in

Intestino preso na gravidez, como aliviar

Intestino preso na gravidez

Intestino preso na gravidez, saiba como tratar a prisão de ventre na gestação.

Anteriormente já nos dirigimos às questões relacionadas com a obstipação e gravidez, explorando as razões, as causas, os sintomas e as melhores formas de evitar que esta desagradável surpresa viesse tingir com dor e desconforto o período mais feliz da sua vida.

Ainda assim, como bem sabemos, para algumas gestantes, a prisão de ventre é inevitável e é por isso que conhecer os seus tratamentos pode ser muito útil para as futuras mamãs.

É comum que as mulheres grávidas se queixem de obstipação. Esta piora, por norma, com o avanço da gravidez e chega a ser tão severa que faz com que, durante vários dias, a grávida não consiga evacuar.

Por norma, a situação provoca um grande mal estar físico, que oscila entre o desconforto ligeiro e a dor intensa.

Embora não seja prejudicial para o feto, o intestino preso na gravidez é algo que todas as mamãs querem evitar ou resolver.

Neste artigo iremos dirigir-nos, especificamente, às formas pelas quais pode tratar a prisão de ventre na gravidez.

Prevenir a prisão de ventre na gravidez

1. Exercite o seu corpo para aliviar o intestino preso

Esta dica servirá tanto para garantir a sua boa forma como tratar a prisão de ventre na gravidez. É, sem dúvida, uma forma excelente de garantir que todo o seu organismo se mantém ativo e em perfeito funcionamento.

Exercícios de alongamento, caminhadas leves, ioga ou hidroginástica são exemplos válidos de exercícios recomendados às gestantes e que poderão ajudar a tratar a prisão de ventre na gravidez.

Estes irão garantir o movimento do corpo, ajudando-a a controlar o peso e a minorar a pressão que o feto exerce sobre os intestinos, exigindo que o corpo trabalhe no sentido de realizar um conjunto de movimentos libertadores que, de forma natural e quotidiana, provavelmente não faria.

2. Hidrate o seu corpo

Poderá parecer-lhe desnecessário beber mais água do que aquela que habitualmente consome, principalmente se já tem por hábito acompanhar as suas refeições com a mais pura das bebidas.

Mas acredite: se os seus intestinos se encontram presos, é bem provável que a água que está a consumir não seja suficiente.

Por dia, o ideal será consumir cerca de 1,5 a 2 litros de água. Poderá ter uma garrafa cheia, para a ajudar a controlar a quantidade ingerida e garantir que consome, no mínimo, esta medida.

3. Alimente-se bem para não ter o intestino preso na gravidez

Uma alimentação saudável será sempre benéfica para si, independentemente de sofrer de prisão de ventre ou não.

Ainda assim, as gestantes que sofrem de obstipação precisarão de ter um cuidado extra no que respeita à sua alimentação.

Consumir alimentos ricos em fibras e reduzir todo o tipo de fritos e doces poderá ser o primeiro passo para tratar este inconveniente que tanto mina o curso natural do seu dia-a-dia.

Alimentos como cereais, frutos secos ou frutas como o kiwi, a ameixa, o morango, o maracujá, a goiaba, a pêra, o dióspiro ou os citrinos serão fortes aliados do seu intestino, ajudando-o a funcionar melhor.

Além destes, também os legumes poderão ajudar, principalmente se inserir na sua alimentação as couves, o tomate, os grelos, os brócolos ou os espinafres.

4. Truques e dicas “caseiros” para aliviar o intestino preso na gravidez

Algumas mamãs, para garantirem o correto funcionamento do seu intestino, investem em “remédios caseiros”, que não passam, no fundo, de truques e dicas baseados na alimentação.

Uma sugestão seria uma mistura de iogurte natural com mel e kiwi no momento do pequeno-almoço. Outra, deixar ameixa seca dentro da água que consumirá no dia seguinte.

Resultaria ainda a toma de chá de gengibre ou a adição de gengibre em pó ao tempero dos seus alimentos. Por fim, uma sugestão seria o de tomar, em jejum, pela manhã, um copo de água morna com duas gotas de limão.

5. Último recurso

Se sentir que nenhuma destas práticas está a funcionar, deverá falar com o seu médico sobre o eventual uso de laxantes ou aditivos alimentares.

Apenas um especialista poderá dizer-lhe quais os que poderá tomar e quais deverá evitar durante o tempo de gestação.

Sofreu de obstipação na gestação? Como fez para tratar a prisão de ventre na gravidez? Partilhe connosco a sua experiência e os seus truques para resolver este penoso inconveniente gestacional.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Gravidez e obstipação

prevenir hemorróidas na gravidez

Como prevenir hemorróidas na gravidez