Alterações hormonais no pós-parto e o seu impacto na depressão pós-parto

 As alterações hormonais na gravidez são um tema muito recorrente. Ainda assim, nem sempre se fala sobre as mudanças que as mulheres sentem, a este nível, depois do nascimento do bebé. Venha conhecer as principais alterações hormonais no pós-parto com o Bebé a Bordo.

Nem todas as questões que permeiam a gravidez desaparecem depois de o bebé nascer. Na verdade, o momento do pós-parto traz questões muito próprias, já que esta é uma fase na qual o corpo sofre, também, inúmeras alterações.

Várias mulheres questionam aspetos como a queda de cabelo no pós-parto, a sexualidade pós parto ou a higiene íntima pós-parto.

Todas estas questões são muito importantes e pertinentes, merecendo a maior atenção e os melhores esclarecimentos. Ainda assim, uma das mais importantes questões sobre o pós-parto diz respeito às alterações hormonais, já que este é um dos motivos que pode levar à temida depressão pós-parto.

Hoje, por isso, olhamos para a questão hormonal e para as mudanças que a mulher sente após o nascimento do bebé. Venha saber mais sobre as alterações hormonais no pós-parto.

Alterações hormonais no pós-parto e o seu impacto na depressão pós-parto

Hormonas no pós-parto: o que muda

As alterações sentidas no pós-parto, a nível físico e emocional podem ser intensas e são consensualmente um assunto ao qual deve ser prestada a devida atenção. (1)

O corpo da mulher sofre várias alterações nesta fase, que não se limitam àquelas que podem ser visualmente identificadas e constatadas. Embora várias mudanças físicas, como a redução do peso, a eliminação de líquidos ou a sensação de abdómen e seios doridos irá, provavelmente, acontecer. (2)

Em termos hormonais, nesta fase, a mamã poderá ter o aumento da ocitocina – promovida pela amamentação – e que gera contrações uterinas, por vezes desconfortáveis; e uma quebra significativa nos níveis de estrogeno e de progesterona, que inicia todo um declínio hormonal que, por norma, dura até à primeira menstruação.

As mudanças hormonais e as suas oscilações, no pós-parto, são responsáveis por severas mudanças de humor, que podem manifestar-se sob a forma de irritabilidade, melancolia ou mesmo gerar a depressão pós-parto.

As mudanças hormonais e a depressão

Depois do parto, a mudança na produção das hormonas estrogeno e progesterona é significativamente mais baixa, o que provoca uma quebra bastante célere nos índices hormonais das mulheres. (3)

Esta alteração, a par com a quebra das hormonas da tiróide, está cotada como uma das maiores responsáveis da depressão no pós-parto.
Dependendo da forma como a mulher reage às mudanças hormonais, poderá ser necessário o recurso a medicação ou a apoio especializado

Notou os sinais das mudanças hormonais depois de ter o seu filho? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo como lidou com esta situação.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo