A gestação: 31ª semana

A gestação: 31ª semana

Gravidez 31 semanas

A gestação: Trinta e uma semanas

Na última paragem desta viagem, conhecemos “A gestação: 30ª semana”. A importância da boa alimentação e do consumo de água foram salientados e notámos, já, como passam rápido as semanas da gravidez.

Ainda ontem era dia 29 de Janeiro e a nossa personagem imaginária começava a primeira semana do seu sonho de ser mãe. Agora, entre os dias 20 e 26 de Agosto, esta mesma mamã conheceu a semana 30.
Aproxima-se cada vez mais o momento final. E, pacientemente, ela leva-nos, agora, a conhecer a semana 31 desta aventura.

1. A gestação 31ª semana: as datas

Para a nossa personagem, a 31ª semana da gestação irá acontecer entre os dias 27 de Agosto e 2 de Setembro. Assumindo que não seja um parto prematuro, faltam sensivelmente 9 semanas para a hora H.
Nesta semana poderá já sentir algumas contrações. Embora esta sensação se assemelhe às que viverá durante o parto, elas não são um indicador de que o parto vá acontecer no imediato.

Conhecidas como Braxton Hicks (ou falso trabalho de parto), estas contrações são bastante frequentes mas menos dolorosas. Procure manter a calma e, caso sinta algo inesperado, consulte o médico de imediato.

Estados do feto nas semanas de gravidez

Desenvolvimento fetal

2. Gestação 31ª semana: explanando

As contrações não serão a única razão pela qual deve manter-se calma. Nesta fase, o bebé sente bastante o seu estado de espírito e é muito importante que crie um ambiente de paz e serenidade, buscando o conforto.

Pode fazer caminhadas ou tomar longos banhos, embarcar em massagens ou em aulas de hidroginástica para gestantes. Faça o que fizer, procure apenas garantir o seu bem-estar.
Nesta fase, algumas futuras mamãs sentem ocasionalmente dificuldades respiratórias, devido à pressão que o útero exerce no diafragma. Este problema tende a ser naturalmente resolvido à medida que o bebé desce no seu ventre, começando a preparar-se para assumir a posição do nascimento.
Nesta fase, o bebé ainda está em crescimento. Tem menos espaço no útero e é por isso que busca a mais confortável das posições – e a que melhor conhecemos pelas imagens: a posição fetal.

Quase totalmente formado, o bebé está apenas a desenvolver os seus pulmões.

Por esta altura, o seu pequeno rebento já terá 40 centímetros e pesará um quilo e meio. É natural que sinta a sua presença cada vez mais e que isso a encha de alegria.

É essa alegria que desejamos e é com ela que avançamos até à gestação na 32ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo