A gestação: 27ª semana

A gestação: 27ª semana

Gravidez 27 semanas

A gestação: Vinte e sete semanas

Acabámos de conhecer as mudanças que a mamã e o bebé sobre durante “A gestação: 26ª semana”.

Com a barriguinha de grávida cada vez mais proeminente, a nossa mamã fictícia continua a sua jornada maternal.

Esta mulher imaginária começou, como se lembra, a 1ª semana de gestação no dia 29 de Janeiro.

Para ela, por isso mesmo, a semana 26 aconteceu entre os dias 23 e 29 de Julho. Avança, agora, para a semana 27 desta aventura gestacional.

1. A gestação 27ª semana: as datas

Para a nossa mamã modelo, aproxima-se a passo de corrida o final da gravidez. Faltam pouco mais do que 10 semanas para a concretização do sonho! Adensa a ansiedade e a expetativa.

Por agora, ela vive a semana 27 desta jornada, que acontece entre os dias 30 de Julho e 5 de Agosto.
Ainda que tenha algum medo de pensar sobre o assunto, ela está cada vez mais atenta aos sintomas do seu corpo, para poder agir no primeiro indício de um parto prematuro.

 

2. Gestação 27ª semana: explanando

Pode parecer assustador mas é muito importante! Nesta fase da gestação, já pouco mais do que uma dezena de semanas a separam do momento do parto.

Muitas mulheres, no entanto, não levam a gestação até às “ideais” 40 semanas. São muitos os bebés que nascem prematuramente…

A mamã não deve sentir-se assustada com esta perspetiva, mas deve estar atenta a eventuais sintomas que possam indicar o começo do trabalho de parto e falar com o médico.

Quando os sintomas se fazem sentir, pode ajudá-la a posição horizontal, voltada para o lado esquerdo e a ingestão de água.

Não é conveniente que o bebé nasça prematuramente: antes do tempo, o bebé terá maior probabilidade de contrair eventuais doenças e poderá estar subdesenvolvido.

Embora, nesta fase da gestação, o feto já tenha 85% de hipóteses de sobreviver ao parto prematuro, uma alimentação e conduta saudáveis, aliadas a um estilo de vida mais calmo, serão elementos fundamentais na vida da mamã para garantir que o parto não decorre precocemente.

Nesta semana 27, o bebé estará a desenvolver os seus pulmões e o seu cérebro. Os sentidos serão, também, aprimorados.

É com estas mudanças que avançamos para ver o que acontece na gestação pela 28ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo