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A mamã chef

Mulher grávida com uma panela na mão a preparar uma refeição

A mamã chef, uma receita perfeita de nutrição e amor

Está à espera do seu bebé. Sabemos bem como é! Essa sensação de alegria, expectante e cálida, que se soma a um universo de receios, de dúvidas e de desconfortos. É uma dualidade muito comum.

Uma luta entre o lado mais belo da vida e a presença aterradora da novidade. Quem ganha essa guerra?

O amor

No momento de ir para a cozinha, é natural que a gestante tenha questões.

Cada ingrediente é uma dúvida nova e tudo o que leva à boca a faz perguntar a si mesma se poderia – ou deveria – estar a optar por outro regime alimentar.

Já nos sentámos à mesa com a grávida, para explorarmos o universo da nutrição. Já nos debruçámos sobre os alimentos saudáveis e os que deve evitar.

Já explorámos o mundo do pão, dos frutos secos, do mel e do chá verde. Agora, pedimos algo totalmente novo: respire fundo, relaxe e venha connosco até à cozinha.

O momento de preparar as suas refeições não precisa de ser um momento rodeado de medos. Já sabe quais os principais ingredientes para a alimentação saudável.

Confie em si e procure desfrutar ao máximo das maravilhas culinárias que podem sair das suas mãos.

Uma sugestão?

Traga o seu companheiro. Partilhe com ele os momentos mais divertidos e saborosos da confeção das refeições.

Aproveite para as degustar, depois, a dois, vivendo o romance que gerou esse ser maravilhoso que cresce, agora, dentro de si.

Grávida com saco com alimentos para uma receita saudável

1. Cozinhar com amor

O amor tem muitas formas.

A gestante sabe isso melhor do que ninguém.

O amor que nutre pelo seu filhote – ainda por nascer – é de tal forma grandioso que molda, já, todas as suas decisões. Use esse amor no momento de confecionar os seus alimentos durante a gestação!

Escolha os ingredientes com cuidado.

Frutas e legumes frescos e secos, carne, peixe, ervas. Tudo deve ser escolhido com cuidado, garantindo que se encontram em bom estado para consumo e que não correrá riscos desnecessários.

Depois, cozinhar é uma aventura para a qual pode avançar sozinha ou com o seu companheiro, para explorar os sabores fantásticos que resultam das mais diversas combinações.

2. Receitas de amor

Claro. Seria impossível explorarmos o mundo das receitas para gestante. A sua alimentação pode (e deve!) ser muito variada.

Na impossibilidade de estudarmos todas as saborosas combinações de sabores, optámos por escolher algumas receitas que serão simultaneamente deliciosas, nutritivas e benéficas para a mamã, o papá e o filhote.

2.1. Um almoço ou jantar delicioso

Começamos por lhe sugerir uma receita simples, onde proteína, ferro, hidratos de carbono e proteínas estarão presentes.

Este prato é arroz de frango no forno e, com todo o sabor, irá convidá-la a saciar o desejo de uma refeição deleitosa, ao mesmo tempo que previne a anemia e nutre o seu organismo, promovendo o desenvolvimento fetal.

Irá precisar de 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 2 peitos de frango, meia chávena de milho, meia chávena de ervilhas e meia chávena de azeitonas picadas.

Além disto, precisará de queijo ralado e, claro, do arroz (4 chávenas, preferencialmente de arroz integral).

Antes de mais, coza o arroz e o frango com um pouco de sal, em panelas separadas, desfiando a carne assim que esteja cozinhada. Reserve de seguida.

Numa panela larga aqueça o azeite, dourando a cebola. Acrescente o frango, o milho, as azeitonas e as ervilhas, deixando que todos os ingredientes refoguem no azeite.

Escorra bem o arroz pré-cozido e leve-o a um tabuleiro untado levemente com azeite ou margarina. Sobre este, disponha o preparado anterior. Polvilhe com o queijo e leve ao forno (180º) até dourar.

2.2. Um momento mais doce

A sobremesa não é inimiga da gestante! Na verdade, perante os desejos de doces que, por norma, assomam as futuras mamãs, é possível planear pequenos deleites nutritivos, ricos em fibras e em vitaminas.

Vamos sugerir que faça hoje uma sobremesa para amanhã. Isto, claro, porque ela precisará de repousar para garantir o melhor sabor e os maiores benefícios.

Falamos da salada de frutas secas.

Uma iguaria culinária, recheada de sabor e que contribuirá para a ajudar a nutrir o corpo e a regular o trânsito intestinal.

Comece por separar 100 gramas de cada uma das frutas secas (damasco, uva passa, figos, ameixa… ou outro frutos secos dos quais gostar mais!).

Depois, tire o sumo de 8 laranjas (aproximadamente 2 copos). Junte todas as frutas num recipiente, cobrindo, depois, com o sumo de laranja.

Se o sumo for muito ácido pode acrescentar meia colher de açúcar amarelo. Tape com película aderente e deixe esta mistura a marinar de um dia para o outro.

Trata-se da sobremesa perfeita para comer assim ou para acompanhar com um iogurte grego natural.

3. Uma noite romântica

Depois de um bom jantar, não existe melhor plano do que uma bebida a dois. Nós sabemos! Está grávida: partilhar uma taça de vinho ou um cocktail com o companheiro não é algo que lhe passe pela mente.

E se lhe dissermos que poderia ser?

Isso mesmo! O que propomos, para uma verdadeira noite de partilha de amor, é uma caipirinha sem álcool.

Trata-se de uma bebida que não só irá afastar-se de tudo o que pode fazer-lhe mal como irá, ainda, promover a sua saúde e a do seu bebé, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Para fazer esta bebida vai precisar de gelo, de meio copo de água fresca, meia colher de sobremesa de mel, meia colher de sobremesa de açúcar amarelo, 3 morangos e 1 kiwi (pode pôr apenas um dos dois frutos, se preferir) e meio limão descascado.

Consumo de mel pela mulher grávida

No fundo de um copo junte o açúcar, o mel e as frutas cortadas em quartos.

Pressione com um pilão ou um garfo, de forma a garantir que amassa as frutas, soltando a sua polpa e misturando-a com os restantes ingredientes até formar um puré espesso. Parta o gelo em pedaços mais pequenos e acrescente à bebida.

Junte a quantidade de água de que necessitar até conseguir o sabor de que mais gosta.

De preparação simples, como viu, este cocktail sem álcool traz-lhe o universo saudável dos líquidos e da água, enriquecido com fibras vegetais e vitamina C.

Um momento de prazer, saboroso e benéfico, que lhe permitirá acompanhar o seu parceiro durante uma soiré perfeita.

Como vê, não é preciso avançar com medo para a cozinha nem comer alimentos dos quais não gosta!

A refeição saborosa e saudável está ao seu alcance. E, além disso, com o bebé a crescer saudável no seu ventre, já tem todos os ingredientes de que precisa para uma vida feliz!

Gostou das nossas sugestões? Há alguma receita nutritiva que gostasse de partilhar connosco? Não deixe de nos levar numa visita até à sua experiência culinária durante a gestação.

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Escrito por Bebé a Bordo

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