Saber se a gestante pode beber chá de 3 anos e quais os cuidados a ter neste consumo é a pergunta de muitas mulheres grávidas. Hoje, fomos à descoberta das propriedades deste chá para descobrirmos se ele é, ou não, seguro para as gestantes.
Se quer saber se a gestante pode beber chá de 3 anos, descubra com o Bebé a Bordo.
Durante a gestação, são muitas as perguntas que se colocam, para garantir a segurança da gestação e do próprio feto. Não é incomum, por isso, no que respeita ao consumo de chá, que as mulheres grávidas tenham algumas questões.
Perguntas sobre a segurança do consumo de chás como o chá verde, o chá de arruda ou o chá de folhas de framboesa são bastante regulares.
A verdade é que o consenso sobre a toma de infusões, principalmente herbais, é difícil. Os especialistas parecem não conseguir concordar sobre a questão, uma vez que, apesar de todos os benefícios nutricionais de alguns chás, as suas ervas carecem de estudos científicos suficientes que atestem a sua segurança, não se sabendo o efeito efetivo que este consumo possa ter sobre o feto. (1)
Os benefícios do chá de 3 anos são muito aclamados, já que as suas propriedades nutricionais, a par com a sua ação desintoxicante, antioxidante e alcalinizadora ajudam a melhorar, de forma quase global, o funcionamento do organismo.
Apesar disto, no entanto, este chá de origem japonesa, proveniente da planta de chá (que dá também origem ao chá preto e ao chá verde) levanta questões diversas nas gestantes.
Hoje, quisemos saber quais as principais caraterísticas do chá de 3 anos e descobrir se a gestante pode consumi-lo e quais os cuidados a ter neste consumo.

1. O chá de 3 anos: benefícios e caraterísticas
O chá de 3 anos trata-se de um chá japonês, proveniente da planta de chá. Após a colheita, as folhas desta planta são envelhecidas durante um longo período de tempo (sendo esta a razão pelo qual ficou conhecido como chá de 3 anos).
Outros nomes para o chá de 3 anos são chá de Kukicha, Twig ou Bancha, sendo este um chá com uma caraterística palativa cremosa, tostada e levemente doce.
Antes de estar pronta para a infusão, a folha que dá origem a este chá é maturada, acabando por perder cafeína face a variantes como o chá preto ou verde e ganhando renovadas caraterísticas nutricionais, entre as quais se destaca o elevado teor de vitaminas (incluindo as vitaminas A e C) e também o alto índice de cálcio. (2)
Entre os benefícios da infusão, encontra-se a forma como ajuda a desintoxicar órgãos vitais como os rins e o fígado, a forma como elimina a acidez excessiva do organismo, a promoção de uma pele, dentes e ossos mais saudáveis, o equilíbrio dos índices glicémicos e o combate aos radicais livres.
2. Será que a gestante pode beber chá de 3 anos?
Não existe nada que impeça, à partida, uma gestante de fazer a ingestão deste tipo de infusão, sendo esta considerada bastante segura para mulher grávida.
Rico em cálcio, o chá de 3 anos pode ajudar a melhorar o sistema ósseo da mãe e promover, mesmo, um melhor desenvolvimento dos ossos do feto. (3)
Além disso, sendo usualmente de origem orgânica, esta infusão não levantará problemas com eventuais produtos químicos agrícolas que possam apresentar-se como prejudiciais para o desenvolvimento fetal. (4)
Este chá é considerado bastante bom para ajudar na regulação digestiva da gestante, ajudando a solucionar um dos desconfortos mais comuns na gestação: a obstipação. Assim, o seu consumo pode, na verdade, ser bastante positivo para a saúde e bem-estar da gestante. (5)
3. Quais os cuidados que a gestante deve ter ao consumir o chá de 3 anos?
Embora seja globalmente considerado seguro, o consumo do chá de 3 anos pela gestante não dispensa alguns cuidados extra.
Como referimos, a proveniência deste chá é a mesma do chá preto e do chá verde. Devido ao período de envelhecimento e maturação, este chá tem um teor de cafeína muito mais reduzido do que os restantes mencionados.
Ainda assim, o chá de 3 anos contém, também, cafeína – uma substância excitante e que deve ser evitada durante a gestação.
Assim, no consumo do chá de 3 anos, a gestante deve ter particular atenção à moderação, já que, se tomar este chá em excesso, poderá estar a ingerir demasiada cafeína, apesar do baixo teor que a infusão contém.
É ainda recomendável que a gestante fale com o médico antes de ingerir esta ou qualquer outra infusão, na medida em que pode existir alguma situação particular que torne este consumo nocivo para o seu caso particular.
As lactantes devem evitar por completo o consumo deste chá, já que, ainda que cafeína do mesmo seja residual, esta pode impactar no processo de aleitamento.
Já conhecia o chá de 3 anos? Consumiu este chá durante a sua gestação? Partilhe os seus pensamentos e opiniões com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.
Poderá querer ler também:
Grávida pode tomar chá de rooibos, quais as vantagens desta infusão
GIPHY App Key not set. Please check settings