in

Amamentação, antes ou depois do banho?

Amamentar, antes ou depois do banho

Antes ou depois do banho, quando devo amamentar

Tal como a gestação, a maternidade gera muitas dúvidas, principalmente nas mamãs de primeira viagem.

Ainda sem conhecerem bem as melhores alturas ou formas de lidar com as situações do quotidiano, estas recém-mamãs veem-se questionar as maiores e as mais pequenas coisas do dia-a-dia:

Como posso amamentar sem dor? Será que devo dar banho ao bebé todos os dias? Qual é a melhor posição para amamentar?

Estas são algumas das questões, entre muitas outras que têm igual fundamento e importância.

Com a quantidade de informação disponível nos nossos dias, irá encontrar muitas respostas para a maioria delas… e deverá recordar que cada pessoa é uma pessoa e que nem todas as estratégias e métodos funcionarão consigo.

A única regra de ouro, universalmente válida é esta: se tem uma questão, não deixe de perguntar!

Hoje, respondemos a uma pergunta que, muitas vezes, surge na mente destas mamãs no que respeita à amamentação: será que devem amamentar antes do banho do bebé ou depois?

Esta questão é perfeitamente válida, até porque o tempo nos habitua a temer os banhos após a refeição.

Ainda assim, no que diz respeito ao seu filho, poderá não existir uma resposta tão linear.

Hoje, debruçamo-nos sobre a questão para descobrirmos se é melhor promover a amamentação antes do banho ou amamentar depois do banhinho estar dado.

Acompanhe-nos para saber .

1. Explanando os medos

Antes de avançarmos para a amamentação e o momento mais correto de a fazer, importa compreender as razões que criam este medo no coração de tantas mamãs.

Quase todos temos em mente os dias de praia ou de piscina da nossa infância, quando era a nossa mãe a dizer: “não podes ir à água antes de fazer a digestão ou podes ter uma congestão!”.

Foi com esta frase – ou alguma equivalente – que aprendemos a temer o banho depois da refeição.

Muitos estudos têm vindo a debruçar-se sobre esta questão e alguns fóruns credíveis – como a BBC ou o New York Times – reforçam que a ideia de que nadar ou tomar banho após a refeição não afeta a digestão nem promove qualquer tipo de doença e/ou o afogamento.

2. Amamentação depois do banho

Se a mamã optar por amamentar depois de ter dado banho ao bebé terá algumas vantagens, na medida em que o bebé estará pronto para se alimentar e dormir.

Amamentar depois do banho não é, de todo, obrigatório mas ajuda a evitar alguns constrangimentos e momentos mais desagradáveis que ocorrem, frequentemente, quando o banho do bebé acontece depois da mamada.

3. Amamentação antes do banho

Amamentar antes do banho não é obrigatório mas é, de facto, recomendado.

Esta recomendação não está, como explicámos, relacionada com qualquer tipo de problema de digestão mas antes com a probabilidade de acabar por ter nas mãos um bebé algo enjoado.

A agitação do banho, provocada pelos movimentos, ainda que suaves, aliados à retirada e troca de roupa ou à limpeza do corpinho, poderá deixar o bebé nauseado e fazer com que este acabe por bolsar.

Além disso, por norma, os bebés gostam de dormir depois da beber o leitinho, o que pode e deve ser promovido pelas suas mamãs, para que este possa ter um momento mais relaxado após a mamada.

4. Respondendo às questões

Como vimos, não existe uma resposta única e final no que diz respeito a esta questão.

Poderá, sem medos, fazer amamentação e banho na ordem que lhe parecer mais prática e adequada ao seu caso em particular.

Ainda assim, se der o banhinho ao seu filho antes de dar peito, terá uma maior probabilidade de evitar o desconforto de o ver bolsar.

No caso de notar que o seu bebé está com fome poderá, se desejar reduzir a probabilidade de que ele bolse, dar-lhe esse banhinho mais cedo ou, em alternativa, deixá-lo para depois do tempo de repouso do bebé, para que passe algum tempo entre a refeição e o banho.

Costuma amamentar o seu filho antes ou depois do banho? Por que razão tomou esta opção?

Conte-nos como foi a sua experiência!

Fontes:
New York Times
BBC

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

comer cereais na gravidez

Comer cereais na gravidez, é bom?

arroto do bebé

O arroto do bebé, porque é importante?