fofo e saudável para as crianças.

As crianças tendem a ser gulosas e há iguarias às quais não resistem. Ainda assim, mais resistentes, os pais tentam apresentar alimentos menos doces e mais saudáveis, que consideram melhores para a saúde dos filhos.

A verdade é que, encontrando um ponto de equilíbrio, poderá incluir na dieta dos seus filhos algumas das iguarias das quais eles mais gostam, tais como panquecasbolo de tangerina ou mesmo petit gateau.

Uma ideia maravilhosa será também um belíssimo bolo de ananás saudável. Não sabe como preparar esta iguaria? Então, venha conhecer as nossas sugestões e descobrir uma receita de bolo de ananás fofo e saudável para as crianças.

Substituição de ingredientes que faz a diferença

Pensando nos dentes das crianças e na sua saúde global (principalmente numa época onde se ouve tanto falar de obesidade infantil e de diabetes em crianças, pode ser importante procurar alternativas mais saudáveis para as receitas de sempre e, sem dúvida, uma forma de o fazer será adaptando as receitas e substituindo ingredientes menos saudáveis por outros, mais adequados.

No caso do bolo de ananás, encontrar alternativas com menos açúcar e/ou mais potencial nutricional não é difícil.

Para começar, como o bolo de ananás exige o uso de caramelo ou similar, sugerimos a substituição pelo mais saudável xarope de ácer. Além disso, em vez do açúcar do próprio bolo, o recurso a alternativas como a stevia ou o açúcar de coco pode, também, ajudar a reduzir o índice glicémico da receita.

A substituição da farinha regular por farinha de aveia ou de arroz é também uma boa alternativa.

Como fazer Bolo de Ananás fofo e saudável para as crianças?

Receita de bolo de ananás fofo e saudável para crianças

Deixaremos, agora, os ingredientes e os passos fundamentais para garantir uma receita deliciosa e saudável para os seus filhos.

Ingredientes:

– 4 ovos
– 130 gramas de açúcar de côco
– 150 gramas de farinha de aveia
– 50 gramas de farinha de trigo com fermento
– 1 colher de chá de fermento
– 1 lata de ananás em calda
– Xarope de ácer (q.b. para cobrir o fundo e untar a forma)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte e cubra o fundo de uma forma com xarope de ácer e disponha o ananás em calda sobre este.
Bata as claras em castelo (em neve). Noutro recipiente, bata as gemas e o açúcar de coco até obter um creme liso.
À segunda mistura adicione as farinhas e o fermento, juntando ainda 4 colheres de sopa da calda do ananás. Se desejar o bolo um pouco mais húmido, pode colocar 6 colheres de sopa da calda.
Junte as claras batidas a esta mistura, envolvendo levemente. Verta a mistura sobre o ananás.
Leve ao forno por 40 a 45 minutos.

Vai experimentar esta receita deliciosa? Depois conte aos restantes papás e mamãs do Bebé a Bordo como foi a reação do seu pequeno guloso.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo