5 alterações vaginais durante a gravidez

O corpo da mulher sofre diversas alterações durante a gravidez e, como seria expectável, a região íntima também é afetada por estas mudanças. Sabe quais são as principais alterações vaginais durante a gravidez?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

Durante a gravidez, as mudanças no corpo acontecem. Estas podem tomar formas tão visíveis, como o aumento dos seios ou do ventre, ou o aspeto da pele e do cabelo; ou acontecer de forma subtil, como na forma como a gravidez muda o cérebro das mulheres.

As questões que permeiam a gravidez fazem com que muitas mulheres dêem por si a questionar os mais diversos aspetos da gestação.

A verdade é que, independentemente de quão preparada esteja para abraçar a maternidade, haverá sempre questões sobre aspetos quotidianos: quais as vitaminas essenciais na gestação? A sexualidade e a gravidez são incompatíveis? Será que o corrimento na gestação é normal?

As perguntas somam-se e fazem com que as futuras mamãs se mantenham em constante estado de alerta, para garantirem que tudo corre como desejam.

Uma das questões colocadas pelas gestantes – e que nem sempre é expressa por vergonha – diz respeito às mudanças que acontecem na vagina da mulher durante o período gestacional e, por isso mesmo, julgamos pertinente um olhar informado e livre de tabus sobre esta questão.

Se também quer conhecer as principais alterações vaginais durante a gravidez, este artigo foi feito a pensar em si.

Porque razão ocorrem alterações vaginais durante a gravidez? alterações vaginais durante a gravidez

As alterações vaginais durante a gravidez são a realidade de quase todas as gestantes. À medida que a gravidez avança, o corpo vai-se adaptando ao seu novo estado e sofrendo modificações. No caso da vagina da gestante, esta sofre alterações internas e externas.

Ainda que, no começo da gestação, estas alterações possam passar despercebidas para as mulheres, é natural que, à medida que os meses se sucedem, estas alterações se tornem mais evidentes e notórias.

Estas alterações vaginais durante a gravidez devem-se, fundamentalmente, às variações hormonais que o corpo sofre ao longo da gravidez e que se manifestam em aspetos tão variados como a sua textura, a sua forma e a sua lubrificação.

Embora as alterações não se manifestem de forma idêntica em todas as gestantes – sendo que, à partida, a textura vaginal é já muito diferente em cada mulher – a verdade é que as mudanças nos genitais são bastante comuns nesta fase da vida.

Todas as gestantes sofrem alterações vaginais durante a gravidez?

Sim. As alterações vaginais durante a gravidez acontecem para todas as mulheres. Ainda assim, as alterações poderão ser sentidas de uma forma mais manifesta por algumas e passar quase despercebidas para outras.

Alguns fenómenos, como o aparecimento de veias salientes na região vaginal, tendem a acontecer a um menor número de mulheres. Neste caso particular, referimo-nos, pois a 10% das mulheres grávidas.

5 alterações vaginais durante a gravidez?

Sabendo que ocorrem estas mudanças nos genitais, no entanto, parece-nos pertinente listar as principais alterações genitais durante a gravidez, considerando aquelas que mais gestantes reportam ao longo da gravidez. São elas:

1. Secreções vaginais

Uma das alterações sentidas pela maioria das mulheres grávidas diz respeito ao corrimento na gravidez.

Muitas gestantes notam que esta secreção toma uma coloração esbranquiçada ou amarelada, com uma consistência ligeiramente mais espessa do que a apresentada nas restantes fases da vida da mulher.

Quando esta secreção toma tonalidades acastanhadas (marrom), esverdeada ou avermelhada é conveniente que se procure um especialista para descartar a hipótese de infeção ou de outro problema de saúde.

2. Alterações cromáticas

Uma das alterações vaginais durante a gravidez é a coloração da vagina. Esta alteração deve-se ao facto de o canal vaginal ter diversas terminações nervosas e vasos sanguíneos.

O aumento de melanina na região vaginal será, então, responsável por uma tonalidade mais escura, que se poderá verificar também em zonas como as axilas e as virilhas.

3. Inchaço vaginal

Sendo uma das alterações vaginais mais comuns durante a gestação, esta mudança é relatada por várias mulheres, sendo que algumas delas afirmam sentir desconforto e “calor” na região.

Para estas mulheres, o inchaço manifesta-se no aumento do tamanho dos lábios vaginais e é, por vezes, acompanhado de um aumento de secreções e de uma sensação de comichão. Em persistindo, estes últimos sinais deverão fazer com que a gestante procure ajuda especializada.

4. Aroma

Devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região genital, muitas mulheres sofrem uma alteração no seu pH vaginal, o que poderá resultar numa alteração vaginal ao nível do aroma.
Esta alteração está também relacionada com as alterações químicas nos fluidos vaginais e é usual na gravidez.

5. Sensibilidade vaginal

Derivado das alterações hormonais e também relacionado com o facto de a vagina ter inúmeras terminações nervosas, muitas mulheres afirmam sentir, ao longo da gestação, mudanças na sensibilidade vaginal.

Um relato comum é a sensação de terem o canal vaginal mais estreito, havendo ainda mulheres que relatam um aumento de prazer sexual ou, por outro lado, uma sensação de dor associada ao coito.

Devo falar ao meu médico das alterações vaginais durante a gravidez?

Sim. As alterações podem ser sentidas de forma distinta e tomar formas diversas de mulher para mulher. Fenómenos de alteração interna e externa da vagina podem ocorrer, sem que representem qualquer perigo para a gestante.

Ainda assim, ao confidenciar ao seu médico sobre as alterações vaginais sentidas nesta fase da vida irá garantir a sua normalidade e garantir que nenhuma destas mudanças está relacionada com eventuais constrangimentos ou infeções prejudiciais.

Mesmo que sejam normais, confiar no seu médico e expor as mudanças que sente no seu corpo será sempre a forma mais segura de agir.

Sentiu alguma destas alterações vaginais durante a gravidez? Quais? Referiu estas alterações ao seu médico? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo como foi a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: parenting.firstcry famivita glamour women.texaschildrens romper soumamae  breastfeedingmums

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo