Como o lego ajuda a construir a imaginação das crianças (e dos adultos)

O lego é um jogo que ajuda no desenvolvimento das crianças. Este permite a construção das coisas mais diversas e, como tal, trata-se de uma brincadeira que agrada a todas as faixas etárias. Mas sabe como é que o lego ajuda a construir a imaginação das crianças (e dos adultos)? Sabe os benefícios de oferecer este brinquedo ao seu filho?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo. 

Nota prévia: embora o termo mais correto para o brinquedo sobre o qual visa o texto seja blocos de montar ou blocos de encaixar, uma vez que se popularizou e utiliza principalmente a palavra “lego” (nome de uma das empresas responsáveis pelo fabrico deste tipo de brinquedo), utilizaremos todos estes termos como termos sinónimos, não visando o texto especificamente os blocos de montar da marca Lego. 

Brincar é fundamental no desenvolvimento da criança. Não faltam provas científicas do contributo das brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional do bebé. Assim, saber qual o melhor brinquedo para o seu filho consoante a idade torna-se fundamental. 

Entre uma variadíssima oferta, onde não faltam opções didáticas e tecnológicas, descobrirá muitas opções válidas para o seu filho. Ao longo do tempo, é até natural que um desses brinquedos venha a ocupar um lugar de destaque na vida do bebé, tornando-se o seu objeto de apego

Por mais opções que existam no mercado, no entanto, uma coisa é verdade: os blocos de montar – vulgarmente conhecidos como lego ou legos – nunca irão sair de moda. Atemporais e divertidos, estes agradam aos mais pequenos e aos mais velhos, reunindo gerações em torno das possibilidades. 

Os legos são, por várias razões considerados uma das melhores brincadeiras para as crianças. Sabe como o lego ajuda a construir a imaginação das crianças? E sabe quais são as razões pelas quais brincar com estes blocos é tão positivo para a criança? Então, está na hora de descobrir com o Bebé a Bordo

lego ajuda a construir a imaginação das crianças

1. Legos ou blocos de montar: um olhar geral

Trata-se de um brinquedo de plástico colorido, com várias formas, tamanhos e moldes de encaixe, que pode transformar-se, com relativa facilidade, em tudo o que se quiser. 

As possibilidades trazidas pelos legos e também a diversidade de opções que existem no mercado, fazem com que a imaginação seja o único limite deste jogo. 

Embora o modelo mais conhecido dos blocos de montar seja o da Lego©, existem agora várias marcas que fabricam este tipo de brinquedo, havendo ainda várias formas, cores, tamanhos e até novos materiais alternativos ao plástico, como a madeira. 

Será importante que a escolha dos blocos tenha em conta a idade da criança, devendo evitar-se, nos bebés mais pequenos, peças pequenas, passíveis de serem engolidas. 

2. Mas, afinal, quais são os benefícios do lego para a criança?

Brincar com lego ajuda a criança a vários níveis e oferece vários benefícios. Entre os principais benefícios de brincar com blocos de montar, encontramos os seguintes: (1) (2

– Estimula a coordenação da criança; 
– Estimula a imaginação; 
– Ajuda na criação da independência da criança: 
– Melhora a coordenação motora e visual; 
– Melhora a perceção do espaço; 
– Pode ajudar no aumento do vocabulário; 
– Melhora a capacidade de resolução de problemas; 
– Estimula a compreensão; 
– Cria novas aptidões; 
– Melhora a capacidade de atenção da criança; 
– Ensina a criança a organizar o pensamento; 
– Quando em grupo, pode estimular a interação e o ganho de competências sociais; 
– Melhora a compreensão do mundo por imitação de espaços e modelos; 
– Melhora a auto-estima da criança; 
– Cria crianças mais organizadas. 

3. Maneiras distintas de brincar com legos

Talvez lhe pareça estranho este tópico, na medida em que, para muitas pessoas, deixar a criança brincar livremente com os blocos de montar é a forma óbvia e imediata de utilizar esta ferramenta lúdico-educativa. Não é mentira! Poderá deixar a criança livre para criar, de forma espontânea, incentivando a sua imaginação e explorando as vastas possibilidades do lego. 

Ainda assim, esta não é a única forma de brincar com legos e, se quiser, pode promover outros benefícios associados a este brinquedo, de uma forma bastante simples. (3

Deixamos 3 sugestões de maneiras distintas de brincar com legos: 

Faça do jogo, um jogo a dois

A criança conseguirá, por si mesma, construir as mais diversas coisas, pelo que a sua interação não é fundamental. Apesar disso, são muitas as crianças que apreciam a participação dos pais na brincadeira. 

Faça construções suas ou ajude nas construções do seu filho, observando a evolução enquanto o lego ajuda a construir a imaginação dele. Pela observação dos adultos significativos e consequente imitação, as crianças tendem a procurar reproduzir as formas de construção que o vir fazer. 

Esta é uma boa forma de estimular a destreza, a atenção e a imaginação do seu filho. Será ainda bom que incentive a criança, no final da brincadeira, a arrumar os blocos; impulsionando assim a sua capacidade de organização. 

Transforme a brincadeira num momento de aprendizagem

Os bebés e crianças estão constantemente a aprender e um momento de brincadeira com blocos de montar é perfeito para que se ensinem alguns novos conceitos. 

Além de as cores dos blocos permitirem a aprendizagem dos termos relativos aos tons; poderá também aproveitar o momento para ensinar termos relaionados com o formato (“quadrado” ou “retangular”, por exemplo); termos de localização como “em cima”, “por baixo”, “fora” ou “dentro”; termos relacionados com medidas e direções (como “direita/esquerda” ou “grande/pequeno”. 

Pode ainda ser um momento para ensinar sobre números, estimulando a criança e fazendo-a contar quantas peças azuis tem ou quantos quadrados há no jogo. 

Apresente desafios

A construção livre dos blocos é excelente para as crianças mas isto não significa que a apresentação de modelos não possa, também, oferecer benefícios. 

Ao apresentar um modelo ao seu filho, pedindo-lhe que o reproduza, estará a estimular novas capacidades, incluindo a atenção, a análise e a resolução de problemas. Estudos revelaram mesmo que a capacidade de análise de formas tridimensionais tende a melhorar bastante em crianças que fazem este tipo de exercício, ajudando na análise da informação espacial. (4

Costuma incentivar o seu filho a brincar com lego? Sente que o lego ajuda a construir a sua imaginação? Conte a sua experiência com blocos de montar aos restantes papás do Bebé a Bordo. 

Poderá ter interesse também em:

Qual o melhor brinquedo para o seu filho: um guia por idades

7 vantagens de uma chupeta ortodôntica face a uma chucha normal

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo