As questões relacionadas com a forma física são uma constante na vida de muitas mulheres e, para muitas, mesmo durante a gestação, estas permanecem no centro dos seus cuidados e atenções. Assim, é natural que muitas mamãs se questionem sobre se o ácido fólico na gravidez faz engordar.
Sabe a resposta? Venha saber com o Bebé a Bordo.
Quando falamos em gravidez, o ácido fólico é, sem dúvida, uma das vitaminas mais importantes.
Vital para o desenvolvimento do bebé, nomeadamente a nível neuronal, este costuma ser recomendado à gestante, aconselhando-se às gestantes que mantenham uma alimentação que integre alimentos ricos em ácido fólico e sendo, mesmo assim, muitas vezes receitados suplementos desta vitamina.
Sem contraindicações e com muitas vantagens, o ácido fólico é uma mais-valia desde o período das tentativas de engravidar e durante toda a gravidez, ajudando a prevenir malformações no feto e complicações para a mamã como, por exemplo, a anemia gestacional.
Embora a sua toma seja, como já vimos, muito importante na gravidez, existe, entre as futuras mamãs, a ideia de que a toma de ácido fólico pode contribuir para o aumento de peso.
É, assim, frequente que as mamãs coloquem a questão: Será que o ácido fólico na gravidez faz engordar?
É a esta questão que responderemos hoje! Siga com o Bebé a Bordo para descobrir se o ácido fólico na gravidez faz engordar.
1. Conhecendo o ácido fólico
Esta vitamina já é bem conhecida pelas futuras mamãs mas, pela sua importância, nunca é demais destacar as suas caraterísticas.
Também conhecido como vitamina B9, o ácido fólico trata-se de uma vitamina solúvel em água e, como tal, é uma das vitaminas que ajuda a transformar os alimentos em energia.
O ácido fólico, em particular, ajuda na quebra e na criação das proteínas, contribuindo para a formação dos tecidos e das células sanguíneas.
Quando tomado na gravidez – e principalmente se esta toma se iniciar alguns meses antes de engravidar – o ácido fólico irá contribuir para evitar situações de malformação fetal e ajudar a desenvolver o sistema neuronal do bebé.
Esta vitamina está naturalmente presente em vários alimentos, existindo ainda suplementos alimentares da mesma.
2. Ácido fólico na gravidez faz engordar?
Antes de respondermos a esta questão, importa compreender a sua razão de existir.
Vários estudos têm relacionado o ácido fólico com o aumento do apetite em crianças; com o maior crescimento fetal e também com a melhoria da saúde de adolescentes com baixo IMC.
Esta ligação entre o ácido fólico, o crescimento e o aumento do apetite faz com que muitas mamãs temam que a toma desta vitamina as leve ao aumento de peso, gerando assim a questão à qual nos dirigimos: será que o ácido fólico na gravidez faz engordar?
Não existem provas científicas de que o ácido fólico na gestação engorde.
Na verdade, os especialistas insistem que a sua toma isolada não leva ao aumento de peso, tendo, no entanto, efeitos positivos inegáveis no que respeita à prevenção de defeitos no tubo neuronal do feto e no tratamento da anemia gestacional.
Estes especialistas consideram ainda que o mito criado em torno da ideia de que o ácido fólico na gravidez fez engordar pode ser perigoso, fazendo com que algumas mamãs, erradamente, optem por evitar as suas fontes naturais ou suplementares.
3. Outras considerações
A toma de ácido fólico deve seguir sempre as doses recomendadas, para se evitarem as consequências da carência desta vitamina ou do excesso de ácido fólico na gravidez.
Fale com o seu obstetra sobre esta questão e avalie, com ele, a necessidade de integrar um suplemento de ácido fólico na sua rotina alimentar.
Algumas fontes: brasil.babycenter medicoresponde mundoboaforma natue
GIPHY App Key not set. Please check settings