12 parques temáticos para as crianças em Portugal

O mundo tem, cada vez mais, vindo a adaptar-se às necessidades dos mais pequeninos e Portugal não é exceção. São cada vez mais as opções disponíveis para fazer com que os nossos filhos vivam momentos felizes. Conheça alguns dos parques temáticos para crianças do nosso país com o Bebé a Bordo.

Ao longo de todo o ano, as mamãs e papás que residem em Portugal (ou que se encontram de visita ao nosso país) procuram as mais diversas opções para garantir que os filhos vivem momentos interativos e didáticos de diversão.

Felizmente, hoje em dia, de Norte a Sul do país, não faltam opções divertidas, de parques temáticos adequados e especialmente pensados para os mais pequenos.

Em muitos destes, é possível viver verdadeiros momentos de ligação familiar e aproveitar ao máximo uma oferta que se molda a todas as idades e gostos.

Ciência, história e geografia aliam-se a momentos de contacto com o mundo natural e a atrações diversas, garantindo que o seu filho passa um dia diferente e, simultaneamente, criando também para os pais um momento único onde, melhor do que a envolvente criada pelos parques temáticos, será apenas a observação do contentamento e felicidade da criança.

Se está à procura dos melhores parques temáticos nacionais para levar o seu filho nestas férias ou se quer saber onde encontrá-los para ter novas possibilidades de diversão ao longo do ano, não deixe de ver a lista de 12 parques temáticos para crianças em Portugal que, de seguida, deixamos para si.

1. Portugal dos Pequenitos (Coimbra) parques temáticos - Portugal dos pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é um parque temático conimbricense que abriu portas em 1940 e onde podemos encontrar Portugal (e vários pontos da Europa) em ponto pequeno.

Trata-se de um parque à medida dos nossos filhos e que transforma qualquer adulto num gigante, entre casas e monumentos de miniatura, que as crianças podem, livremente, explorar.

Entre os monumentos representados neste parque temático encontram-se miniaturas da Torre de Belém, da Sé de Lisboa e até de várias casas típicas de diversos pontos do país.

2. Dino Parque (Lourinhã) parques temáticos - Dino Park

O Novo parque dos Dinossauros, na Lourinhã, é também um ponto de incontornável passagem para quem tem crianças que amam o mundo jurássico.

Aqui, é possível levar as crianças até um passado distante, observando os dinossauros, visitando o museu ou entrando nas atividades pedagógicas que ali têm lugar.

Este parque é gratuito para crianças até aos 3 anos.

3. Jardim Zoológico de Lisboa (Lisboa) Parques temáticos

Na capital, encontramos o Zoo de Lisboa. Este parque temático foi o primeiro da Península Ibérica dedicado aos animais e à flora e abriga mais duas mil espécies animais.

Elefantes, girafas, leões, hipopótamos, macacos, tigres e répteis diversos podem ser visitados neste parque onde o mundo selvagem ganha vida.

Neste espaço, terá a oportunidade de assistir a espetáculos de araras, leões-marinhos e golfinhos e de descobrir mais sobre cada espécie. Momentos de interação com os animais que, certamente, deixarão o seu filho com um sorriso no rosto.

4. Oceanário de Lisboa (Lisboa) parque temático

O Oceanário de Lisboa é outro dos parques temáticos que encontrará na capital e que lhe fará o convite de mergulhar a seco para conhecer o fundo dos oceanos mundiais.

Com uma estrutura belíssima, que permite a observação de diversas espécies marinhas – peixes de cardume, peixes tropicais, tubarões e até um peixe-lua – e também de algumas aves e mamíferos – como os pinguins e as lontras – o Oceanário de Lisboa é o local ideal para levar uma criança ao mundo dos oceanos.

Este espaço, localizado no Parque das Nações, está aberto desde 1998 e conta, além da exposição permanente, com belíssimas exposições temporárias.

5. Badoca Safari Park (Vila Nova de Santo André) parque temático

Em pleno Alentejo, mais especificamente nas redondezas de Santiago do Cacém, em Vila Nova de Santo André, encontramos o Badoca Safari Park.

Ideal para famílias com filhos, este parque é o abrigo de mais de 450 animais selvagens, de 70 espécies distintas, que se espalham por 90 hectares, para permitir uma experiência lusitana de safari.

Este parque irá ensinar ao seu filho a importância da preservação das espécies, já que abriga alguns animais que se encontram em vias de extinção, ao mesmo tempo que o levará numa aventura lado a lado com os animais selvagens.

Entre os animais que pode encontrar neste parque encontram-se as zebras, os gnus, as girafas, os macacos e os lémures.

6. Zoomarine (Albufeira) parque diversões

No Algarve, na região da Guia, em Albufeira, poderá encontrar mais um parque temático onde a temática do oceano predomina.

O Zoomarine mescla, no seu seio, caraterísticas didáticas que levarão o seu filho a conhecer algumas espécies marinhas, ou a assistir a espetáculos belíssimos de golfinhos e araras. Além disso, terá a possibilidade de nadar com os golfinhos.

Em termos de diversões, este parque atua também como um parque aquático, pelo que o seu filho poderá dar um mergulho nas piscinas ou aproveitar os escorregas e as restantes diversões.
Uma opção perfeita para um dia de calor, que divertirá toda a família.

7. NaturWaterPark (Vila Real) parque de diversões

A norte do país, em Vila Real, é possível encontrar um espaço que mistura o universo dos parques aquáticos com a aventura.

Falamos, pois, do NaturWaterPark. Este espaço conta com opções diversas e adequadas às crianças, onde estas poderão ser aventureiras em segurança.

Opções como escalada, arborismo, slide, paintball e zorball estão, aqui, disponíveis. A par com estas, também as opções de parque aquático permitem momentos de diversão, nos jacuzzis, escorregas, pistas rápidas e tobogãs.

Os mais pequenos poderão ainda apreciar a pequena quinta pedagógica onde permanecem alguns animais típicos do meio rural.

8. World of Discoveries (Porto) Museu - parque temático

No Porto, encontramos um parque temático dedicado à história do nosso país e que destaca, fundamentalmente, um dos momentos mais destacados do nosso passado: os descobrimentos marítimos.

Este parque temático é, também, um museu interativo que permite, através de duas dezenas de espaços distintos, contar os momentos de maior destaque da epopeia, de uma forma moderna e com recurso aos mais modernos dispositivos tecnológicos.

Uma opção diferente, que alia a diversão, o dinamismo com a aprendizagem e o universo didático.

9. Kidzania (Lisboa) parque temático

Este é um dos parques temáticos portugueses mais apreciados de Lisboa e, aqui, apenas o seu filho estará convidado a embarcar na aventura.

No mundo de faz-de-conta oferecido por este parque, que se localiza no interior do Centro Comercial Dolce Vita Tejo, as crianças serão adultas por um dia, escolhendo uma profissão à sua escolha e fazendo, dentro desta, tanto quanto permite a imaginação.

A experiência de um dia de adulto, num universo de fantasia, permite que os seus filhos vivam um dia diferente e aprendam mais sobre o mundo que os rodeia.

10. KrazyWorld Zoo (Algoz) parque de diversões

KrazyWorld Zoo é o nome de outro dos parques temáticos do Algarve. Este parque é, fundamentalmente, um parque zoológico, onde é possível encontrar uma grande variedade de animais, entre os quais se destacam os camelos, as tartarugas e os répteis.

Um dos destaques deste parque é abrigar a cobra mais longa de toda a Europa, com um comprimento de mais de oito metros.

Este parque conta também com escorregas e piscinas, bem como com a possibilidade de fazer atividades de aventura, como o arborismo. Um local ideal para toda a família.

11. Monte Selvagem (Montemor-o-Novo) parque temático

Em Montemor-o-Novo encontramos uma reserva animal que se assume, também, como parque temático.

No Monte Selvagem, o seu filho encontrará mais de 20 hectares que abrigam mais de 60 espécies e acima de três centenas de animais.

Este parque temático irá permitir que o seu filho se ligue ao mundo animal e que tenha contacto com o mundo natural, aproveitando um universo completamente distinto do das cidades.

O parque é gratuito para crianças até aos 3 anos de idade.

12. Magikland (Penafiel) parque de diversões

Localizado em Penafiel, Magikland é um parque temático e um parque de diversões que permite o encontro com 6 áreas distintas, com temas diferentes e que remetem para o continente africano, o mundo medieval, o universo da magia e do fantástico; e ainda o faroeste, os piratas e o mundo árabe.

Aqui, o seu filho poderá aproveitar vários tipos de atrações e carrosséis, divertindo-se no seio de diferentes envolventes e aproveitando para se sentir o herói de uma história de aventura.

O parque é gratuito para crianças até aos 4 anos.

Já conhecia todos estes parques temáticos portugueses? Já visitou algum? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo como foi esta experiência.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo