A gestação: 40ª semana

A gestação 40 semanas

gravidez 40 semanas

Gestação quarenta semanas

A história que temos vindo a contar não é uma história qualquer. Caso esteja grávida ou tenha vivido uma gravidez sabe muito bem o que queremos dizer. Estamos a falar da história de amor que suplanta todas as outras.

De uma história que é, simultaneamente, romance, aventura e crónica de viagem.
Nesta história que junta os géneros e os funde, acabámos de conhecer os acontecimentos que marcam “A gestação: 39ª semana”.

Uma semana onde os medos e desconfortos se fazem de olhos postos na agenda e no relógio, com uma atenção suprema a cada sinal de que pode estar na hora H.

Contámos esta história com a ajuda de uma personagem inventada – uma mamã fictícia que começou a contar a sua gravidez no dia 29 de Janeiro e que entre os dias 22 e 28 de Outubro conheceu a semana 39 da gestação.

Vamos com, ela, pois, até ao momento em que, por fim, conhece o seu bebé: a 40ª semana de gravidez.

1. A gestação 40 semanas: as datas

Para a nossa mamã fictícia, a semana 40 da gestação vai acontecer entre os dias 29 de Outubro e 4 de Novembro. O bebé dela vai nascer nestes dias e ser escorpiano de signo. Quanto a ela… não podia estar mais desejosa de o ter nos braços.

A maternidade é esse tipo de amor que se espera com ansiedade. E a gravidez é uma fase que ela passará a olhar com saudade e agradecimento.

Cansada, cheia de desconfortos e sem recordar a última boa noite de sono, a nossa mamã aguarda, impaciente, a chegada do seu rebento. E está mais atenta do que nunca a qualquer sinal que lhe indique que pode estar a entrar em trabalho de parto.

2. Gestação 40ª semana: explanando

Dentro da mamã o bebé está formado e desenvolvido. Nesta fase o bebe tem mais ossos do que terá na idade adulta (cerca de 300), que irão unir-se depois e formar os usuais 206. Pesa cerca de 3 quilos.

Estados do feto nas semanas de gravidez

Desenvolvimento fetal

Neste momento, ele está a preparar-se, ao seu tempo, para vir ao mundo. Reconhece a sua voz e a do seu companheiro. Quando nascer, provavelmente, o som da sua voz irá ajudar a dar-lhe conforto e segurança.

Na hora H irá sentir contrações dolorosas e que acontecerão em intervalos curtos, de cerca de 20 segundos. Irá sentir, provavelmente, o chamado “rebentar das águas”. É o momento de ir para o hospital.

A nossa mamã fictícia está de parabéns! Acabou de ser mãe. Tem, por fim, o bebé nos braços. Termina a história da formação do amor. Começa uma história de amor que não tem fim.

Caso esteja na 40ª semana de gestação e esta semana não tenha sido “a tal”, não se preocupe. Algumas mamãs levam a gestação até às semanas 41 ou 42. É bastante frequente! Tenha paciência. Em breve será a sua vez de viver este momento único de alegria!

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo