4 ideias para fazer em casa com as crianças

Períodos de confinamento são sempre difíceis mas, com crianças, pode ser ainda mais complicado. Perante a fase de quarentena que tantos países estão a adotar, nada melhor do que saber como manter o seu filho entretido. Venha conhecer com o Bebé a Bordo algumas ideias para fazer em casa com as crianças.

Pensar em atividades para fazer com as crianças abre um sem fim de opções. Nos tempos livres, é natural que pense em levar o bebé à praia, que procure parques temáticos para as crianças ou mesmo pense nos melhores museus para ver com os seus filhos

De facto, todas estas opções são excelentes. Infelizmente, todas elas implicam algo que nem sempre é possível: sair de casa.

Se nós, enquanto adultos informados, nem sempre conseguimos gerir o confinamento da melhor forma, a verdade é que, para as crianças, este pode ser ainda mais complexo, o que gera desafios evidentes para os pais.

Ter uma lista de ideias para fazer em casa com as crianças pode, por isso, ser muito útil, seja em situações como a atual – com o COVID-19 a fazer com que se implemente a quarentena – ou simplesmente em momentos nos quais, por algum motivo de ordem circunstancial ou pessoal, não consiga sair.

Conheça as nossas ideias para fazer em casa com as crianças.

1. Ideias para fazer em casa com as crianças: Ler um livro

Se a criança estiver a aprender a ler – ou já o tiver aprendido – ler um livro ou pedir ao seu filho que o leia em voz alta pode ser uma boa forma de estimular o seu desenvolvimento cognitivo e de promover o gosto pela atividade.

Caso não saiba, ainda, pode ser sua a tarefa de ler ou contar histórias.

Além de ser fabuloso para preencher o tempo em casa, segundo os estudos, ler em voz alta faz bem ao cérebro da criança.

2. Tenha brincadeiras imaginativas

Algumas atividades são muito positivas para a criança e também fazem os prazeres dos mais crescidos.

lego, por exemplo, é uma boa forma de garantir várias horas de diversão em família, ao mesmo tempo que estimula a coordenação, a imaginação, a compreensão e a atenção da criança.

Pode ainda fazer jogos como as escondidas ou a caça ao tesouro, escondendo pequenas “relíquias” pelas divisões.

3. Ideias para fazer em casa com as crianças: Use a cozinha como laboratório

As crianças gostam de “sujar as mãos” e, hoje em dia, a forma mais segura de o fazerem é ao lado dos pais, na sua própria cozinha. 

Convide os seus filhos para fazer bolos ou biscoitos e atribua-lhes as tarefas mais simples. Isto garantirá várias horas de atividade e terminará com um lanche delicioso.

4. Faça uma maratona de filmes de animação

Há quanto tempo não vê um filme de bonecos animados? Esta é a oportunidade perfeita de rever os clássicos e conhecer os mais recentes, lado a lado com os seus filhos.

Prepare as pipocas e faça uma sessão de cinema em casa com os mais pequenos.

Ainda que o motivo atual não seja o melhor, as atividades em casa com as crianças podem ser positivas para toda a família. Experimente as nossas ideias e partilhe os resultados aqui, no Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo