Brócolos na gravidez: 7 razões para comer este legume

Os brócolos na gravidez podem ser fortes aliados da gestante, ajudando-a a nutrir-se, a proteger o seu organismo e a garantir o correto desenvolvimento fetal. Já conhece este legume e as suas propriedades? Então, venha saber 7 razões para comer este legume na gravidez com o Bebé a Bordo.

A alimentação saudável faz parte do quotidiano das gestantes que procuram, fundamentalmente, garantir o aporte necessário de nutrientes para que o seu bebé se desenvolva corretamente.

Nesta fase da vida, muitas perguntas se colocam no que diz respeito à alimentação. As gestantes, por norma, querem saber quais os melhores legumes para ingerir na gravidez, como deve ser o cardápio da grávida obesa ou quais os riscos de comer pouco na gravidez.

Claro que os conhecimentos sobre alimentos particulares cumprem, aqui, um papel fulcral e, como não podia deixar de ser, os benefícios de ingredientes como a groselha ou o açaí durante a gestação acabam por ser questionados. Da mesma forma, no que diz respeito aos legumes, as gestantes querem saber quais as propriedades de alimentos diversos. Assim, saber os benefícios dos brócolos para o organismo será, também, importante.

Sabendo disto mesmo, fomos conhecer este vegetal, para descobrirmos quais as principais razões pelas quais deve ingerir brócolos na gravidez.

Se também tem curiosidade sobre as vantagens deste legume para a sua gestação, não deixe de ler o artigo que se segue.

1. O que são os brócolos? bróculos

Os brócolos (ou brócolis, em português do Brasil), são vegetais pertencentes à família dos Brassicaceae, da qual fazem também parte a couve-flor e as couves-de-bruxelas.

Conhecido por muitos como um super-vegetal, este é aclamado pela ação na prevenção de mutações celulares, pelos índices elevados de sulforanos e pela sua riqueza vitamínica e mineral.

Com uma grande diversidade de utilizações, que incluem o seu consumo na forma natural (crua), cozida, encalada, feita a vapor ou integrando sopas e saladas; os brócolos apresentam vantagens diversas em todas as fases da vida. Assim, estes apresentam-se, também, como uma boa opção para as gestantes.

O que diz a tabela nutricional dos brócolos

Com apenas 37 calorias por cada 100 gramas de produto alimentar, os brócolos são aclamados pela presença de diversos nutrientes.

Encontramos, neste vegetal, elevadas doses de vitaminas (incluindo a vitamina A, C, K e B9) e também de minerais, entre os quais se destaca o ferro, o manganês e o potássio.

2. Brócolos na gravidez grávida com brócolos na mão

Os brócolos na gravidez apresentam-se como um alimento muito seguro e nutritivo, que trará inúmeras vantagens à saúde da mamã e do bebé.
Este alimento é um aliado da dieta da gestante, trazendo um aporte significativo de muitas das vitaminas e minerais essenciais nesta fase da vida.

Promovendo a saúde e o bem-estar, este alimento irá garantir a saúde da mulher, o desenvolvimento fetal e também a redução dos desconfortos que se associam com a gestação.

Os brócolos na gravidez poderão ser cozinhados em sopa, cozidos, encalados ou cozinhados a vapor. Desaconselha-se, no entanto que os brócolos na gravidez sejam comidos crus em saladas, já que poderão causar infeções bacterianas.

É também importante, mediante o consumo de brócolos na gravidez, que os mesmos sejam bem lavados antes de serem cozinhados.

3. 7 razões para comer brócolos na gravidez 

Existem diversas razões pelas quais a mulher grávida deve incluir no seu menu este vegetal durante a gestação. Aqui, apresentamos 7 razões para comer brócolos na gravidez:

1. Previne a anemia gestacional

Sendo uma fonte de ferro, este alimento irá ajudar a fornecer ao organismo um extra deste mineral, numa fase em que o mesmo é fundamental para garantir que o bebé recebe oxigénio. Assim, ajudará na formação das hemácias e ajudará, também, a combater sintomas como o cansaço e a fadiga.

2. Reforça o sistema imunitário

Sendo uma boa fonte de betacaroteno, selénio e vitamina C, os brócolos poderão ajudar no reforço imunitário, ajudando a prevenir doenças e dando um aporte energético à gestante.

3. Promove o desenvolvimento fetal

A presença de ácido fólico nos brócolos é fundamental para o correto desenvolvimento do tubo neural do bebé, ajudando a evitar situações perigosas, como a espinha bífida. Ajudará ainda a evitar situações como a pre-eclampsia.

4. Evita a obstipação gestacional

Muitas gestantes sofrem com a prisão de ventre e, sendo ricos em fibras, os brócolos podem ajudar a evitar esta situação. Estes são, portanto, ideais para regular o organismo e promover um trânsito intestinal saudável.

5. Evita problemas de nascença

Alguns dos defeitos, deficiências e problemas de nascença resultam da falta de nutrientes durante a gestação. Altamente nutritivos, os brócolos podem ajudar a minorar o risco deste tipo de situação.

6. Prevenção e tratamento da diabetes gestacional

A diabetes gestacional é outro dos problemas comuns que os brócolos na gravidez podem ajudar a solucionar. Regulando os índices da glicose no sangue estes quebram os açúcares e ajudam a garantir a redução da pressão gerada pela insulina.

7. Garantem a saúde cutânea

Muitas gestantes têm uma maior sensibilidade na pele. Pela presença das vitaminas A, B, E e K, o consumo de brócolos pode ajudar a proteger a pele das radiações, conferindo-lhe ainda um aspeto mais saudável.

Já conhecia as vantagens do consumo de brócolos na gravidez? Costuma integrar este vegetal na sua rotina alimentar? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo quais são as suas formas favoritas de comer brócolos na gravidez.

Poderá ter interesse também em:

Alimentação na gravidez trimestre a trimestre

Algumas fontes: momjunction parenting.firstcry askwomenonline beingtheparent pregnancyrelated

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo