Mamilos gretados, o que fazer?

Mamilos gretados

O momento da amamentação é muito especial para as mamãs.

Trata-se de um dos mais belos instantes da maternidade e de uma forma inegável de criar uma ligação única com o bebé, ao mesmo tempo que o alimenta e contribui para o seu desenvolvimento saudável.

Apesar de ser um momento mágico, no entanto, este é, igualmente, um gerador de questões.

Algumas perguntas frequentes dizem respeito à duração da mamada, à forma de fazer o aleitamento quando a mamã tem o mamilo plano ou invertido e à maneira de resolver os mamilos gretados que surgem como consequência das sucessivas mamadas.

É sobre esta última questão que nos iremos debruçar, para que saiba tudo o que precisa sobre as causas e o tratamento deste problema.

1. Mamilos gretados: um problema comum

A amamentação pode fazer com que surjam pequenas “quebras” no peito.

Não está sozinha nesta realidade! São muitas as mamãs que reclamam das fissuras que surgem nos mamilos (algumas delas, pouco depois de terem iniciado a amamentação).

Isto acontece porque o seio da mulher (e particularmente o mamilo) se trata de uma zona sensível, que, anteriormente, pouco ou nada esteve exposta a estímulos externos.


Resguardada dentro da roupa, esta região do corpo não tinha, provavelmente, sentido qualquer agressão até iniciar o processo de amamentação do seu bebé.

Desta forma, tratando-se de uma zona sensível, é natural que, perante a sucção do bebé, esta apresente pequenas feridas, criando os comuns mamilos gretados.

Mae a amamentar com dores por causa dos mamilos gretados

2. As causas do problema

Os mamilos gretados podem advir de diversas causas, todas elas relacionadas com o momento da amamentação.

Saber qual a razão pela qual as fissuras se estão a formar será o primeiro passo para, depois, avançar para o seu tratamento.

Uma das causas dos mamilos gretados é a forma como pega na criança.

Para que o bebé consiga mamar de forma correta, é muito importante que a posição da mamã seja confortável para ela e que o bebé encontre a mama de frente, para que tenha espaço para agarrar bem o peito.

Caso o seu bebé abocanhe o seu peito de forma incorreta – conhecido como “má pega” – pode provocar fissuras no seu mamilo.

Lembre-se de que, para que o aleitamento decorra da melhor forma e sem a ferir, o bebé deverá abocanhar toda a aréola e não apenas o mamilo.

Outra das causas possíveis do problema é a lavagem excessiva desta região. Isto acontece porque a água tende a ressecar a pele, tornando-a mais sensível.


Por fim, é comum que este problema decorra de um mau uso dos discos de amamentação, sendo muito importante que a mamã o mantenha entre o sutiã e o mamilo e que faça trocas regulares dos mesmos, para evitar infeções.

3. Evitar e tratar os mamilos gretados

Consoante a razão pela qual surgiram as fissuras no seu peito, a forma de as evitar/tratar será distinta. Ainda assim, seguir todas as recomendações será a forma ideal de garantir que o seu mamilo não fica ferido.

Assim, para começar, uma das formas de evitar as gretas será garantir a pega correta do peito.

Para tal, evite apresentar chupetas e/ou tetinas ao bebé até este estar familiarizado com o peito.

Outra forma de evitar os mamilos gretados será evitar que o bebé mame enquanto dorme, uma vez que poderá ser um processo mais moroso e mais agressivo para os seus mamilos.

No caso de a lavagem excessiva dos mamilos ser a causa principal das fissuras, recomendamos que aposte num creme hidratante.

A aplicação deste, depois da lavagem, irá garantir que a pele não fica tão seca e, assim, evitará gretas.

Embora os mamilos gretados possam ser tratados, a melhor forma de lidar com esta questão será a título preventivo.

Siga as nossas digas e garanta que a amamentação do seu bebé é um momento belíssimo e sem resquício de dor.

Sofreu de mamilos de gretados durante o aleitamento? Como resolveu este problema? Partilhe a sua experiência com as restantes mamãs.

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO