O que o bebé pode comer quando esta com diarreia?

Se foi mamã, cedo ou tarde conviverá com esta realidade. Por muitos cuidados que existam, os bebés adoecem ou têm pequenos constrangimentos. Um deles, que muito preocupa as mamãs, é a diarreia. Sabe qual a alimentação do bebé com diarreia?

Venha saber com o Bebé a Bordo.

É muito frequente que os bebés apresentem um cocó mais mole do que o dos adultos, principalmente quando ainda são amamentados.

Não existe, no que a isto diz respeito, qualquer razão para preocupação.

Ainda assim, é igualmente comum que o bebé tenha ocasionais diarreias, sendo importante que a mamã se mantenha atenta ao aspeto das fezes da criança.

Quando este aspeto se altera, tornando-se muito aguado, é possível que o seu bebé esteja com diarreia.

Embora se trate de algo que em muito preocupa as mamãs, a verdade é que este se trata de um cenário comum e, muitas vezes, com os devidos cuidados, acaba por regularizar por si só.

Nesta fase é preciso ter particular atenção ao bem-estar da criança, avaliando efeitos do calor no bebé e assegurando a quantidade de água que o bebé deve beber, já que a diarreia pode levar à desidratação do seu filho.

Em casos nos quais venha a par com outros sintomas a consulta de um médico torna-se, também, absolutamente necessária.

Uma das grandes dúvidas das mamãs, perante a diarreia do bebé, diz respeito à alimentação do bebé com diarreia.


E, como tal, é para esta problemática que olhamos, para que saiba quais os alimentos que deve dar ao seu bebé perante esta situação.

Siga com o Bebé a Bordo para descobrir a alimentação do bebé com diarreia.

1. Diarreia no bebé

Como já referimos, num primeiro momento, é preciso que os cuidadores do bebé distingam as fezes moles (habituais nos bebés) da diarreia.

A diarreia apresenta-se, geralmente, na forma líquida e abundante, podendo levar à desidratação da criança.

Esta desidratação é, pois, o maior perigo imediato, sendo que, quando não é devidamente tratada, em tempo útil, esta pode provocar diversos problemas de saúde no bebé ou ser mesmo fatal.

Torna-se, por isso, imprescindível a hidratação do bebé com diarreia através do consumo de líquidos.

Uma diarreia no bebé pode ter diversas origens, podendo ser provocada por bactérias, vírus, parasitas ou até por reação a determinadas comidas ou medicamentos.

A melhor pessoa para avaliar as causas do problema será, evidentemente, o médico do seu bebé.

2. Alimentação do bebé com diarreia

A alimentação do bebé com diarreia deve, antes de mais, garantir a sua hidratação.

Para crianças com mais de 6 meses e que iniciaram já uma diversificação alimentar, águas e água de coco podem ser usadas para garantir que o bebé está hidratado.


Bebés amamentados ou que sejam alimentados com fórmulas deverão manter o leite na sua dieta mas poderão optar por fazê-lo a par com soluções de rehidratação oral, vendidos em farmácias e que garantem o aporte de água, sais minerais e açúcares.

Antes de integrar estas soluções na dieta do bebé com diarreia, deve consultar um especialista.

Depois dos 6 meses, quando o bebé começa, já, a incluir outros alimentos na sua rotina alimentar, existem vários alimentos que pode usar como aliados no combate à diarreia do seu filho, integrando-os na alimentação do bebé com diarreia.

Nesta alimentação pode, pois, incluir o arroz, as papas de arroz, a banana, maçã cozida, marmelo cozido, cenouras cozidas, massas, carnes brancas, canja, pão torrado ou ainda bolachas de água e sal.

Por outro lado, na alimentação do bebé com diarreia não deverão constar os legumes verdes, os cereais integrais, os molhos e os fritos.

Durante todo o processo de alimentação do bebé com diarreia deve recordar que o mais importante é garantir a hidratação da criança.

3. Outros cuidados

Perante o bebé com diarreia existem, ainda, outros cuidados a ter além dos alimentares.

A promoção de uma boa higiene é fundamental para evitar que se dê o contacto de alguns dos microorganismos responsáveis pelo problema com a boca do bebé.

Desta forma, deve incentivar o seu filho a lavar sempre as mãos antes de comer.

Embora a diarreia costume desaparecer sozinha, é importante que consulte o médico caso esta persista por mais de dois dias ou no caso de o seu filho apresentar febre, se recusar a ingerir líquidos, apresentar sangue nas fezes ou tiver vomitado.

Lidou com este problema? Qual foi a alimentação do bebé com diarreia? A sua experiência pode ser uma mais-valia para outras mamãs na mesma situação. Conte-nos tudo!

Algumas fontes: nestlebebe universodobebe  vounascer  brasil.babycenter  tuasaude

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO