in

As melhores posições para amamentar o bebé

Quais as melhores posições para amamentar o bebé

Posições para amamentar, momentos de cumplicidade

Parabéns! Acabou de receber, no seu seio, a dádiva da maternidade.

Depois do período de gestação tem, por fim, o seu bebé nos braços. Provavelmente ainda terá algumas dúvidas sobre a forma de o cuidar.

Não desespere: é natural!

Querer fazer o melhor pelo seu pequeno rebento nem sempre se traduz num momento de espontânea sabedoria.

O mais importante será permitir a si mesma descobrir a melhor forma de tornar cada momento perfeito.

No que respeita a dar de mamar, por exemplo, é natural que uma recém-mamã – principalmente se for a primeira viagem ao mundo da maternidade – tenha algumas dúvidas.

Amamentar o bebé é um acto muito benéfico, tanto para a mãe como para o bebé, tratando-se de uma forma de fortalecer os elos entre os dois, ao mesmo tempo que garante a correta alimentação e nutrição do seu filhote.

https://www.facebook.com/bebeabordo.pt/videos/285394288594883/

Amamentar nos primeiros seis meses

Durante os primeiros seis meses da sua vida, a criança encontrará, neste alimento produzido pelo corpo feminino, todos os nutrientes de que necessita e, mesmo depois desse período, a sua ingestão ajudará a criança a aceder a elementos fundamentais da sua alimentação.

Apesar de todas as vantagens do aleitamento, no entanto, dar o peito levanta questões diversas e é realmente comum que surjam algumas dúvidas sobre a melhor forma de o fazer.

No presente artigo, procuraremos recomendar algumas das melhores posições para amamentar o bebé.

Embora possa parecer um fator algo secundário ou algo que acontece de forma espontânea e natural, a verdade é que nem sempre é fácil encontrar a posição mais correta para a amamentação.

Conforto para ambos, as melhores posições para amamentar

Fator fundamental para o sucesso, o posicionamento da mãe e do bebé deve garantir o conforto de ambos, para que o lactante consiga alimentar-se corretamente e que a sua progenitora não sofra ferimentos indesejados e dispensáveis.

Um posicionamento de amamentação correta deverá, por isso, permitir à criança pegar no peito da mãe de forma correta, para conseguir extrair o leite sem ferir o mamilo.

A forma mais indicada para o bebé fazer este processo será abrir a boca antes de levar os lábios à mama, mantendo sempre a boca mais na parte inferior do peito do que na superior, com o queixo levemente encostado ao peito.

O bebé não deverá pegar apenas no mamilo, uma vez que, além de ferir a mãe, esta posição impedirá o leite de sair, o que pode frustrar a criança.

Ao mamar, o bebé não deverá produzir qualquer som além do engolir do leite.

Se tal acontecer, a posição deve ser alterada para garantir o sucesso da mamada.

Tendo atenção a estes pormenores, a mamã poderá optar por várias posições, que estimulam o aleitamento e garantem o conforto tanto da mulher como do infante.

Quais as melhores posições para amamentar o bebé

Deixamos algumas sugestões:

1. Posições para amamentar – Posição de embalar

– Esta será, provavelmente, a mais comum das posições para amamentar.

Nesta, a mãe encontra-se sentada e posiciona o bebé, deitado nos seus braços, agarrando-o junto ao peito durante o tempo da refeição.

Neste caso, a mãe deverá garantir que o bebé tem a barriga encostada à sua e que segura o seu corpo por baixo, com ambos os braços.

posições para amamentar

2. Posições para amamentar – Deitada de lado

– Mantendo-se na posição horizontal, a mamã deverá ajudar o bebé a encontrar o peito que se encontra mais próximo do colchão para garantir o conforto de ambos e apoiar a nuca do infante.

Esta é a posição ideal para dar peito ao bebé quando sentir que está muito cansada ou nas mamadas noturnas.

3. Posições para amamentar – O Cavalinho

– Esta posição é aquela na qual, estando sentada, a mãe posiciona o bebé sobre as coxas, dando um apoio constante às suas costas e permitindo que este encontre o seu seio para a mamada.

Recomenda-se esta posição para bebés com idade igual ou superior a três meses, uma vez que, nesta idade, conseguem já segurar a cabeça sem grande apoio por parte da mãe.

4. Posições para amamentar – Sentada e com o bebé sob o braço

– Trata-se da melhor posição para ajudar a aliviar a tensão das costas da mulher.

Para dar de mamar nesta posição, a mamã deverá deitar o bebé no seu colo, passando-o por baixo de um dos braços, enquanto garante o apoio do infante com a ajuda de uma almofada (normal ou própria para a finalidade).

5. Posições para amamentar – De pé

– Não é a mais cómoda das posições mas, em alguns momentos, poderá ter a necessidade de amamentar o seu bebé estando de pé.

Para facilitar esta tarefa poderá utilizar o sling (pano para transporte de bebé) ou agarrar o seu bebé colocando uma mão entre as pernas do infante para garantir o seu total apoio.

Depois, deverá oferecer o seio que se encontre mais próximo da sua boca para permitir que o aleitamento seja feito.

Independentemente da posição que escolher, recorde que este é um momento de ligação profunda entre a mãe e o bebé e aproveite-o ao máximo.

Se tiver uma posição favorita para amamentar o seu bebé ou tiver vivido alguma história durante a amamentação, não deixe de partilhar connosco a sua experiência.

Ela poderá ser um presente valioso para as novas mamãs.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Tratar a crosta láctea no bebé

Saiba como tratar a crosta láctea

gravidez aos 40 anos

Dicas sobre a gravidez aos 40 anos, amor sem idade