5 melhores desportos a praticar na gravidez

Desportos a praticar na gravidez

Uma mamã ativa pode ser sinónimo de uma mamã saudável. Ainda assim, perante uma fase de mudança e na qual existem tantos cuidados a ter, a procura pelo desporto a praticar na gravidez nem sempre é imediata.

Embarque com o Bebé a Bordo nesta procura pelos 5 melhores desportos a praticar na gravidez.

A gravidez é, sem sombra de dúvida, um dos períodos mais belos da vida de uma mulher. Ainda assim, se formos realistas, saberemos que nem tudo é cor-de-rosa.

Além das alegrias, dos planos e do (imenso) amor; existem as alterações hormonais, as mudanças de humor, as dores, os enjoos e as noites mal dormidas.

A maioria das mamãs esquece tudo o que foi menos bom assim que o seu bebé nasce.

Ainda assim, durante o tempo da gestação, a falta de disposição e as dores podem levar, erradamente, a que a gestante se torne mais sedentária do que deveria.

A prática de exercício físico na gestação é fundamental para garantir uma gravidez saudável e também o bem-estar da mulher grávida.

Além de ajudarem a gestante a controlar o peso, as práticas desportivas irão ajudar a melhorar a sua circulação, a prevenir situações como a diabetes e a hipertensão, a melhorar a postura física da futura mamã, a melhorar toda a dinâmica do organismo e ainda a aliviar o stress provocado pela ansiedade global que acompanha estas mulheres.

No que respeita ao parto e à recuperação no pós-parto, a atividade física terá, também, um papel sobejamente positivo.


A par com todas estas vantagens, a libertação das famosas endorfinas na corrente sanguínea servirá para fazer com que a mamã se sinta melhor, bebendo de uma verdadeira sensação de felicidade e bem-estar.

No global, quando uma grávida escolhe os melhores desportos a praticar na gravidez, está a contribuir para a redução do cansaço e dos riscos de problemas físicos, melhorando a sua qualidade de vida e a do seu bebé, e tornando a gestação uma fase recheada (maioritariamente) de boas memórias.

Apesar de tudo isto ser indubitavelmente verdade, é igualmente verídico que nem todas as atividades desportivas são seguras para a mulher grávida, sendo importante que saiba quais os melhores desportos a praticar na gravidez e que discuta a sua prática com o médico que acompanha a sua gestação, para garantir que não existe nenhum constrangimento na sua realização.

Hoje, no Bebé a Bordo, fomos à procura dos 5 melhores desportos a praticar na gravidez. Acompanhe-nos para saber quais são.

hidroginástica para gestantes

1. Hidroginástica

A hidroginástica apresenta-se como um dos mais completos e melhores desportos a praticar na gravidez.

Grandemente recomendada pelos especialistas de saúde, esta prática ajuda a reduzir o inchaço dos membros inferiores, promovendo movimentos corporais completos e aliviando a sensação de peso que surge no final da gestação.

Neste desporto, principalmente quando praticado em águas mornas, os músculos são trabalhados e tendem a relaxar, o que ajuda, também, a prevenir situações de insónia.

Além disto, estudos revelam ainda uma relação entre a prática de hidroginástica na gestação e a redução das dores de parto.


ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO