Como fazer Sopa de Tomate apetitosa e saudável para as crianças

Algumas sopas podem, pelo seu sabor e textura, ser bastante apelativas para os mais pequenos. Descubra com o Bebé a Bordo como fazer sopa de tomate apetitosa e saudável para as crianças.

A ideia (algo consensual) de que as crianças não apreciam sopa e incluem este prato na sua lista de recusa alimentar não tem de estar obrigatoriamente correta.

Além de algumas crianças demonstrarem um claro apreço por este tipo de receita, mesmo as que não o fazem tendem a modelar um pouco os seus conceitos negativos quanto às sopinhas quando lhes apresentamos sabores ricos e adocicados ou simplesmente texturas cremosas e elementos apelativos.

Sopas como a sopa de peixe ou a canja de galinha integram certamente a lista de melhores sopas saudáveis para as crianças.

Outra sopa irrecusável para os mais pequenos é a sopa de tomate. Venha descobrir a receita de uma sopa de tomate apetitosa e saudável para os seus filhos.

como fazer sopa de tomate

Ideias a ter em mente

No que diz respeito à sopa de tomate, existem dois conselhos fundamentais que temos para si, com a finalidade de tornar a receita apetitosa e saudável.

Em primeiro lugar, para que a criança receba o máximo de nutrientes possível, recomendamos que aproveite a textura em creme da sopa, onde o seu filho não encontrará os vegetais, para integrar vegetais saudáveis.

Na nossa receita, como verá, optámos pela cenoura e o aipo mas, se preferir, poderá escolher outros legumes, de sua preferência.

A segunda recomendação é para que evite as receitas com tomate processado ou de conserva. É muito comum o uso do tomate pelado ou da polpa de tomate neste tipo de confeção mas estes, como sabe, têm conservantes que tornam o produto menos saudável do que o tomate fresco.

Receita de sopa de tomate apetitosa e saudável

A nossa sopa de tomate segue as indicações que acabámos de lhe passar e, por isso mesmo, vamos partilhá-la consigo, para que possa fazê-la para os seus filhos.

Ingredientes

– 500 gramas de tomates maduros (descascados)
– 1 cebola média (picada)
– 2 dentes de alho (cortados em quartos)
– 2 cenouras 
– 1 talo de aipo
– 1 folha de louro
– 1 batata-doce média
– azeite q.b.
– sal q.b.

Preparação

Coza a cenoura e a batata doce. Reserve a água de cozedura da cenoura.
Pique o talo de aipo e coloque uma panela ao lume, com um fio de azeite.

Coloque no seu interior o aipo, a cebola e os dentes de alho, juntamente com a folha de louro. Deixe refogar por um minuto e acrescente a batata-doce e a cenouras cozidas.

Cubra os legumes com a água de cozedura das cenouras, adicione o sal, deixe levantar fervura e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Nesta altura, remova a folha de louro e acrescente os tomates. Deixe cozinhar por mais 10 minutos.

No final deste tempo, reduza a mistura a creme com a ajuda de uma varinha mágica.
Retifique os temperos e estará pronta a servir.

Gostou da receita de sopa de tomate que o Bebé a Bordo criou para si? Conte-nos qual foi a reação do seu filho a esta sopa apetitosa.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo