Como o reforço escolar pode motivar o sucesso académico

 Os pais querem sempre garantir que os filhos recebem a melhor educação e uma grande parte do processo pode passar por apoio externo à escola. Saiba, com o Bebé a Bordo, como o reforço escolar pode motivar o sucesso académico do seu filho.

Quando chega o momento de iniciar a escola, os pais guardam sempre alguma apreensão quanto à forma como os filhos vão adaptar-se às novas rotinas e matérias.

Provavelmente, desde o tempo pré-escolar, os pais terão investido em materiais didáticos e até promovido a imaginação das crianças com legos. Ainda assim, à medida que novas fases se iniciam, começam novas questões e os pais começam a perguntar-se como ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo ou se existe necessidade de optar por apoio além daquele que é naturalmente fornecido pela escolaridade regular.

O reforço escolar é uma forma cada vez mais aclamada de ajudar os alunos a adaptarem-se às diversas matérias e a obter bons resultados escolares.

Talvez por esta razão esta alternativa é, tanto em Portugal como no Brasil, cada vez mais procurada pelos pais, que querem garantir que os filhos têm as melhores oportunidades de futuro e o melhor acompanhamento académico.

Venha saber como o reforço pode motivar o sucesso escolar dos seus filhos.

Reforço escolar: será necessário?

Até há alguns anos, o reforço escolar era visto com olhares tendencialmente envergonhados e procurado apenas em caso de máxima necessidade, pelos pais cujas crianças apresentavam dificuldades de aprendizagem.

Os tempos mudaram e, com eles, também esta noção sobre o reforço escolar. Hoje, sabendo-se a eficácia que este tipo de ensino pode ter, são cada vez mais os pais que inscrevem os seus filhos nestas aulas de apoio, para garantir que a aprendizagem é feita de forma mais adequada e adaptada às necessidades da criança. (1)

Mesmo para um bom aluno, o reforço escolar pode apresentar resultados positivos, estimulando a capacidade de pensamento, de raciocínio e de análise.

Embora, para muitos pais, este não seja encarado, ainda, como uma prioridade, a verdade é que existem vantagens neste tipo de reforço.

Quais as vantagens do reforço escolar?

As turmas das escolas, como sabemos, contam com inúmeros alunos, sendo bastante raro que uma turma seja composta por menos de duas dezenas de crianças.

As crianças não têm, como sabemos, as mesmas necessidades. Para algumas, a aprendizagem poderá ser quase imediata, enquanto outras precisarão de algum tempo de dedicação para avançarem nas matérias. (2)

Perante as turmas da atualidade, o professor nem sempre consegue prestar o apoio necessário do qual cada aluno necessita, o que faz com que, de forma inevitável, alguns acabem por se sentir perdidos nas novas matérias.

O reforço escolar consiste em aulas individuais ou em pequenos grupos, que permite atenção individualizada para cada criança. Assim, esta é uma forma de aprendizagem que se adapta às necessidades, às dificuldades e à personalidade de cada aluno, ajudando a construir estruturas de raciocínio e perceção que motivam os melhores resultados, não só na escola mas também nas situações do quotidiano. 

Mais do que tentar meramente ensinar as matérias à criança – através da sua memória – este tipo de reforço é útil para ajudar a criança a compreender como pode aplica-las na sua interação com o mundo, a sociedade e os pares. (3)

O seu filho frequenta o reforço escolar? Conte aos restantes pais do Bebé a Bordo quais as razões que o fizeram optar (ou não) por este reforço.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo