Grávida pode tomar laxante quando está com prisão de ventre?

Grávida pode tomar laxante

Durante a gestação são comuns as questões sobre a alimentação e a medicação da mulher grávida. Perante um dos mais comuns problemas da gestação, a obstipação, é natural, por isso, que surja uma nova questão: será que a grávida pode tomar laxante quando está com prisão de ventre?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

Mais do que nunca, durante o período gestacional, os hábitos quotidianos devem ser levados a cabo com particular cuidado.

Alimentação cuidada e exercício físico, por exemplo, devem ser parte da rotina da gestante que, desta forma, evitará inúmeros constrangimentos e problemas de saúde.

Ainda assim, a verdade é que, durante a gravidez, situações como cólicas, obstipação e intestino preso poderão fazer com que o dia-a-dia da gestante se torne mais desconfortável ou mesmo doloroso.

Estas questões, embora possam ser geradoras de algum embaraço para a mulher grávida, devem ser faladas com o médico que a acompanha, já que, além de incomodativos, podem levar a situações indesejadas, como fissuras intestinais ou hemorróidas gestacionais.

A verdade é que, quando o intestino preso começa a incomodar a gestante, é natural que surja o desejo de resolver o problema recorrendo a um laxante.

Este tipo de medicamento, que geralmente é de fácil aquisição, encontrando-se em venda livre no mercado farmacêutico, é, por norma, um medicamento tomado sem grandes questionamentos por inúmeras pessoas.

Durante a gravidez, no entanto, é necessário considerar os perigos da automedicação e, por isso mesmo, muitas gestantes não sabem até que ponto podem, sem medo, avançar para a toma de fármacos laxativos.


Hoje, olhamos para esta questão para lhe dizermos e que situações a grávida pode tomar laxante quando está com prisão de ventre.

Grávida pode tomar laxante

1. Prisão de ventre na gestação

Durante a gestação, as mulheres sofrem vários tipos de alteração física. Uma delas prende-se com o sistema digestivo que, muitas vezes, fica mais irregular e lento.

Como consequência direta disto, muitas mulheres sentem o aparecimento de cólicas e uma maior dificuldade em defecar, notando que, apesar do seu esforço, é difícil (ou quase impossível) evacuar.

Embora este seja um problema comum na gestação, é bastante perigoso para a gestante tomar laxantes na gravidez sem a consulta prévia de um especialista, já que muitos destes produtos têm, a par com a função laxante, também elementos diuréticos desaconselhados para a mulher grávida.

2. A grávida pode tomar laxante quando está com prisão de ventre?

Antes de avançar para toma de fármacos, a gestante deverá tentar, com a sua alimentação, resolver este problema.

O consumo de produtos naturais que têm efeitos laxantes, como o kiwi o melão, a ameixa, os legumes ou os cereais integrais poderá ser o suficiente para regular o sistema digestivo da gestante e garantir que esta consegue soltar o seu intestino.

Além disso, também o consumo abundante de água poderá ajudar a resolver a situação, sem que a grávida tenha de recorrer a fármacos.

Ainda assim, em casos particulares no qual o intestino preso da mulher se mantenha desta forma prolongadamente e apesar de todos os esforços a nível alimentar, a consulta de um médico torna-se essencial e é provável que o próprio especialista de saúde recomende um medicamento para ajudar a gestante a eliminar o problema.

É necessário salientar que a toma de laxantes na gravidez não deve partir de um momento de automedicação, sendo essencial a consulta com um especialista antes de avançar para a mesma.


3. Laxantes na gravidez

Embora só possam ser tomados mediante prescrição médica, a verdade é que existem laxantes utilizados durante a gravidez.

Estes laxantes podem ter duas formas distintas, sendo que alguns médicos recomendam os fármacos de via oral, cuja ação é mais demorada; e outros preferem os de via anal, cuja absorção é mais célere e o efeito é mais rápido.

Por norma, durante a gestação, são recomendado os laxantes à base de glicerina, uma vez que ajudam a amolecer as fezes e facilitam o ato de evacuação.

Sofreu de prisão de ventre durante a gestação? O seu médico recomendou a toma de laxantes na gravidez? Não deixe de partilhar a sua experiência com outras mamãs na mesma situação.

Algumas fontes: tuasaude  guiamedicobrasileiro  delas  br.guiainfantil

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO