A gestação: 39ª semana

A gestação: 39ª semana

A gravidez 39 semanas

A gestação: Trinta e nove semanas

É incrível. O tempo passa. Corre. Parece que as horas – que em momentos de angústia, dor e desconforto pareceram tão longas – se somaram em semanas que mal passaram de segundos. A gravidez é mesmo assim!

Temos contado uma verdadeira história sobre a construção do maior de todos os amores e estamos pertinho da conclusão. Saímos, há pouco, de um dos últimos capítulos, “A gestação: 38ª semana”.

Ao longo da nossa história, acompanhámos uma mamã fictícia que conta a sua gravidez desde o dia 29 de Janeiro.

Ela já passou por quase todas as etapas da gestação e, em cada uma delas, acompanhámos os acontecimentos do seu corpo e do seu bebé.

Para ela, a semana 38 foi vivida entre os dias 15 e 21 de Outubro. Avançamos com ela, agora, para a semana 39 desta aventura.

1. A gestação 39ª semana: as datas

Seguindo a sua gravidez, a mamã modelo cuja história acompanhamos irá viver a semana 39 da sua gestação entre os dias 22 e 28 de Outubro.

Nesta fase, ela já não tira os olhos do calendário e está atenta a todos os sinais.

Sabe que o parto está eminente e, embora lhe tenham dito que é muito raro o parto acontecer no tempo previsto, havendo algumas mamãs que dão à luz antes de tempo e outras para as quais o parto acontece depois da data, cada segundo é de expetativa.

Nesta fase é comum que sinta alguns sinais de que está a entrar em trabalho de parto. Estes serão indicadores para que agarre na sua mala de gestação e siga para o hospital.

Deve fazê-lo! Ainda assim, existem alguns falsos alarmes.

Por norma, apenas quando as contrações são constantes e fortes (ocorrendo a cada 20 segundos) indicam que chegou o momento!

2. Gestação 39ª semana: explanando

Pela semana 39 da gestação, dentro da futura mamã, o bebé tem soluços provocados pelo pouco ar que respira e pela ingestão do líquido amniótico. Estes irão causar, na gestante, algum desconforto.

Haverá, sobre a pele do bebé, uma camada de pelo esbranquiçado, ainda que em menor quantidade. Muitos bebés perdem esta camada protetora apenas após o nascimento, sendo frequente que nasçam com uma camada suave na zona da testa e do pescoço.

Nesta fase estará, provavelmente, muito nervosa. Tente relaxar, dentro dos possíveis e prepare-se. O final da gestação está mesmo à porta! E será o começo de uma nova fase cheia de amor e ternura.

Avançamos, agora, para descobrir o que acontece na gestação durante a 40ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo