Sentir-se irritada na gravidez: será normal?

A sensação de estar irritada na gravidez é comum a muitas gestantes. Sabe quais as razões deste sentimento e se ele é normal? Venha saber tudo com o Bebé a Bordo.

Ao longo de 9 meses de gestação semana a semana, a gestante vai convivendo com muitas mudanças, quer a nível físico como emocional.

Além das mudanças no peso na gestação ou das alterações vaginais na gravidez, a mulher grávida pode ainda perceber que, ao nível emocional, algo está, também, em permanente mutação ou simplesmente diferente do que lhe é usual.

Existem vários motivos para que as mulheres se sintam mais emocionais durante o tempo da gestação e para que estas emoções se traduzam em mudanças repentinas de humor.

Uma das queixas comuns nas gestantes é de que, apesar de estarem a viver uma época feliz, se sentem permanentemente irritadas. 

Venha descobrir se este sentimento é normal e por que razões acontece.

Sentir-se irritada na gravidez

A sensação de irritação na gravidez é normal?

A sensação de irritação na gravidez é um problema muito comum entre as futuras mamãs. De facto, apesar de a gestação surgir como uma fase de contentamento e alegria, são muitas as mulheres grávidas que sentem uma ambiguidade nas suas emoções. (1)

Sentir-se irritada não significa que não esteja entusiasmada com a gravidez, sendo este sentimento promovido por muitas das alterações que o seu corpo está a sofrer e também por alguns dos desconfortos mais comuns na gestação

As principais razões para se sentir irritada

Existem várias razões possíveis para que possa estar a sentir-se irritada durante a sua gravidez. Hoje, enunciaremos quatro razões comuns para que tal possa estar a acontecer: (2)

1. Alterações hormonais

As alterações hormonais na gestante são responsáveis por fortes mutações nas emoções da gestante, o que pode traduzir-se, em alguns casos, em estados emocionais fortes e sentimentos de irritação.

2. Desigualdade e discriminação

Embora seja legalmente proibida a discriminação da mulher grávida, a verdade é que muitas mulheres continuam a sentir essa desigualdade, principalmente no mercado de trabalho.

Esta é uma das razões que os sociólogos apontam como causa potencial da sensação de irritação na gravidez. 

3. Desconfortos físicos

Enjoos, dores, insónias… tudo isto é comum durante a gestação e faz com que a gestante possa viver o tempo da gravidez em desconforto.

Este desconforto é, também, apontado como uma das causas da sensação de irritação durante a gravidez.

4. Ansiedade e medo

As preocupações constantes da gestante com o bem-estar da criança e com a hora H podem provocar sentimentos de ansiedade e medo.

A consciência dos riscos inerentes a uma gravidez são, por isso, outro dos motivos que pode promover a sensação de irritação na gestante.

Sentiu-se irritada durante a sua gravidez? Conte às restantes grávidas do Bebé a Bordo como controlou este sentimento.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo