A partir de que idade levar o bebé à praia

Levar o bebé à praia, com quantos meses o poderei fazer?

As mamãs, principalmente as que o são pertinho do Verão, costumam questionar-se sobre qual será a melhor idade para começar a levar o bebé à praia.

Idealmente, estas recém mamãs esperam ouvir uma resposta única, direta e consensual. Não será, de todo, o que encontrarão nas suas pesquisas.

No que respeita a esta temática, são muitas as vozes antagónicas que se levantam.

Alguns, apontam o ano de idade como marco para a primeira viagem do bebé até à praia; outros, talvez a maioria, considera os 6 meses a idade ideal.

Outros ainda, no entanto, dizem que o bebé poderá começar a ir até à praia ainda como recém-nascido.

Tanto no que respeita à comunidade parental como ao mundo dos especialistas, as opiniões divergem e ensinam-nos o seguinte: a idade certa para levar o bebé à praia não existe!

Poderá fazê-lo conforme a sua consciência e estilo de vida ditarem.

No entanto, se o fizer (e principalmente se começar a fazer esta viagem com um bebé de mais tenra idade) deverá ter muita atenção à forma como o faz, para garantir a total segurança do seu filho.

banner biberonsechupetas.com

1. A idade ideal para levar o bebé à praia

Como referimos, levar o bebé à praia é algo que não tem uma idade estipulada.

A maioria dos especialistas considera que, uma vez que os protetores solares não se adequam a menores de 6 meses, este poderá ser o marco para as idas à prainha.

Ainda assim, com os devidos cuidados, os papás poderão optar por levar o seu filho mais cedo, havendo vários pais e mães que narram boas experiências veraneantes com bebés mais pequeninos.

Além destes, muitos defendem que a criança não deverá ser levada antes dos 12 meses, não apenas por questões de segurança, mas também porque é a partir do primeiro ano que a experiência da praia se torna mais interessante e apelativa para a própria criança.

 

Levar o bebé à praia

2. Cuidados especiais a considerar

Entre os cuidados que deverá considerar, seja qual for a idade de apresentação do seu filho à praia, estão os que se relacionam com a proteção da pele, a alimentação e a higiene do bebé.

Em qualquer idade, o risco de queimadura solar na pele sensível dos bebés é grande e, por isso mesmo, será desadequado expor a criança a este tipo de ambiente nas horas de maior calor, desaconselhando-se a permanência na praia entre as 11 da manhã e as 4 da tarde.

O uso de roupas para proteger do sol torna-se mais importante quanto mais tenra for a idade, sendo importante recordar que, até aos 6 meses, o bebé deve ser sempre mantido na sombra, preferencialmente numa tendinha que contenha, também, filtros UV, já que não poderá utilizar qualquer creme de proteção solar.

Mesmo sem estar em exposição solar direta, o bebé ficará suscetível ao reflexo do sol, que poderá queimar a sua pele sensível, razão pela qual todo o cuidado é pouco.

A partir dos 6 meses de idade, a criança deverá começar a usar protetor solar, específico para crianças e com SPF elevado (geralmente 50+) e, com cuidado, a partir dos 8 meses, os papás já poderão tentar molhar os seus pezinhos na água (embora provavelmente ele não vá gostar da sensação).

Será a partir dos 12 meses que o bebé começará a aproveitar melhor a praia e a gostar mais desta viagem. Tomando todas as precauções, poderá, então, começar a brincar com ele na areia ou a caminhar junto à beira-mar com ele.

Em qualquer idade, outra preocupação que deverá estar permanentemente presente nos papás é a quantidade de água que o bebé deve beber (ou leite, no caso dos bebés até aos 6 meses).

Os adultos deverão ficar atentos aos efeitos do calor no bebé e garantir que o bebé não desidrata, mantendo-se igualmente vigilantes no que respeita aos sinais de desidratação nas crianças.

3. Uma malinha de praia

Claro que a malinha que vai preparar para levar consigo para a praia vai ter um recheio adequado à idade do seu bebé.

Ainda assim, para que não falte nada, deixamos algumas sugestões para que não se esqueça dos elementos mais importantes.

Da sua malinha de praia deverá fazer parte um protetor solar para crianças (só a partir dos 6 meses); fraldas; toalhitas; roupinhas extra; chapéu, chupeta e creme hidratante.

Comida e água deverão ser levados em espaço adequado para garantir que nada se estraga com o calor.

água

Além disto, será útil que leve uma tendinha para o bebé, toalha e, se assim o desejar, dependendo da idade da criança, brinquedos de praia e uma piscina de encher.

Com que idade levou o seu filho à praia pela primeira vez? Quais foram os cuidados que teve durante este passeio? Conte-nos como foi a sua experiência pessoal.

Algumas fontes:

Outdoorfunkids
Babble
revistacrescer
seupediatra

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo